Ubuntu 16.04 Xenial Xerus chega ao fim da vida

Ubuntu 16.04 Xenial Xerus chega ao fim da vida

O Ubuntu é um dos sistemas mais utilizados no mundo inteiro, seja em servidores ou desktops, além de estar presente na base de vários sistemas como o Zorin OS, Linux Mint, Pop!_OS e muitos outros projetos.

Após longos 5 anos a versão 16.04 LTS apelidada de “Xenial Xerus” chegou ao fim de sua vida, e não será mais mantida pela Canonical. 

Quer saber um pouco mais sobre essa versão? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Ubuntu.

Ubuntu 16.04 LTS, um lançamento e tanto…

Lançado em abril de 2016, o Ubuntu 16.04 “Xenial Xerus” foi um ótimo lançamento para sua época e sendo a última versão LTS que trouxe o ambiente gráfico Unity por padrão, já que a Canonical decidiu voltar ao GNOME.


Além de sua versão principal e suas flavours, outros sistemas e suas versões também são afetados pelo fim do suporte, como o Linux Mint 18, elementary OS 0.4 e Zorin OS 12.

Ubuntu ESM? É realmente o fim?

Depende. Embora o suporte regular do sistema tenha chegado ao fim, existem empresas que não estão dispostas a migrar seus servidores para uma versão mais recente do sistema, e para elas, a Canonical oferece um serviço de manutenção de suporte estendido (ESM).

O Ubuntu 16.04 ESM é pago e não é destinado aos usuários comuns, mas para ambientes empresariais que precisam de tempo para migrar. Essa versão receberá suporte com patches de segurança até 2024.

Saiba mais sobre essa versão no site do Ubuntu.

Para qual distribuição devo migrar?

Caso você seja um usuário doméstico ou não queira que sua empresa gaste com suporte estendido, chegou a hora de atualizar o sistema.  Há alguns meses, publicamos um artigo falando sobre a importância de possuir um sistema atualizado e após 5 anos de uso, você merece um sistema novinho em folha.

Caso você seja um usuário doméstico e queira continuar usando uma versão LTS, recomendamos o próprio Ubuntu 18.04 LTS ou 20.04 LTS. Se você estiver disposto a testar novos sistemas, existem várias opções como o Linux Mint, Zorin OS ou até mesmo Pop!_OS. Caso queira sair da base Debian, existem alternativas como o Fedora e o Regata OS que podem te surpreender.

Se você trabalha em uma empresa e chegou a hora de migrar de sistema, uma das melhores opções certamente é o Ubuntu 20.04 LTS que possui suporte até 2025. Existem também alternativas como o Debian, CloudLinux e o Alma Linux caso você queira realizar uma grande mudança.

Você utiliza o Ubuntu? Ele está devidamente atualizado? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste