LinuxTecnologia

Chrome OS rodando apps de Linux melhor do que nunca

O Chrome OS é um dos sistemas operacionais mais comentados nos últimos anos e mesmo o Google não tenha liberado uma versão oficial do sistema que possa ser instalada em qualquer computador, a sua popularidade não para de crescer.

Mais popular a cada dia

Felizmente o Chrome OS é um software de código aberto, o que permitiu a comunidade desenvolver versões e métodos de instalação alternativos que permitem utilizá-lo em qualquer computador que atenda aos requisitos mínimos. Tal esforço da comunidade tem contribuído bastante para o crescimento da popularidade do sistema.

Outro fato que tem atraído cada vez mais a atenção da comunidade Linux e open source para o sistema ocorreu há cerca de três anos, quando o Google anunciou que o Chrome OS iria suportar aplicações desenvolvidas originalmente para as distribuições Linux.

Aplicações de Linux rodando no Chrome OS

Após um longo caminho e muito trabalho duro, recentemente a empresa norte-americana divulgou que o suporte às aplicações Linux pelo Chrome OS está finalmente saindo da fase beta.

chrome os chromebook

A novidade, conforme anunciada durante o evento “Google I/O” de 2021, estará disponível para todos os usuários que estiverem utilizando o sistema na versão 91 ou superior.

Mais melhorias para o sistema do Google

Várias melhorias em diferentes áreas do Chrome OS tem sido feitas nos últimos tempos, proporcionando um melhor funcionamento das aplicações Linux na plataforma. Dentre essas melhorias podemos destacar:

  • A adição de recursos para aprimorar a estabilidade das aplicações rodando no Chrome OS;
  • Um processo de atualização mais rápido que atualiza o “contêiner Linux” ao mesmo tempo que o restante do sistema operacional;
  • Uma nova e mais robusta aplicação de terminal;
  • Melhorias no suporte a dispositivos USB;
  • Melhor compatibilidade com softwares capazes de utilizar aceleração por hardware, entre outros.

As dificuldades de ser um novato

Um dos maiores desafios que os novos sistemas operacionais têm que enfrentar ao tentar conquistar o seu lugar no mercado é a falta de aplicações desenvolvidas para ele. Ao compatibilizar o Chrome OS com aplicativos nativos de Linux o Google consegue diminuir significativamente os efeitos deste problema, já que o catálogo de softwares compatíveis com o mesmo acaba se tornando muito maior.

Você já testou alguma das versões não oficiais do Chrome OS que podem ser instaladas em “qualquer” computador, ou teve a oportunidade de utilizar um Chromebook? Conte nos comentários abaixo quais são as suas expectativas para o futuro do sistema operacional do Google.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!