Ubuntu Download todas flavours
Tecnologia

Download de todas as flavours do Ubuntu

O Ubuntu e seus derivados com certeza são algumas das distribuições Linux mais utilizadas do mercado. Em cada uma das flavours do Ubuntu, você terá uma experiência de usuário diferente, se você gosta de testar diversas distribuições, fazer o download de cada uma delas é o primeiro passo para conhecer mais de cada uma desses sistemas.

O que são as flavours do Ubuntu

Cada uma dessas derivações do Ubuntu oferece uma maneira única de experimentar o sistema, com sua própria escolha de aplicativos e configurações padrão, porém, cada uma delas continua recebendo o suporte da versão principal do Ubuntu, para pacotes de aplicações e atualizações.

Neste tutorial vamos revisar quais são as opções para fazer o download das flavours do Ubuntu e qual é página oficial de cada uma delas. Ao final, alguns bônus com as variações não oficiais gerenciadas pela comunidade.

Atualmente existem as seguintes flavours do Ubuntu oficiais:

  • Kubuntu;
  • Lubuntu;
  • Ubuntu Budgie;
  • Ubuntu Kylin;
  • Ubuntu MATE;
  • Ubuntu Studio;
  • Xubuntu.

Todas as flavours oficiais irão primeiramente direcionar o download para a versão LTS que atualmente é a 20.04, em abril deste ano teremos novas versões LTS sendo disponibilizadas.

Site oficial das flavours do Ubuntu

No site oficial das flavours do Ubuntu você terá uma descrição detalhada de cada uma delas, podendo facilmente acessar o site de cada variante do sistema.

Como fazer download de todas as flavours do ubunntu

Você perceberá que no decorrer desde tutorial cada página terá uma identidade visual diferente, exclusiva de cada projeto, pois cada um dos sabores do Ubuntu é gerenciado por uma equipe de desenvolvedores diferentes.

Como fazer download do Kubuntu

Primeiramente acesse a página oficial do Kubuntu e vá para a página de Download.

Download Kubuntu

Na página principal de download do Kubuntu, você tem às opções de baixar a versão LTS e a mais recente e o link para outras opções de download como: torrent e espelhos diretos.

Como fazer o download do Lubuntu

Acesse o site do Lubuntu e clique em Downloads.

ubuntu flavours lubuntu

Na página de Download que será aberta terão todas as opções de download. Versão LTS e mais recente, com link direto e também para baixar visa torrent.

ubuntu flavours lubuntu2

Como fazer o download do Ubuntu Budgie

Ao acessar o site principal da flavour, acesse a página de Downloads.

ubuntu flavours budgie

Na página de Download do Ubuntu Budgie você terá algumas opções diferentes, pois essa flavour tem uma versão para Raspberry Pi.

ubuntu flavours budgie2

Você pode selecionar entre as abas, na versão 21.10 e na LTS existem as opções de download direto e torrent. Na versão 21.10 para Raspberry Pi existe apenas a opção de Download direto.

Como fazer o download do Ubuntu Kylin

Esta distribuição é focada no público chinês, mas em seu site oficial fica fácil navegar pelas opções se a linguagem estiver em inglês.

ubuntu flavours kylin

Na página principal entre na página de Downloads e você será levado para o local onde poderá baixar as versões disponíveis desta variação do Ubuntu.

ubuntu flavours kylin2

O Ubuntu Kylin disponibiliza a versão 20.04 LTS para duas categorias de arquiteturas de processadores diferentes, x86_64 e RISC-V. Na versão mais recente, baseada no Ubuntu 21.10 o download é apenas para a arquitetura x86_64.

Um pouco mais abaixo na página de download é exibida a lista de todas as fontes de onde podem ser baixadas as ISOs desse sistema.

Como fazer download do Ubuntu MATE

O Ubuntu MATE é de longe a flavour que tem mais versões diferentes disponíveis para download, graças ao suporte oficial para diversos hardwares como Raspberry Pi e GPD Pockets de várias versões. No site ofical  da flavour MATE acesse a página de Downloads onde existem as diversas opções para várias categorias de hardware, dentro de cada uma, a versão LTS e mais recente e então os links em torrent, magnético e direto, conforme a seguir:

Download Ubuntu MATE

Como fazer download do Ubuntu Studio

Essa variação do Ubuntu está passando por uma transição em sua interface gráfica, de XFCE para KDE Plasma, com isso teremos opções diferentes de downloads nessa versão.

Ao acessar o site oficial, na primeira página existem essas opções para download.

ubuntu flavours studio

Em cada uma dessas opções você será direcionado para a página de download da flavour.

ubuntu flavours studio2

Nesta página você pode escolher a versão 20.04.3 LTS versão XFCE ou 21.10 com KDE Plasma e cada uma delas com opções de download via torret ou link direto.

Como fazer download do Xubuntu

Essa flavour muito querida pela comunidade Linux, infelizmente não tem o site mais bonito entre todas, mas assim como na própria distribuição, em sua simplicidade traz tudo o que é necessário.

ubuntu flavours xubuntu

Na página de Download são exibidas as versões LTS e mais recente também, com as opções de baixar via torrent e vários espelhos para download direto.

ubuntu flavours xubuntu2

Esta foi a última flavour, mas não menos importante. Todas elas têm sua parcela de importância na comunidade Linux e trazem uma variedade muito grande de opções para os usuários que preferem utilizar a base Debian/Ubuntu em seu trabalho diário.

Os sabores não oficiais do Ubuntu

Além das variações oficiais, temos três flavours não oficiais do Ubuntu mantidas por entusiastas, designers e programadores da comunidade, são elas:

Ubuntu DDE (Deepin Desktop)

UbuntuDDE é uma versão Remix do sistema Ubuntu com Deepin Desktop Environment (DDE). Ela utiliza um dos ambientes de desktop considerado um dos mais bonitos pela comunidade, mesmo que beleza seja algo subjetivo. Sua primeira versão foi UbuntuDDE Remix 20.04 baseada na versão LTS e suportado pela comunidade.

Ubuntu Cinnamon Remix

O Ubuntu Cinnamon Remix é uma flavour do Ubuntu voltado para a comunidade, oferencendo o Cinnamon Desktop do Linux Mint com o Ubuntu. Essa versão visa estabilidade, velocidade e elegância.

Ubuntu Unity

O Ubuntu Unity é a flavour não oficial do Ubuntu com o saudoso ambiente Unity7, este era o ambiente utilizado pelo Ubuntu de 2010 a 2017.

Você acredita que alguma dessas flavours não oficiais deveriam ser oficializadas pela Canonical? Quais delas?

Compartilhe conosco também qual variação do Ubuntu você usa ou prefere.

Fique atento, pois novas versões LTS serão adicionadas a essas páginas de download em abril deste ano.

Muito obrigado pela leitura até aqui. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoTecnologia

Adeus Apple! Migrando do macOS para o Linux

TecnologiaVídeo

O que a Microsoft não te contou sobre o Recall no Windows 11

TecnologiaVídeo

EPOMAKER x AULA F75 - O teclado super completo pode ser seu, de presente!