Por que você deveria prestar atenção na sua segurança online

seguranca digital

Nas últimas décadas, a internet foi responsável por revolucionar o mundo, mudando completamente a forma como nos comunicamos, entretemos e até consumimos. Apesar de trazer inúmeras vantagens, ela também abriu as portas para novos perigos aos quais precisamos ficar atentos.

A quantidade de dados presente na internet é absurda. Segundo dados do Internet Live Stats, a cada segundo são realizadas em torno de 90 mil pesquisas no Google, 3 milhões de e-mails são disparados e 9 mil tweets são publicados.

Esses números crescem a cada dia que passa, e com isso, a quantidade de dados pessoais disponíveis na internet só aumenta. Por conta disso, cada vez mais, pessoas mal intencionadas tentam roubar estes dados, seja através de e-mails, games online, sites de compras, aplicativos de smartphone e até casas de apostas online.

Já é de conhecimento geral que existem perigos na internet, mas pouco é realmente feito pelos usuários para se proteger de possíveis ataques. Muitas companhias, que possuem dados sensíveis armazenados digitalmente, deixam de promover uma real segurança de dados para seus dados.

Como se proteger

Garantir que seus dispositivos estão bem protegidos é uma tarefa essencial para evitar possíveis riscos. Proteja o seu computador através de um software de firewall, evite baixar arquivos e softwares suspeitos, e não utilize redes públicas. 

Outra maneira de proteger seus dados é através da utilização de senhas fortes e únicas, em cada site que tiver cadastro. No caso de um serviço sofrer um vazamento, os logins dos demais serviços não serão comprometidos. Ative a autenticação de dois fatores em todos os serviços possíveis para adicionar mais esta camada de proteção.

Fique atento nos domínios que acessa através do navegador e nos endereços dos e-mails que recebe. Uma atitude muito comum entre hackers é utilizar domínios com caracteres similares para enganar os usuários mais desatentos.

Tome cuidado com a segurança online ao utilizar o e-mail

Devemos ser conscientes com o compartilhamento dos nossos dados online. Dê preferência para serviços e softwares que tenham uma política de segurança bem definida, para minimizar a chance de vazamento de dados.

Privacidade: a melhor amiga da segurança online

Controlar o que é exposto em redes sociais também é muito importante: jamais compartilhe informações pessoais de maneira pública. A privacidade pode ser uma grande aliada da segurança digital, evitando que pessoas maliciosas utilizem seus dados com má-fé.

Infelizmente nenhuma dica possui 100% de eficácia. Mas, quanto mais nos protegermos, menor será o risco de sermos afetados por possíveis ameaças.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Os impactos da tecnologia na educação
Continue lendo

Os impactos da tecnologia na educação

A tecnologia foi responsável por mudar drasticamente a maneira como vivemos, e a educação não ficou de fora. Desde metodologias de ensino até o temido TCC, a tecnologia pode facilitar muitas coisas.
Idosos, exclusão digital e o "Linux com isso"
Continue lendo

Idosos, exclusão digital e o “Linux com isso”

Nós costumamos falar aqui no blog de muita tecnologia de ponta, são reviews, dicas, tutoriais e muito mais para aqueles que querem uma vida mais fácil em frente ao computador, agilizando assim as suas tarefas diárias; mas acontece que existe uma parcela da população que as vezes passa despercebida.
Por que o inglês é vital para os profissionais de TI?
Continue lendo

Por que o inglês é vital para os profissionais de TI?

Apesar de ser apenas a terceira língua mais falada do mundo – atrás de mandarim e espanhol, acredite – o inglês é considerado hoje o idioma universal. Falar inglês significa ser capaz de se comunicar em basicamente qualquer lugar do mundo, ter a possibilidade de ganhar mais e hoje, na era da globalização, ser capaz de consumir conteúdos de qualquer canto do planeta em apenas alguns cliques.
Diolinux Responde!
Continue lendo

Diolinux Responde!

Este é um novo quadro que fará parte do nosso canal neste ano, os leitores podem mandar perguntas para que a gente responda em vídeo, podem ser perguntas relacionadas a qualquer assunto que o blog trate mas não serão feitos tutoriais ao vivo, a ideia é fazer um bate-bola rápido sobre opiniões e discutir com os leitores os assuntos que mais interessarem.