novidades do
Notícias

Novidades do XFCE que você não viu

Não é todos os dias que vemos posts com novidades do XFCE internet afora. Isso porque este projeto não lança novas funcionalidades com tanta frequência quanto, por exemplo, o GNOME ou o KDE. Por isso, é comum que muitas das melhorias que são liberadas pelos desenvolvedores passem despercebidas para a maioria das pessoas.

Por isso, estamos trazendo este compilado que contém algumas das principais novidades divulgadas pelos desenvolvedores do XFCE nos últimos tempos.

As novidades do Thunar

A versão 4.17.5 do Thunar, o gerenciador de arquivos do projeto, recebeu novos recursos interessantes relacionados às suas funcionalidades de busca, seleção de aplicações padrão e favoritos (ou bookmarks).

Novo menu de favoritos e seleção de aplicações padrão

As funções relacionadas aos favoritos foram movidas para o seu próprio menu na barra de menus globais e uma nova opção para “Adicionar favoritos” foi criada.

set default application xfce

Também foi adicionado um novo item ao menu de contexto que é exibido quando você clica com o botão direito do mouse sobre um arquivo. Trata-se da opção “selecionar aplicação padrão” que seleciona um programa para abrir aquele tipo de arquivo, por padrão.

novidades do xfce

Na imagem acima podemos ver uma nova seção de “Aplicação padrão” também foi adicionada à janela que aparece quando você seleciona a opção “Abrir como”, no menu de contexto, ao clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo.

Melhorias no sistema de buscas do Thunar

O Thunar, agora, conta com uma funcionalidade que, há muito, vinha sendo pedida aos desenvolvedores: a busca recursiva.

Antes, o sistema de busca de arquivos do Thunar conseguia procurar apenas na pasta que estava aberta no momento. Agora, com a busca recursiva, você poderá realizar uma busca simultânea em toda a árvore de diretórios existente a partir da pasta que estiver aberta no momento.

Também foi adicionada uma opção que permite desativar a busca recursiva. Isso pode ser bastante útil, especialmente, em equipamentos mais antigos, já que a busca recursiva consome mais recursos da máquina.

Por fim, a janela de informações passou a mostrar o tipo de arquivos contidos naquele diretório. Por exemplo, o número de arquivos e pastas.

Uma nova barra de ferramentas para o gerenciador de arquivos

No passado, houveram muitas reuniões entre a equipe de desenvolvedores do XFCE para decidir entre quais opções deveriam entrar ou sair da barra de ferramentas do Thunar.

O problema é que as opiniões sempre foram bastante variadas. Até que, finalmente, foi encontrada uma solução viável para todos: tornar a barra de ferramentas personalizável.

Essa, é uma das mais interessantes novidades do XFCE, fará com que os itens da barra de ferramentas do Thunar possam ser adicionados, removidos e reordenados. Semelhante à funcionalidade presente no navegador Mozilla Firefox.

Melhorias para o XFCE Terminal

As novidades do XFCE não se limitam apenas ao gerenciador de arquivos. Dessa vez, é o emulador de terminal do projeto que recebeu melhorias importantes.

O sistema de rolagem de página do terminal do XFCE ficou mais inteligente! Antes, ao rolar a página para cima enquanto um comando estava sendo executado, o terminal, automaticamente, movia a visualização de volta para baixo. Agora, a rolagem automática para baixo irá entrar em ação apenas se você não estiver rolando a página para cima.

Além disso, confira algumas outras novidades do XFCE Terminal dos últimos meses:

  • Uma nova barra de rolagem, mais estreita, foi adicionada ao terminal a fim de melhorar o aproveitamento de espaço horizontal na janela da aplicação;
  • Quem utiliza imagens de fundo no terminal agora poderá selecionar a opção de visualização “preencher”, semelhante à opção de mesmo nome nas configurações de wallpapers;
  • A caixa de diálogo de “colagem insegura de texto” agora poderá ser, temporariamente, desativada pelo usuário;
  • O XFCE Terminal agora possui um editor de atalhos de teclado.

Por fim, mais uma das novidades do XFCE Terminal é a mudança feita “debaixo do capô” para remover código-fonte não utilizado e otimizar o desenvolvimento do próprio software.

Os posts oficiais contendo todos os detalhes mais técnicos das mudanças podem ser encontrados (em inglês) no blog oficial do XFCE.

Presença confirmada no Google Summer of Code

Por fim, a participação de representantes do projeto XFCE foi confirmada para o “Google Summer of Code”, um evento anual do Google que fornece bolsas de estudos para os participantes que conseguirem completar, com sucesso, os desafios de desenvolvimento propostos.

Desenvolvedores de vários projetos que fazem parte do XFCE irão participar do evento, sendo eles: Thunar, XFCE Terminal, xfce4-screenshooter e xfce4-panel.

Você já sabia sobre todas essas novidades do XFCE? Comente abaixo quais foram as suas impressões sobre as mesmas.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!