Pop!_OS

Pop!_OS recebe correção no APT para evitar que usuários quebrem o sistema

Migrar para Linux pode ser uma tarefa complicada, principalmente para os iniciantes que desejam se aventurar sozinhos e sem querer acabam quebrando o sistema operacional em ações simples, como instalar a Steam!

E isso mesmo que você ouviu, recentemente, Linus, não o Torvalds, mas sim o do canal Linus Tech Tips foi instalar a Steam em seu Pop!_OS e acabou quebrando o sistema, fazendo com que os desenvolvedores liberassem uma correção através no gerenciador de pacotes APT.

O Pop!_OS não te odeia Linus…

Bem, caso você ainda não saiba do que se trata, o canal Linus Tech Tips é um canal no YouTube voltado a tecnologia e não, seu foco principal não é Linux. O nome Linus vêm do nome do criador Linus Sebastian.

Recentemente, Linus e Luke, criadores de conteúdo no canal fizeram um vídeo onde mostram o início de sua “migração” para o sistema do pinguim, porém, nada saiu como esperado e Linus quebrou o Pop!_OS durante a instalação de um software.

Tudo não passou de um pequeno mal-entendido (falta de leitura), mas a repercussão do vídeo fez com que os desenvolvedores da System76 aplicassem uma correção no gerenciador de pacotes APT, para que novos usuários não se frustrem com o sistema.

image 23

Não adianta apontar um culpado

Após passar por alguns sites e redes sociais, vi muitos usuários apontando que o culpado era Linus por não ter pedido ajuda a um amigo ou ao menos ter lido o texto antes de digitar “Yes, do as I say!”.

image 22

Observe nesta captura de tela do vídeo que para instalar a aplicação Steam, alguns dos pacotes a serem removidos são “pop-desktop”, “pop-session” e “xorg” essenciais para o sistema.

Está certo que ele não teve uma das melhores experiências e ler um pouco, ou quem sabe se a Pop!_Shop realizasse a instalação corretamente, este problema teria sido evitado.

Vale dizer que se não fosse ele, outros usuários iniciantes poderiam se deparar com este problema e perder o sistema, tendo uma visão ruim sobre o Linux, porém, a repercussão do vídeo fez com que os desenvolvedores tomassem uma atitude rápida.

Corrigindo um problema antigo

Segundo Jeremy Soller, engenheiro da System76, o problema foi causado pela falta de uma biblioteca de 32 bits que não existe no Launchpad e como a Steam é um pacote 32 bits, ela pediu um downgrade de alguns pacotes para resolver as dependências e instalar o software.

Embora essa tenha sido uma péssima primeira impressão do sistema para Linus, a comunidade Linux em geral se divertiu, com vários criadores de conteúdo postando memes em suas redes sociais, como as contas oficiais do Linux For Everyone e Gaming on Linux.

Você já passou por algum perrengue parecido em algum sistema? Eu já e não foi legal. 

Compartilhe suas experiências frustrantes com o sistema do pinguim nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Pop!_OS

    Como configurar a ZRAM no Pop!_OS

    Pop!_OS

    Kernelstub: gerencie o kernel padrão e opções de boot no Pop!_OS

    Pop!_OS

    Veja como corrigir o problema de o Pop!_OS não exibir thumbnails