Sistemas operacionaisVídeo

Endless OS, um Linux para iniciantes e para a inclusão digital

O Endless OS é uma distribuição Linux especial, com um motivo muito nobre para existir, que se estende além do próprio sistema operacional. Fazia algum tempo que essa distro não estava em nosso radar, e agora notamos como o projeto se tornou uma opção muito interessante para a inclusão digital e a introdução de novos usuários ao Linux. 

Uma distro com raízes brasileiras

Todo mundo sabe que “inclusão digital” é um assunto sério e importante, mas quantas vezes presenciamos alguém realmente fazendo algo? A Endless OS Foundation, instituição por trás do sistema operacional, abraçou essa causa ainda em 2013, e desde então, com pesquisas e ações, vem criando soluções para diminuir o impacto do analfabetismo digital no mundo.

O projeto foi criado sob a liderança de Matthew Dalio e Marcelo Sampaio, com os primeiros escritórios em São Francisco, Califórnia, nos EUA, e também no Rio de Janeiro, no Brasil. O Endless OS tem fortes raízes brasileiras e nos primeiros anos do projeto foram feitas pesquisas com a população da favela da Rocinha do Rio de Janeiro, e em alguns outros países como a Guatemala para identificar as necessidades das pessoas e como essas pessoas entendiam “computação”.

Entre várias tentativas, em 2016 o Endless Mini foi lançado, um computador custando entre US$ 80 a 100, feito para ser usado com equipamentos que as pessoas já tinham em casa. Ele conta com uma saída de vídeo RCA para TVs, por exemplo, além de HDMI. Muita gente não tinha computador em casa e obviamente não tinha monitor, mas quase todo mundo tinha uma TV, ainda que simples, e essa pequena saída de vídeo permitia que as pessoas usassem as suas TVs para ter acesso à internet e a conteúdo.

Endless OS, um Linux para iniciantes e para a inclusão digital 1

Comprar um teclado e um mouse é bem mais barato do que um monitor exclusivo para o PC. Infelizmente o Endless Mini acabou não dando certo, especialmente no Brasil, onde o que era para ser um PC de baixo custo, passou a custar quase mil reais na época, impostos, para variar.

O Endless Mini deixou o seu legado, enqunato a Endless e o Endless OS continuaram focando nos objetivos principais: fornecer um sistema que seja acessível, gratuito, com uma interface amigável, baseada em pesquisas feitas com o público alvo, que seja resistente a vírus, sem necessidade de manutenção e que tenha a incrível qualidade de fornecer o conteúdo da internet de forma offline.

Segundo dados de 2023, cerca de pelo menos um terço da população mundial ainda não tem acesso à internet, isso sem contar uma boa parte que tem acesso restrito, com planos de dados pequenos e caros, ou internet instável e de baixa velocidade.

Para ajudar essas pessoas, o pessoal da Endless desenvolveu uma série de ferramentas focadas em acesso ao conhecimento, mesmo sem internet. Lembra de quando mostramos sobre “como baixar a internet”? O projeto Kiwix, uma das estrelas daquele vídeo, tem como um de seus parceiros, justamente a Endless.

Para que você tenha uma melhor noção dos recursos e funcionalidades do Endless OS, mergulhemos no sistema operacional.

Endless OS, uma distro Linux que pode ser baixada em .exe

No site do Endless OS, temos uma bela apresentação do sistema, mas indo para sessão de download podemos ver como ele foi pensado para pessoas sem conhecimento técnico muito avançado. Quantas distros Linux tem um instalador em .exe? Não muitas, provavelmente. O instalador em .exe pode ser usado para criar uma instalação do sistema operacional em um computador com Windows em poucos cliques.

Para aqueles que já conhecem melhor os caminhos mais técnicos, temos uma ISO para você baixar e usar como faria com qualquer outro sistema operacional, além das versões para máquinas virtuais e a versão em ARM, que hoje em dia foca no suporte ao Raspberry Pi e similares.

Na opção de ISO, por exemplo, temos os downloads diretos e torrents da versão básica, com um pouco menos de 4 GB de tamanho. Ela contém suporte a todos os idiomas, mas vem com apenas utilitários básicos do sistema. Se você for o tipo de pessoa que não tem problema de acesso à internet e gostaria de usar o Endless OS, essa é provavelmente a versão mais adequada. Mas ela não é a única!

Temos a versão completa em inglês, uma ISO de quase 24 GB de tamanho. A versão em francês, com quase 13 GB, a versão em português do Brasil, com quase 16 GB e a versão em espanhol, com 1 GB a mais que a versão em português. Baixamos a versão básica e a completa para mostrar para vocês.

Instalando o Endless OS

Primeiro, precisamos instalar o Endless OS no computador, o processo é o mesmo para a versão básica ou completa, com 3 ou 4 cliques você já tem o sistema instalado. Talvez os usuários mais avançados sintam falta de opções mais detalhadas de particionamento, mas pensando no público alvo do Endless OS, é exatamente como deve ser, simples e sem muitas escolhas a serem tomadas.

Endless OS, um Linux para iniciantes e para a inclusão digital 2

No primeiro boot, somos convidados a definir o idioma do sistema, escolher o layout do teclado, e criar a nossa conta de usuário, chegando então ao desktop.

Endless OS, um Linux para iniciantes e para a inclusão digital 3

O Endless OS usa uma interface chamada Endless Shell, que modifica o funcionamento padrão do GNOME. A Endless inclusive é uma apoiadora tradicional do projeto GNOME, empregando desenvolvedores e fomentando a melhoria do projeto.

Se parar para pensar, esse layout lembra muito a disposição de uma interface Android, exatamente o tipo de computação que a maioria da população está acostumada. Com um campo de busca na parte superior, uma dock com favoritos na parte inferior e os aplicativos dispostos na área de trabalho. Com o botão “aplicativos” e “atividades” no todo da tela, além do painel de configurações na direita. Lembra um pouco até o layout atual do Pop!_OS com o COSMIC feito com GNOME.

Endless OS, um Linux para iniciantes e para a inclusão digital 4

Essa familiaridade é certamente muito bem-vinda, e como você pode ver, nessa edição básica, o sistema vem com uma suíte Office completa, o LibreOffice, o navegador Chromium pré-instalado e somente mais alguns utilitários para consumir mídias e fazer a gestão do próprio sistema.

O restante dos softwares deve ser obtido pela loja de aplicativos, que é a GNOME Software. As janelas têm os controles tradicionais do Windows na parte superior direita.

Endless OS, um Linux para iniciantes e para a inclusão digital 5

O que tem na instalação completa do Endless OS?

Agora vejamos como é a versão completta em português, uma grande ISO de quase 16 GB. A instalação da edição completa é exatamente igual à versão básica, a diferença está realmente no tamanho de espaço em disco requisito por ela. Como existe muito mais conteúdo para ser copiado para o disco do computador, essa instalação pode demorar um pouco mais também para finalizar, se comparada a edição básica.

A principal diferença está na série de aplicativos de conteúdo criada pela Endless para o sistema, trazendo meios de mergulhar em temas que de outra forma só estariam disponíveis online. Aprender sobre cozinha, saúde, mitologia, geografia, história, astronomia está literalmente a poucos cliques, e nada disso requer internet.

Endless OS, um Linux para iniciantes e para a inclusão digital 7

Essa versão do Endless também vem repleta de aplicativos extras para mentes criativas, para produzir conteúdo, também acompanha jogos educativos que podem ensinar conceitos de física, por exemplo, além de ferramentas educacionais para ensinar programação, lógica e diversas outras matérias.

Se a versão básica é a que você deveria instalar no seu PC caso tenha um bom acesso à internet, essa versão aqui, além de ser ótima para quem tem uma conexão limitada ou simplesmente não tem acesso à internet, também é excelente para escolas, bibliotecas e qualquer outro local de aprendizado.

Endless OS, um Linux para iniciantes e para a inclusão digital 6

Endless Key: todo o conhecimento em um só lugar

O Endless Key é uma ferramenta da Endless para simplificar o processo de distribuição de conteúdo educacional do sistema, criando um aplicativo que inclui tudo o que há de conhecimento no Endless OS em um só lugar, em vez de ter uma para cada tema.

O Endless Key está disponível, inclusive, na Google Play, para Android, na Microsoft Store, para Windows e também no Flathub para Linux.

Dentro dele temos conteúdos diversos, que podem ser customizados conforme o seu perfil de estudante, por assim dizer, e novamente, todos os recursos, uma vez baixados, estarão disponíveis de forma offline.

No aplicativo, que ao que parece está disponível somente em inglês por enquanto, temos categorias de estudos, incluindo vídeos também, tutoriais e muito mais.

No momento o Endless Key, ao menos para o público brasileiro, não me parece ser uma solução melhor do que os outros aplicativos, mas ele tem um imenso potencial, sem dúvida, além de ser menos trabalhoso de manter, eu imagino.

O trabalho da Endless é simplesmente bonito de ver do ponto de vista social, mas ele também é um trabalho bem primoroso do ponto de vista técnico, então, por que a gente não fala um pouco disso?

Testando o Endless OS

O Endless OS é baseado no Debian, usa Wayland por padrão e é um dos primeiros sistemas Linux de desktop a aplicar conceitos de imutabilidade usando OSTree, desde quando isso nem era moda. Se você tentar fazer a atualização pelo terminal ou se tentar instalar algo, ficará bem claro que se trata de um sistema de apenas leitura.

Endless OS, um Linux para iniciantes e para a inclusão digital 8

A gestão de atualizações do sistema, deve ser feita preferencialmente de forma gráfica pela loja de aplicativos. Os updates são automáticos por padrão e também pode ser agendados para horas específicas do dia. No caso do usuário ter uma internet ruim ou ser muito caro, pode ser conveniente atualizar somente em determinados momentos.

Os softwares que instalamos são apenas flatpaks ou web apps, mas tem algumas diferenças, se você procurar por “Google Chrome” por exemplo, o flatpak disponível não é do flathub por padrão, e sim uma da própria Endless, apesar de ser possível trocar.

O Chrome do Flathub é empacotado por alguém da comunidade, certos aplicativos, especialmente navegadores, é bom sempre usar a versão feita pelo fabricante original ou por alguém que você confie 100%. Como não tem como instalar o Chrome .deb no Endless OS, essa parece ser a melhor solução.

Já os web apps agora são gerenciados pelo GNOME Web, o navegador do GNOME, que já vem no sistema, embora a adição de alguns mais famosos, como o do YouTube, pode ser feita direto pela GNOME software.

Endless OS, um Linux para iniciantes e para a inclusão digital 9

Uma das potenciais limitações do Endless OS como um sistema imutável e que basicamente suporta flatpaks, é que alguns softwares podem não rodar nele. Caso queira usar o sistema para alguma outra coisa mais profissional, como desenvolvimento, pode ser necessário acessar recursos que envolveriam alterar a raiz do sistema, como adicionar novos aplicativos de linha de comando, novas bibliotecas e assim por diante.

Felizmente, o Endless OS já vem com suporte ao Podman, significando suporte para softwares em contêineres, tanto usando podman, quando o Docker, para isso é só usar o toolbox. Inclusive, a Endless tem um contêiner do próprio debian do Endless os, sem as limitações que você teria no sistema com base imutável.

Dentro desse contêiner você pode instalar qualquer coisa que queira, tipo o VIM, além disso, como ele é pensado para desenvolvedores, já vem com algumas coisas pré-instaladas, como o git, entre outros. O toolbox em si é uma ferramenta bem interessante, e você pode, tecnicamente, rodar até outras distros nesses contêineres, tipo o Ubuntu ou o Fedora, e instalar softwares dos repositórios deles.

Pelo que percebemos, dá para instalar aplicativos gráficos também, mas ele não fica com o tema correto. De qualquer forma, idealmente o toolbox seria usado para coisas mais técnicas mesmo.

Gostamos tanto da proposta do Endless que cogitamos deixar instalado para usar por mais tempo. É um projeto tão legal e um sistema tão bem ajustado, que a gente se pergunta se o Endless OS não seria para a indústria, uma alternativa melhor do que o Lux, por exemplo. Conheça essa pérola de Linux da Lenovo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!