O Pop!_OS é um sistema operacional incrível e está sempre buscando inovar para que cada lançamento tenha um recurso diferente que irá otimizar o workflow de seus usuários.

O principal engenheiro da System76 Jeremy Soller afirmou em seu perfil no Twitter que espera que o sistema se torne o mais próximo possível de uma distribuição que atenda a todos os públicos.

Vamos falar um pouco sobre os posicionamentos de Jeremy e como podem impactar nos eventuais planos que a System76 tem para o seu sistema.

Pop!_OS em todas as bases?

Recentemente, em um tweet Jeremy Soller afirmou que a equipe está trabalhando em fornecer a experiência do Pop!_OS para qualquer distribuição, sem perda de recursos e dependência de repositórios de terceiros.

Atualmente é possível utilizar o Pop Shell em projetos que utilizam GNOME, porém, nem todos os recursos disponíveis no Pop!_OS estão incluídos, visto que a System76 realizou várias mudanças ao longo do tempo.

Rust, a linguagem do momento

Uma mudança que a equipe do sistema fez há alguns dias foi migrar o Pop Launcher de JS para Rust, o que trouxe ainda mais rapidez e eficiência para a ferramenta, tornando-a melhor do que a pesquisa do GNOME em alguns casos.

Segundo Jeremy Soller, essa mudança torna o porte da ferramenta ainda mais fácil.

Momentos de tensão

Se você acompanha o Jeremy Soller ou algum dos desenvolvedores do GNOME no Twitter, deve saber que a situação anda um pouco tensa, agora que o libadwaita não oferece suporte a temas de terceiros.

Isso leva o Pop!_OS e algumas outras distribuições como o Zorin OS, Ubuntu, Manjaro a um impasse, visto que a identidade do sistema não vai ser retratada através do tema Adwaita.

COSMIC, sua nova interface?

Após esse pequeno “problema” da libadwaita no GNOME que inviabilizaria o Pop!_OS de manter sua identidade visual em todos os aplicativos, a System76 pode estar planejando ter sua própria interface.

Mesmo utilizando o GNOME como base, o COSMIC parece bastante uma nova interface, trazendo recursos únicos. Segundo o próprio Jeremy, haverá menos do GNOME, de forma semelhante ao que aconteceu com o elementary OS.

Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas a equipe da System76 está trabalhando em algo grandioso para as próximas versões do sistema.

Você utiliza o Pop!_OS? O que você acredita que a System76 está aprontando? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Pop!_OS 21.10 pode ser lançado com versão em ARM
Continue lendo

Pop!_OS 21.10 pode ser lançado com versão em ARM

O Pop!_OS 21.10 está há poucas semanas de seu lançamento oficial e contará com algumas novidades que podem deixar os usuários do sistema bastante empolgados, incluindo uma possível versão em ARM.
COSMIC, uma nova forma de usar o Pop!_OS!
Continue lendo

COSMIC, uma nova forma de usar o Pop!_OS!

A System76 está desenvolvendo uma nova ferramenta que irá revolucionar a forma com que você usa seu desktop. Vamos falar um pouco sobre o COSMIC?
Pop Shell: Como instalar em outras distros?
Continue lendo

Pop Shell: Como instalar em outras distros?

O Pop Shell é uma ferramenta de produtividade incrível para usuários com monitores ultrawide ou que abrem várias janelas. Saiba como instalá-lo em sua distribuição GNOME favorita!