Abril de 2022, embora para muitas pessoas este é apenas mais um mês comum no calendário gregoriano, para a comunidade Linux este é um mês muito importante. Neste mês temos o lançamento de mais uma versão LTS do Ubuntu.
Por mais que seja apenas o lançamento de outra versão do sistema da Canonical, ele é de extrema importância para diversos sistemas operacionais que virão futuramente, como o elementaryOS 7, Zorin OS 17, Linux Mint 21 e é claro, as próprias flavours do Ubuntu.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o Ubuntu MATE 22.04 LTS que está trazendo diversas novidades aos usuários do sistema e pode até mesmo se tornar o próximo sistema operacional de seu computador.
Conheça o Ubuntu MATE
Desenvolvido por Martin Wimpress e alguns membros da comunidade, o Ubuntu Mate é uma distribuição remix do Ubuntu que foi lançada em 2014 e se tornou uma flavour reconhecida do Ubuntu em abril de 2015.
Seu principal diferencial é a interface chamada MATE, uma continuação do clássico GNOME 2 que visa trazer aos usuários ainda mais simplicidade no uso do computador com um visual agradável e um consumo de recursos eficiente.
Ela vem evoluindo muito desde seu lançamento e foi um dos primeiros sistemas operacionais baseados no Ubuntu a oferecer suporte a hardware híbrido, tornando-se uma opção interessante para donos de notebooks.
Quais as novidades do Ubuntu MATE 22.04 LTS?
O desenvolvimento do Ubuntu MATE 22.04 LTS passou por muitas fases e a ISO do sistema chegou a pesar cerca de 4.1 GB durante este processo.
Certamente você não deseja realizar o download de 4 GB para instalar o Ubuntu MATE em seu computador e pensando nisso, os desenvolvedores removeram os drivers proprietários NVIDIA da mídia de instalação.
Fique tranquilo, computadores com placas de vídeo NVIDIA ainda irão funcionar, porém, será necessário realizar o download da versão mais atual do driver durante o processo de instalação, selecionando a opção de instalar os softwares e drivers de terceiros.
Também foram removidos os ícones legados da interface, o Ubuntu MATE terminou sua migração para o tema Yaru e após estas mudanças, chegamos a uma ISO de sistema com 2,8 GB.
Utilizando o Ubuntu MATE 22.04 Beta
Se você deseja utilizar o Ubuntu MATE 22.04 LTS como seu sistema operacional principal ou testá-lo em uma máquina virtual ou secundária, basta realizar o download da ISO de instalação através do site oficial do projeto.
Vale dizer que atualmente o sistema se encontra em sua fase beta, porém, em alguns dias teremos o lançamento oficial do Ubuntu MATE e todas as flavours do Ubuntu.
Você já conhece o Ubuntu Mate? O que acha desta versão do sistema?
Até o próximo artigo pinguim!