Standard Notes: Salve suas notas de maneira segura

Anotações criptografadas

Se você procura por um aplicativo de notas para guardar informações sensíveis, mas, tem suas dúvidas quanto à segurança das principais opções do mercado, o Standard Notes pode ser a opção que você precisa.

O Standard Notes é um aplicativo de notas de código aberto que utiliza a encriptação AES-256 para garantir que suas notas estão completamente seguras. Segundo informado no site do projeto, ninguém além de você mesmo pode acessar o conteúdo delas.

A interface do aplicativo é bem simples de utilizar, e lembra muito o Simplenote da Automattic, onde a organização é realizada através de tags.

A interface do Standard Notes
A interface do Standard Notes

Versões disponíveis

Disponível para os principais sistemas do mercado, o Standard Notes pode ser utilizado no Linux, MacOS, Windows, Android, iOS e até diretamente na web. Isso permite que você consiga acessar suas notas em qualquer dispositivo, seja no seu aparelho pessoal, no trabalho ou em qualquer outro lugar, independente do sistema operacional utilizado.

A versão de Linux é distribuída através de um AppImage, dessa forma é possível utilizá-lo em qualquer distribuição, do Debian ao Arch Linux. Se preferir, pode até mantê-lo em um pendrive e acessar em qualquer máquina.

Standard Notes: Grátis vs Pago

A versão gratuita conta com encriptação, sincronização entre todos os dispositivos, acesso offline e dispositivos ilimitados. 

Já a versão paga, além de todas as funções do plano gratuito, também dá acesso à histórico de versões, backups automáticos, autenticação de dois fatores e acesso à extensões que adicionam diversos recursos ao aplicativo.

Existem extensões para as mais diversas funcionalidades, como adicionar a possibilidade de utilizar o Standard Notes como um aplicativo para gerenciamento de códigos de 2FA, adicionar suporte para listas de tarefas, markdown e até planilhas. Confira todas as extensões disponíveis na página dedicada à elas.

A versão paga tem um preço bem salgado, e conta com três opções:

  • Pagamento mensal: U$9,99 por mês;
  • Pagamento anual: U$49,99 por ano;
  • Pagamento quinquênio: U$149,00 a cada 5 anos;

O motivo de existir um plano de 5 anos, segundo o próprio Standard Notes, é para garantir a sustentabilidade do aplicativo, ajudando no desenvolvimento do aplicativo, além de garantir as funcionalidades por um longo período. Segundo informações da empresa por trás do produto, a única forma de monetização do aplicativo é através dos planos pagos, já que eles não vendem nenhum dado, e nem possuem investimentos de algum capital de risco.

Os concorrentes do Standard Notes

Existem diversos concorrentes para o Standard Notes, e entre os mais famosos estão:  Simplenote, Notion, Evernote e Microsoft OneNote. Apesar de todos eles possuírem versão para a web, apenas o Simplenote possui uma versão nativa de Linux. Recentemente a equipe do Evernote prometeu que uma versão de Linux do seu aplicativo eventualmente será lançada.

Comparando a versão grátis de cada um deles, o Notion sai ganhando na quantidade de funções disponíveis, com o Evernote e Microsoft OneNote logo atrás. Apesar dos outros serviços também utilizarem padrões de criptografia do mercado, a maioria deles podem utilizar seus dados para finalidades de marketing.

Além da criptografia, o Standard Notes ainda conta com uma ferramenta para bloquear o aplicativo com uma senha, perfeito para quem compartilha o computador e quer evitar que pessoas bisbilhotem suas informações.

Você já conhecia o Standard Notes? Utiliza ele no dia a dia? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste