Suítes Office para Linux
Softwares

Suítes Office para Linux: as melhores ferramentas de escritório para libertar seus documentos em 2023

Está procurando suítes Office para Linux? Você pode encontrar facilmente uma alternativa de código aberto para qualquer aplicativo exclusivo do Windows no Linux. E o Microsoft Office não é exceção. Existem várias suítes com seus recursos particulares, difíceis de comparar, mas que podem ser alternativas completas para você substituir o MS Office sem perder produtividade.

A lista não segue nenhuma ordem específica, nem está disposta da “melhor para pior” e o grau de compatibilidade com o MS Office citado é uma aproximação baseada na minha experiência profissional e nas informações disponíveis na internet e no site dos desenvolvedores.

LibreOffice

O LibreOffice surgiu como um fork do OpenOffice e é uma das suítes Office para Linux mais populares, usando o padrão ODF de código aberto, baseado em XML, para os seus arquivos.

LibreOffice — Planilhas
LibreOffice — Planilhas
CódigoAberto.
PreçoGratuito.
PúblicoUsuários avançados do MS Office.
PlataformasLinux, Windows e macOS (via Collabora, compatível com Android e iOS).
FormatosDocumentos, planilhas, apresentações, desenho vetorial, banco de dados, editor de fórmulas matemáticas (incorporáveis nos outros aplicativos).
InterfaceSimples e customizável (temas e ícones); permite plugins e extensões para adicionar funcionalidades extras.
CompatibilidadeMuito boa, quase todas as funções disponíveis. Também processa arquivos PDF, RTF, CSV, HTML, TXT e Apple Pages.

OnlyOffice

O OnlyOffice é uma suíte multiplataforma de código aberto com excelente compatibilidade com o formato de documentos da Microsoft, especialmente em documentos de texto “complexo” e com ferramentas colaborativas na nuvem. Permite a instalação gratuita num servidor privado.

OnlyOffice — Planilhas
OnlyOffice — Planilhas
CódigoAberto.
PreçoGratuito e pago (backup e funções colaborativas na nuvem).
PúblicoUsuários domésticos e corporativos do MS Office.
PlataformasLinux, Windows, macOS, Android e iOS.
FormatosDocumentos, planilhas e apresentações.
InterfaceLimpa e moderna.
CompatibilidadeExcelente, ainda que com menor funcionalidade comparada ao LibreOffice; biblioteca de plugins disponível. Também processa arquivos PDF, RTF, CSV, HTML e TXT.

WPS Office

Simples e rápido, o WPS Office se popularizou por sua interface moderna e por ser uns das primeiras suítes disponíveis para smartphones.

CódigoProprietário.
PreçoGratuito e pago (230 fontes, colaboração na nuvem, criptografia).
PúblicoUsuários domésticos e corporativos do MS Office.
PlataformasLinux, Windows, macOS, Android e iOS.
FormatosDocumentos, planilhas e apresentações.
InterfaceModerna, mas mostra publicidade que exige intervenção do usuário.
CompatibilidadeAlta. Permite acesso a arquivos na nuvem e oferece modelos para agilizar o seu fluxo de trabalho.

SoftMaker Office

Alternativa gratuita ao MS Office, mesmo em documentos “ricos” em formatos e mídias incorporadas. No entanto, a versão gratuita é “congelada”, enquanto a paga recebe novas funções.

CódigoProprietário.
PreçoGratuito (FreeOffice) e pago (sincronização entre dispositivos).
PúblicoUsuários domésticos e corporativos do MS Office.
PlataformasLinux, Windows, macOS, Android e iOS.
FormatosDocumentos, planilhas, apresentações e ferramenta de programação em VisualBasic (apenas Windows).
InterfaceFácil migração do MS Office, desempenho fluido mesmo em formatos antigos ou arquivos grandes.
CompatibilidadeAlta.

Calligra Office (KOffice)

Suíte de aplicativos de escritório do projeto KDE, disponível também para Windows e macOS, mas com desenvolvimento mais lento que outras suítes de código aberto.

Calligra — Planilhas
Calligra — Planilhas
CódigoAberto.
PreçoGratuito.
PúblicoUsuários domésticos do MS Office.
PlataformasLinux (não só com o KDE) e Windows. As versões mobile não estão sob desenvolvimento ativo.
FormatosDocumentos, Planilhas, Apresentações, Banco de Dados (KEXI), Desenho Vetorial (Karbon), Gerenciamento de Projetos (Plano). Alguns apps deixaram a suíte (conhecida como KOffice) e ganharam vida própria, como o Krita.
InterfaceCom tecnologia Qt, integra-se à interface do KDE, mas se adapta com facilidade aos demais sistemas.
CompatibilidadeUtiliza o padrão ODF de código aberto, compatível com os formatos do MS Office.

Google Suite/Google Drive

Extensão de processamento do Google Workspace para trabalho na nuvem, popularmente conhecida por um dos seus apps, o Google Docs.

CódigoProprietário.
PreçoGratuito e pago (funções específicas nos apps).
PúblicoUsuários domésticos e corporativos do MS Office.
PlataformasNavegadores dos sistemas Linux, Windows e macOS, e apps móveis dedicados para Android e iOS.
FormatosDocumentos, Planilhas, Apresentações, Desenhos.
InterfaceSimples devido ao reduzido número de funções nos aplicativos.
CompatibilidadeIntuitiva, mas limitada devido ao número reduzido de funções, exige carregar ou baixar arquivos da nuvem, mas permite compartilhamento com diferentes níveis de privacidade.

Outras opções de suítes office para Linux e ferramentas de escritório

Existem outras suítes Office para Linux, algumas são menos populares, mas podem ser exatamente o que você está procurando, por isso, listamos abaixo.

Office 365Versão simplificada do MS Office para nuvem, ainda que completamente compatível com os arquivos locais e na nuvem via OneDrive, é muito limitada de recursos e funções.
Feng OfficeO Feng Office é uma suíte de escritório de código aberto, gratuita, mas ainda que possa ser executada num servidor local, só funciona online, pois não há aplicativos dedicados para computadores. Permite o uso colaborativo em ambientes corporativos.
Siag OfficeApesar da interface antiquada, o Siag dá suporte a documentos, planilhas, animações (Egon), visualização de documentos (Gvu), gerenciamento de arquivos (Xfiler) e edição de texto avançada (XedPlus). Disponível para Linux, OpenBSD e macOS.
JoefficeCom uma interface mais moderna, a suíte de código aberto permite o trabalho online com documentos, planilhas, apresentações e banco de dados.
GNOME OfficeColeção de ferramentas e aplicativos independentes, leves, gratuitos e de código aberto, com interface simples e acessível em tecnologia GTK, com bons recursos de importação e exportação. Disponível apenas para Linux, vem com aplicativos para documentos, planilhas, apresentações, desenho e vários gestores (financeiro, banco de dados, PDF, e-mail, RSS, etiquetas e diagramas).
Apache OpenOfficeO OpenOffice tem muita semelhança com o LibreOffice, mas o seu desenvolvimento é lento e entrecortado. A suíte é inteiramente gratuita e de código aberto, disponível para Linux, Windows e macOS.
Zoho WorkplaceSuíte de código proprietário para armazenamento e trabalho colaborativo na nuvem que visa otimizar os fluxos de trabalho. O seu público se identifica mais com os usuários corporativos do MS Office. Disponível para trabalho com documentos, planilhas, apresentações, gerenciamento de e-mail e bate-papo.

Esperamos que esta lista de suítes Office para Linux permita que você encontre o que estava procurando. Não perca a nossa newsletter semanal com dicas e sugestões para o seu dia a dia.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
64 postagens

Sobre o autor
Para mim, as melhores coisas da vida são gratuitas e não tem preço. Sou apaixonado por compartilhar conhecimento e experiências sobre tecnologia e software livre.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Softwares

    CyberPanel: O painel de controle de servidores open source

    Softwares

    Wondershare UniConverter: o melhor amigo do editor de vídeo 

    VídeoSoftwares

    Será que 2024 é realmente o ano do Wayland?