DuckDuckGo
Notícias

DuckDuckGo planeja lançar seu próprio navegador para computadores focado em privacidade

Aqueles que possuem uma preocupação a mais com questões de privacidade na web, já devem conhecer o mecanismo de busca com foco em privacidade DuckDuckGo.

A DuckDuckGo, quer ir além e está trabalhando em um navegador desktop que deve possuir o mesmo intuito do buscador, o respeito a sua privacidade evitando rastreamentos em sua experiência na web.

A empresa já possui um navegador mobile para dispositivos Android e iOS.

Slide F 122020 E

Um navegador que promete respeitar a sua privacidade

Segundo Gabriel Weinberg, CEO da DuckDuckGo, o navegador desktop oferecerá proteção de privacidade robusta por padrão, sem você ter que ativar as configurações de segurança ocultas.

Assim como o aplicativo móvel, o navegador desktop virá com o botão “Fire” que apaga instantaneamente todo o seu histórico de navegação, dados armazenados e guias com apenas um clique. Ele também é construído em torno de mecanismos de renderização fornecidos pelo sistema operacional.

Uma interface mais organizada e um excelente desempenho

Ainda segundo o CEO da DuckDuckGo, o navegador desktop possuirá uma interface mais organizada e se livrará de qualquer desordem que venha com os navegadores convencionais. Ele também afirma que os primeiros testes do navegador indicam que ele é significativamente mais rápido do que o popular Google Chrome.

APIs de renderização de sites (WebView / WebView2)

Através de um comunicado ao The Verge, o gerente de comunicação sênior da DuckDuckGO, Allison Johnson, explicou que os sistemas operacionais macOS e o Windows agora oferecem APIs de renderização de sites (WebView / WebView2) que qualquer aplicativo pode usar para renderizar um site, isso é o que será usado para construir o navegador desktop DuckDuckGO.

Allison Johnson completa revelando que o navegador desktop está sendo construído do zero em torno das APIs de renderização fornecidas pelo sistema operacional. Isso significa que qualquer coisa além da renderização do site (por exemplo, gerenciamento de guias e favoritos, controles de navegação, senhas, etc.), será construída do zero pela empresa.

Sendo assim, no Windows, o navegador usará renderização Edge / Chromium, e o mesmo vale para Safari / Webkit no macOS. 

Beta fechado apenas no macOS

Você pode estar se perguntando: “Será que eu já consigo testar o navegador desktop?”. 

Bom, o navegador está atualmente em um teste fechado apenas no macOS, mas um tweet do Gabriel Weinberg sugere que a DuckDuckGo está preparando uma versão para o Windows também.

Ainda não há informações sobre quando o navegador para desktop ficará disponível publicamente.

Experimentando a versão mobile do navegador DuckDuckGo

Para experimentar a versão mobile do navegador é muito simples, basta instalá-lo através da Apple Store se você utiliza iOS ou pela Google Play Store se você é usuário Android.

2022 01 05 13 33

Recentemente, a DuckDuckGo apresentou uma ferramenta integrada para seu aplicativo de navegação móvel para impedir que aplicativos rastreiem usuários no Android. A empresa também lançou um serviço de proteção de e-mail o qual promete remover qualquer rastreador anexado aos seus e-mails.

Para os usuários do mecanismo de pesquisa e do navegador mobile DuckDuckGo, a versão desktop do navegador tornará possível a utilização da ferramenta em mais um dos seus dispositivos, o que evitará que o usuário tenha que usar uma solução que não considera segura.

E você, já utiliza o buscador ou navegador mobile da DuckDuckGo? O que achou da novidade? Um abraço, pessoal. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

Notícias

Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

NotíciasVídeo

Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!