Enquete: Qual a distribuição que os leitores do Diolinux mais utilizam?

Enquete: Qual a distribuição que os leitores do Diolinux mais utilizam?

No dia 15 de Janeiro de 2016 nós fizemos uma enquete dentro do nosso grupo no Facebook para descobrir quais as distribuições que os nossos leitores mais utilizam, saiba agora o resultado e vote também, a enquete continua aberta.

A votação esteve, e ainda está, aberta até o presente momento. O objetivo da pesquisa é conhecer um pouco melhor o nosso público, o resultado já era esperado, visto que nós somos um blog que dá enfoque no Ubuntu, mas é interessante ver os números gerados as segundas opções.

Separamos as distribuições sem levar em consideração a interface gráfica que a pessoa usa, você vê o TOP 10 logo abaixo:

Distribuições Linux mais utilizadas pelos leitores do Diolinux

Eu incluí aa 11ª posição também pois o Android figurou na quarta posição, ainda que não tenha muitas opções para serem usadas no Desktop, acredito que a maior parte dos leitores o utilizem em seus Smartphones, como a pergunta não era restritiva ao desktop e sim uma pergunta genérica, “qual distro você utiliza?” acredito que muitas pessoas deixaram de marcar o sistema do robozinho, levando-me a crer que o número seria ainda maior.

De qualquer forma, desconsiderando o Android, apenas para fins de curiosidade, podemos ver uma lista onde Ubuntu, Debian e seus derivados predominam, com uma boa presença de distros RPM como o Fedora, CentOS e openSUSE e uma presença ainda mais considerável de Manjaro e Arch Linux, o que mostra que ambos estão se tornando mais amigáveis ao público.

Como numa conversa informal (não leve este dado extremamente a sério) quero compartilhar algo que lembro de ter lido em algum site que estimava a participação de distros Linux, pesquisei mas não consegui encontrar o link mais, então se alguém tiver poderá nos passar, mas no ano passado a estimativa era que usuários de Arch beirassem os 400 mil ao redor do mundo, algo que deve ter aumentando se contarmos distros como o Manjaro, Antergos e até mesmo o Apricity, que atraíram um público novo através de seus instaladores gráficos e outras facilidades.

Se você quiser participar do nosso grupo e votar também na sua distro de preferência basta clicar aqui. Lembrando que este ranking é simplesmente uma lista de utilizadores, não quer dizer uma uma distro é melhor do que outra simplesmente por estar em uma posição acima.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Os BSD estão morrendo?
Continue lendo

Os BSD estão morrendo?

As versões Open Source da Berkeley Software Distribution (BSD) do UNIX sofrem com a falta de monitoria em seu código, e isso prejudica sua segurança, disse Ilja Van Sprundel, diretor de testes de invasão no IOActive no final de dezembro.
Linux Mint 19.1 - Como atualizar da versão 19 sem formatar
Continue lendo

Linux Mint 19.1 – Como atualizar da versão 19 sem formatar

Os desenvolvedores do Linux Mint anunciaram a versão 19.1, de codinome "Tessa", recentemente. Hoje, um dia após o lançamento da versão mais recente, as informações sobre a atualização para a última versão do Linux Mint foram divulgadas. Aprenda agora a atualizar para a versão mais recente da distro sem precisar formatar o seu computador.