Enquanto as big techs Microsoft, Apple e Google tem trazido novidades sobre inteligência artificial para seus sistemas operacionais, o Deepin 23 está sendo a primeira distro Linux a prometer uma integração mais relevante do que uma janela para o ChatGPT.
Grandes promessas para o Deepin 23 RC2
As notas de lançamento do Deepin 23 RC2 surpreendem, por falarem sobre uma profunda integração entre o sistema e modelos de inteligência artificial rodando localmente. A distro promete um sistema de busca mais elaborado, denominado Fuzzy Search, que consegue ler informações sobre arquivos, interpretar e auxiliar o usuário a encontrar o que precisa, considerando sinônimos e o contexto geral.
O Personal Knowledge Assistant é uma IA que te ajuda a criar uma base de conhecimento, utilizando documentos que você escolheu. Isso pode te ajudar com busca e interpretação inteligente de dados. Segundo os desenvolvedores, o processamento ocorre pela CPU, demandando pelo menos um processador Core i5 ou equivalente para um bom desempenho. Em futuras atualizações, querem trazer também aceleração por GPU.
Por fim, o Deepin System Assistant promete ser seu assistente, realizando tarefas do sistema via comandos escritos de forma simples. Tudo isso é possível graças a IA dedicada à interpretação de linguagem natural para executar tarefas, ou auxiliar o usuário a realizá-las.
Para quem prefere modelos mais robustos de IA, o Deepin oferece um passo a passo para utilizar serviços como o ChatGPT.
Como foi nossa experiência com a nova IA do Deepin 23?
Com tantas ferramentas baseadas em IA em um sistema operacional a uma instalação de distância, aproveitamos para experimentar o Deepin 23 RC2 numa máquina virtual. Com um desempenho mais lento e instável do que outras distros sob as mesmas condições, a instalação do Deeping 23 foi rápida e fácil.
A ferramenta que reúne as IAs do Deepin chama-se UOS AI, ela fica discretamente posicionada no canto inferior direito, levando um tempo considerável para ser carregada pela primeira vez. Ele pede para cadastrar uma conta.

Clicando, a distro pede para confirmar ter mais de 18 anos, que leu os termos do contrato, pergunta se quer participar da coleta de dados para a melhoria do serviço e oferece duas opções: Utilizar uma assinatura de testes, ou configurar um modelo.

Indo em configurar modelo, o aplicativo pele para inserir a chave de API de algum serviço de IA. Em Get a free trial account, recebemos uma janela informando que está indisponível. Ou seja, aparentemente, ainda não podemos testar a implementação local da inteligência artificial do Deepin 23 RC2.
Esperamos que em futuras atualizações, a IA do Deepin funcione de maneira mais direta e simples. Devemos considerar que o lançamento do Deepin 23 vem sendo trabalhado há bastante tempo e ainda não há previsão para uma versão final. Então muito pode mudar nos próximos meses, com o Deepin sendo uma opção no universo Linux de distro integrada à IA.
Testou o Deepin 23 RC2 em seu computador e conseguiu utilizar a IA? Compartilhe sua experiência com a comunidade do fórum Diolinux Plus!