Editorial

Por que você deveria prestar atenção na sua segurança online

Nas últimas décadas, a internet foi responsável por revolucionar o mundo, mudando completamente a forma como nos comunicamos, entretemos e até consumimos. Apesar de trazer inúmeras vantagens, ela também abriu as portas para novos perigos aos quais precisamos ficar atentos.

A quantidade de dados presente na internet é absurda. Segundo dados do Internet Live Stats, a cada segundo são realizadas em torno de 90 mil pesquisas no Google, 3 milhões de e-mails são disparados e 9 mil tweets são publicados.

Esses números crescem a cada dia que passa, e com isso, a quantidade de dados pessoais disponíveis na internet só aumenta. Por conta disso, cada vez mais, pessoas mal intencionadas tentam roubar estes dados, seja através de e-mails, games online, sites de compras, aplicativos de smartphone e até casas de apostas online.

Já é de conhecimento geral que existem perigos na internet, mas pouco é realmente feito pelos usuários para se proteger de possíveis ataques. Muitas companhias, que possuem dados sensíveis armazenados digitalmente, deixam de promover uma real segurança de dados para seus dados.

Como se proteger

Garantir que seus dispositivos estão bem protegidos é uma tarefa essencial para evitar possíveis riscos. Proteja o seu computador através de um software de firewall, evite baixar arquivos e softwares suspeitos, e não utilize redes públicas. 

Outra maneira de proteger seus dados é através da utilização de senhas fortes e únicas, em cada site que tiver cadastro. No caso de um serviço sofrer um vazamento, os logins dos demais serviços não serão comprometidos. Ative a autenticação de dois fatores em todos os serviços possíveis para adicionar mais esta camada de proteção.

Fique atento nos domínios que acessa através do navegador e nos endereços dos e-mails que recebe. Uma atitude muito comum entre hackers é utilizar domínios com caracteres similares para enganar os usuários mais desatentos.

Tome cuidado com a segurança online ao utilizar o e-mail

Devemos ser conscientes com o compartilhamento dos nossos dados online. Dê preferência para serviços e softwares que tenham uma política de segurança bem definida, para minimizar a chance de vazamento de dados.

Privacidade: a melhor amiga da segurança online

Controlar o que é exposto em redes sociais também é muito importante: jamais compartilhe informações pessoais de maneira pública. A privacidade pode ser uma grande aliada da segurança digital, evitando que pessoas maliciosas utilizem seus dados com má-fé.

Infelizmente nenhuma dica possui 100% de eficácia. Mas, quanto mais nos protegermos, menor será o risco de sermos afetados por possíveis ameaças.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!