Instalar o programa da Receita Federal no Linux nunca foi tão fácil
Softwares

Instalar o programa da Receita Federal no Linux nunca foi tão fácil

Trabalhar com burocracia já faz parte da vida de diversos brasileiros e seja você um funcionário de uma empresa, microempreendedor ou um empresário de sucesso, provavelmente terá que acertar as contas com o “leão” algum dia.

Independente do serviço que você precise realizar com a Receita Federal, provavelmente você precisará de acessar algum de seus softwares e embora eles sejam compatíveis com o sistema do pinguim, sua instalação pode ser um pouco complicada.

No artigo de hoje, você irá conhecer o projeto Facilitador Linux que visa te auxiliar na instalação dos softwares utilizados pela RFB no Debian, Ubuntu e sistemas operacionais derivados.

Facilitando sua vida

Instalar os softwares da Receita Federal no Linux nem sempre foi uma tarefa fácil, pois muitas da vezes eles requerem a instalação de uma versão específica do Java, uso do Wine ou configurações extras para eles serem executados no sistema.

Pensando nisso, a Projetus Tecnologia da Informação, uma empresa mineira que desenvolve soluções para escritórios contábeis como o Calima ERP e o Nitrus, disponibilizou em seu GitHub o projeto “Facilitador Linux”.

Esse projeto, conta com uma série de scripts que visam automatizar a instalação de alguns softwares como o SPED, IRPF, DIEF e vários outros que fazem parte do dia-a-dia de um contador e podem te auxiliar na migração da sua empresa para a plataforma do pinguim.

Instalando o Facilitador Linux

O primeiro passo para utilizar o Facilitador Linux em seu sistema é realizar o download dos scripts, para isso, basta acessar o GitHub do projeto e baixar os arquivos clicando em “Code” e “Download Zip”.

image 19

Com o arquivo .zip em sua pasta de Downloads, basta extraí-lo para ter acesso ao script de instalação do Facilitador Linux e consequentemente dos softwares da RFB.

image 18

Vamos realizar a instalação do software, para isso, abra um terminal na pasta onde os scripts do Facilitador Linux estão e execute os seguintes comandos:

sudo chmod +x install.sh
sudo ./install.sh

Agora, ao abrir o menu de aplicativos de seu sistema, você verá o Facilitador Linux, um software gráfico que te permitirá realizar a instalação de diversos softwares da RFB, governos estaduais e municipais.

image 17

Como instalar o programa da receita federal no Linux utilizando o Facilitador?

Ao abrir o Facilitador no menu de aplicativos de sua distribuição, você irá se deparar com uma simples interface que pede a você a seleção de uma categoria de software.

image 16

Para instalar o programa da receita federal no linux para a geração do Imposto de Renda (IRPF), basta navegar até a opção “Projetus e Outros” e clicar em “OK”.

image 15

Uma nova tela se abrirá com algumas opções de software, basta selecionar a opção “IRPF” e clicar em “OK”. Você verá uma nova tela que conta com o processo de download e instalação do software IRPF.

image 14

Um pop-up irá se abrir dizendo que o IRPF será instalado em sua máquina e pergunta se você deseja continuar, basta clicar em “Sim” que o procedimento seguirá.

image 13

Agora, o processo de instalação será como o que ocorre no Windows, no estilo “next, next, finish” basta realizar a instalação desta forma e em poucos cliques, o software do Imposto de Renda estará instalado em sua máquina.

image 4

No menu de aplicativos do sistema, você encontrará o software da Receita Federal pronto para uso.

image 12
image 11

Viu só como é fácil instalar o programa da Receita Federal no Linux? Você já conhecia o Facilitador Linux? O que acha deste projeto incrível?

Até o próximo artigo pinguim!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Softwares

    CyberPanel: O painel de controle de servidores open source

    Softwares

    Wondershare UniConverter: o melhor amigo do editor de vídeo 

    VídeoSoftwares

    Será que 2024 é realmente o ano do Wayland?