TeraBox: guia completo para o armazenamento em nuvem
Softwares

TeraBox: guia completo para o armazenamento em nuvem

O TeraBox é um serviço da Flextech Inc. lançado em 2020, oferece 1TB (1.024GB) de armazenamento gratuito na nuvem, o que seria equivalente a cerca de 400.000 fotos, 51.200 vídeos de 1 minuto cada, mais de 2.500 arquivos de áudio, ou 6 milhões de documentos.

Os serviços do TeraBox

Além de oferecer 1 TB de espaço na nuvem, o TeraBox oferece gratuitamente a possibilidade de enviar arquivos de até 4 GB sem ter de fazer login, tornando-se uma alternativa a serviços já conhecidos como o WeTransfer. A lista de funções comparando as versões gratuita e paga dá uma boa ideia da força do serviço.

Os serviços do TeraBox

O serviço gratuito é mantido por anúncios e oferece outras funções interessantes:

  • Backup automático de fotos, vídeos e pastas na nuvem, liberando espaço no seu celular;
  • Reprodução de áudio e vídeo na nuvem (streaming), sem a necessidade de download;
  • Upload remoto: você não precisa ter um arquivo em seu computador, pode enviá-lo para o TeraBox adicionando um link ou torrent;
  • Pré-visualização de arquivos incluindo fotos, áudios, vídeos, PDFs, tudo sem ter de baixá-los;
  • Retenção de arquivos excluídos por 10 dias na lixeira;
  • O TeraBox sincroniza arquivos automaticamente entre dispositivos;
  • Um serviço de inteligência artificial acelera a busca de arquivos se comparado com outros serviços na nuvem.

Programa de Recomendação do TeraBox

Os usuários recebem créditos se fizerem login no aplicativo todos os dias, assistirem vídeos promocionais e convidando novas pessoas para ingressarem no TeraBox: ganhar 200 GB a mais de armazenamento na nuvem a cada recomendação, até um valor máximo de 2 TB, mas a validade do espaço extra é de apenas 180 dias.

Segundo informações da empresa, cumprindo alguns requisitos, como o simples fato de compartilhar arquivos armazenados no TeraBox pode fazer com que você ganhe até 100 dólares em créditos por semana, ajudando o projeto a ser conhecido por mais pessoas. Há outros prêmios como alto-falantes Sony, Apple AirPods, iPads e Apple Watches.

Vale a pena usar o TeraBox?

A Flextech Inc., desenvolvedora do TeraBox, recebeu as certificações internacionais ISO 27018 e 27701 da International Organization for Standardization (ISO) e da International Electrotechnical Commission (IEC), com relação ao manejo de Informações Pessoais Identificáveis (PII) e outras questões de privacidade.

A empresa afirma que o aplicativo já possui 100 milhões de usuários registrados, mas algumas limitações parecem revelar quem seria um usuário padrão do TeraBox:

  • Em princípio, o limite de 500 arquivos salvos só torna atrativo o serviço para gestão de grandes arquivos (provavelmente de mídia) e não para backup de pastas com muitos arquivos pequenos como documentos e planilhas;
  • A oferta de um “Cofre de segurança” revela que apenas 200 MB estão sendo protegidos por criptografia, os outros 824 MB não, por isso, privacidade e “legalidade” dos arquivos armazenados não podem ser empecilhos para o usuário;
  • O serviço está disponível nos navegadores e há aplicativos para Android, iOS e Windows, deixando de fora os usuários de Macs e Linux;
  • Os aplicativos não são de código aberto, ainda que outros serviços similares também não sejam;
  • Nenhuma forma de contato (e-mail, chat ou telefone) está disponível no site (ainda que possa estar reservada aos usuários premium);
  • A localização física dos escritórios da Flextech Inc. e a Política de Privacidade não estão publicadas no site;
  • Aparentemente, o armazenamento na nuvem do TeraBox vem da empresa PopIn que pertence à Baidu (o motor de pesquisa da China) e os data centers estariam em Hong Kong e na China, ainda que possam estar migrando para o Japão.

Agora cabe a você decidir se o TeraBox é uma boa solução para suas necessidades. Para sua segurança, é sempre interessante ter outra cópia de todos os arquivos enviados para um serviço gratuito.

Não deixe de acompanhar o nosso canal Diolinux Labs no YouTube e saiba das dicas antes de tomar decisões sobre a tecnologia que você usa.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
64 postagens

Sobre o autor
Para mim, as melhores coisas da vida são gratuitas e não tem preço. Sou apaixonado por compartilhar conhecimento e experiências sobre tecnologia e software livre.
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoSoftwares

    Será que 2024 é realmente o ano do Wayland?

    VídeoSoftwares

    Acesse uma distro Linux pelo navegador de internet!

    VídeoSoftwares

    Opera GX é realmente um navegador gamer?