5 dicas para utilizar a internet com mais segurança

seguranca online

Segurança online é um assunto que provavelmente nunca cairá no esquecimento, já que à medida que os métodos de proteção avançam também aumenta a variedade de ameaças na rede.

Segurança para todos!

Profissionais e entusiastas de tecnologia da informação, assim como pessoas que têm uma vasta experiência no uso da internet provavelmente já sabem quais são os melhores métodos para se manterem protegidos contra as principais ameaças virtuais.

Por outro lado, existe um grande número de pessoas que ainda não alcançaram esse nível de experiência, e, por isso, acabam cometendo descuidos que podem vir a resultar em sérias consequências para si mesmas.

Nem sempre o que é “óbvio” para você também é para todas as outras pessoas e é por isso que decidimos fazer este compilado com cinco dicas para poder navegar na internet com a máxima segurança possível.

01. Utilize autenticação em dois fatores

Hoje em dia é provável que até mesmo aquelas pessoas que utilizam a internet de forma mais esporádica possuam cadastros em vários sites diferentes. Todavia, já se foi o tempo em que apenas uma senha era o suficiente para evitar que uma conta seja invadida por pessoas mal intencionadas.

Em poucas palavras: a autenticação em dois fatores faz com que o usuário prove a sua identidade de duas maneiras diferentes antes de receber acesso a um site ou serviço. Sendo que além de informar a senha correta, a pessoa tentando acessar determinada conta também precisará informar um código com cerca de seis dígitos.

authy

Este código que é aleatório e gerado automaticamente é enviado ao usuário via email, SMS ou um aplicativo de autenticação em dois fatores, como por exemplo o Authy.

Para saber mais sobre como utilizar a autenticação em dois fatores você pode conferir o artigo que fizemos sobre o assunto, bem como o conteúdo que produzimos sobre o Authenticator.

02. Um gerenciador de senhas é indispensável

Comumente muitas pessoas acabam utilizando a mesma senha em todos os serviços nas quais possuem cadastro, desta forma diminuindo as chances de esquecer uma senha e ter toda aquela “dor de cabeça” para recuperá-la.

O problema é que caso alguém descubra essa única senha, automaticamente terá acesso a sua conta de usuário em todos os sites nos quais você possui cadastro.

segurança

Por outro lado, utilizar senhas diferentes também pode ser um problema. Supondo que você possua conta em uma dezena de sites diferentes, não seria nada fácil memorizar dez senhas únicas.

É exatamente por isso que recomendamos o uso de softwares como o 1Password, que fazem todo o “trabalho pesado” gerando e memorizando senhas aleatórias complexas para cada site no qual você possui conta.

Para saber mais sobre o funcionamento e como utilizar o 1Password confira o artigo que fizemos sobre ele.

03. Anote os seus dados sigilosos em papel

Embora já tenhamos resolvido a necessidade de decorar e anotar senhas diferentes com o 1Password, ainda existem vários dados sensíveis que muitas pessoas gostam de manter anotados em algum lugar, para evitar problemas maiores em casos de esquecimento ou perda dos documentos físicos.

Dados como senhas de cartões de créditos e números de documentos são comumente anotados em aplicações de notas simples tanto no computador quanto em smartphones.

Embora existam aplicativos de notas com foco em segurança, como o Standard Notes, quando se trata deste tipo de informação o mais seguro sempre é anotá-las em papel e guardá-las em um local seguro, anulando assim qualquer possibilidade de roubo de dados online.

04. Verifique a sua aba “Segurança” do Google

Nos dias de hoje são muito raras as pessoas que não utilizam uma conta do Google, inclusive, com várias outras contas dos mais diversos sites conectadas à ela. O que muitas dessas pessoas não fazem, porém, é ficarem atentos à segurança de algo tão importante quanto a conta do Google.

google

A partir da página inicial do Google, clique sobre a sua foto e logo abaixo em “Gerenciar sua Conta do Google”. Após isso, na lateral esquerda da página, clique em “Segurança”.

02

Aqui você terá acesso à informações de extrema importância, como por exemplo saber em quantos e quais são os dispositivos nos quais a sua conta do Google encontra-se ativa no momento. Nesta página você também poderá verificar quais sites de terceiros estão utilizando a sua conta do Google e quais são as permissões de acesso concedidas a cada um deles.

05. Utilize cartões de crédito de uso único

Hoje em dia não são poucos os casos de cartões de crédito clonados através da internet. Ao realizar compras online, especialmente em sites que você ainda não conhece, é muito importante tomar uma série de cuidados.

Procure sempre utilizar cartões de crédito virtuais de uso único. Muitos bancos oferecem esta funcionalidade de forma gratuita aos seus clientes, onde através do seu internet banking é possível gerar um cartão virtual único com um número e senha que serão descartados logo após o seu primeiro uso. Informe-se com o seu gerente para mais detalhes.

Caso você não possua acesso a essa funcionalidade, procure sempre informar-se com pessoas que já fizeram compras no site que você está interessado, e, em caso de dúvidas, pode ser melhor pagar mais caro em outro lugar do que acabar se tornando vítima de um golpe.

06. As suas dicas de segurança online

Esses foram apenas cinco exemplos importantes de como evitar cair em golpes ao utilizar a internet, porém, certamente existem muito mais maneiras de tornar a sua navegação na internet mais segura.

É por isso que contamos a sua ajuda para compartilhar conosco o maior número possível de dicas para que a nossa comunidade esteja cada vez mais segura. Conte para a gente nos comentários abaixo quais são as suas dicas de segurança online.

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste