Novidades do Linux Mint
Tecnologia

Um novo Xapp e melhorias no bluetooth, conheça as novidades do Linux Mint

Recentemente, no dia 3 de março, foram anunciadas novidades do Linux Mint 21 em um post oficial no blog da distribuição.

Os usuários estão com expectativas altas para este lançamento ainda sem data prevista.

Novidades do Linux Mint

A equipe de desenvolvimento está confiante, pois publicou o roteiro para o lançamento do  Linux Mint 21, que atualmente está disponível no sistema de gerenciamento de projetos utilizado pela equipe.

Mudanças significativas no Cinnamon

Uma das novidades do Linux Mint 21 está em sua interface de usuário principal, o Cinnamon, que está recebendo atualização no interpretador “Javascript” e reestruturando seu gerenciador de janelas na versão mais moderna do “Mutter”. 

Sobre essa grande mudança na interface do Linux Mint foi falado no post oficial:

“Esta é uma tarefa enorme e requer muitas alterações de código no próprio Cinnamon e causa um número significativo de regressões. Precisávamos de um ciclo de desenvolvimento completo para isso, então o momento é perfeito.” 

Substituição do gerenciador de Bluetooth

Depois da última atualização do “Blueberry” que é o gerenciador de bluetooth do GNOME, existe uma grande possibilidade de uma das novidades do Linux Mint 21 é o sistema passar a utilizar o gerenciador “Blueman”, que utiliza o bluez, que nos testes funcionou melhor com fones de ouvido e com uma quantidade maior de dispositivos conectados.

Em relação ao desenvolvimento, a versão mais recente do “Blueberry” trouxe mudanças que quebraram a compatibilidade e seu o desenvolvedor não quer ver ele sendo utilizado fora do GNOME. O “Blueman”, por outro lado, abraçou o Linux Mint e está aberto a mudanças. 

Agora, testes estão sendo executados e os desenvolvedores estão trabalhando para trazer mais esta novidade ao Linux Mint.

Um problema de miniaturas está sendo resolvido

Um problema de visualização de miniaturas para alguns “mime types” foi identificado nas versões anteriores e está sendo resolvido através da criação de um novo Xapp, um conjunto de apps criados exclusivamente para o Linux Mint.

Os desenvolvedores estão acreditando que isto solucionará o problema e o novo projeto já está com suporte a alguns “mime types”, são eles:

  • AppImage;
  • ePub;
  • Arte da capa do MP3;
  • Grande quantidade de formatos RAW.

Expectativa para o lançamento Linux Mint 21

A expectativa da comunidade está grande para este lançamento e alguns usuários comentaram que a versão do Linux Mint em 2022 deveria ser 22 e não 21.

Qual sua expectativa para este lançamento? Quais novidades do Linux Mint você está esperando para a nova versão?

Compartilhe conosco sua opinião.

Obrigado pela leitura. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Novidades do ONLYOFFICE DocSpace 2.5 melhoram a colaboração em equipe

Tecnologia

Descomplicando termos técnicos para hospedagem de sites

TecnologiaVídeo

EcoFlow DELTA 2, uma poderosa estação de energia portátil