Sistemas operacionais

Linux Lite 5.6 é lançado com modelo “Pague o Quanto Puder”

Se você possui uma máquina antiga ou com configurações muito fracas, já deve ter procurado por distribuições leves e provavelmente se deparou com o Linux Lite em alguma destas pesquisas.

Baseado no Ubuntu LTS e trazendo a interface gráfica Xfce, o Linux Lite é um projeto bastante conhecido e recentemente chegou a sua versão 5.6, trazendo algumas novidades para seus usuários.

Para hardwares novos e antigos

A nova versão do sistema é baseada no Ubuntu 20.04.3 que foi lançado recentemente pela Canonical, porém, traz por padrão o kernel Linux 5.4 LTS ao invés da versão 5.11 HWE que chegou com o lançamento do Ubuntu 21.04.

Utilizar uma versão LTS de um kernel garante ainda mais segurança para os usuários, além de uma compatibilidade maior com hardware antigos.

Vale ressaltar que o Linux Lite permite a instalação de qualquer kernel lançado a partir da versão 3.13, o que irá ajudar bastante usuários que possuem máquinas antigas em casa e desejam dar uma sobrevida.

Recursos interessantes

O Linux Lite 5.6 traz o Python 3, um manual de ajuda do sistema totalmente atualizado e a capacidade de editar o menu de inicialização para exibir a nomenclatura correta, contanto que a distribuição controle o GRUB.

O utilitário Lite Tweaks também possui integração completa ao navegador de internet Brave, podendo limpar o cache através de um botão e defini-lo como o navegador padrão do sistema.

image 38

Pague o quanto puder

Uma mudança que a equipe do Linux Lite trouxe neste lançamento do sistema, foi a adoção do modelo “Pay what you Can” (pague o quanto puder) que o elementary OS vem utilizando há alguns anos.

“Esta é uma estrada que eu nunca pensei que tomaria, mas não temos escolha”, disse Jerry Bezencon.

O “Pay what you can” irá ajudar o projeto a inovar ainda mais e apresentar novos recursos a cada lançamento, ajudando os desenvolvedores a se manterem através de doações da comunidade.

Lembre-se que o Linux Lite sempre continuará gratuito para download através de seu site oficial. Caso você já utilize a distribuição, basta manter o sistema atualizado para receber os novos recursos.

Você conhece o Linux Lite? O que acha da adoção do modelo “Pay what you can”? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

    VídeoSistemas operacionais

    Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)

    VídeoSistemas operacionais

    Steam OS, um sistema operacional controverso