elementary OS 6 recebe uma série de novidades e correções
Elementary OS

elementary OS 6 recebe uma série de novidades e correções

A equipe do elementary OS está trabalhando duro para deixar seu sistema operacional o mais agradável possível para seus usuários e a cada mês que se passa, vemos pequenas melhorias que fazem toda a diferença no produto final.

Durante o mês de novembro, a equipe esteve trabalhando em algumas melhorias focadas na utilização da interface, que irão aprimorar ainda mais sua experiência de usuário.

Alternando entre as janelas do elementary OS

O movimento de Alt+Tab é um ótimo aliado para aumentar sua produtividade e recebeu algumas melhorias para ficar ainda mais rápido no elementary OS.

Anteriormente, esta troca de janelas utilizava a dock do sistema para mostrar entre quais janelas você estava alternando, enquanto focava a janela selecionada, porém, essa forma de trabalhar não era nada intuitiva e a equipe do elementary resolveu simplificar um pouco as coisas.

image

Agora, ao alternar entre as janelas, você verá uma pequena janela ao centro da tela que mostrará os ícones dos aplicativos que estão sendo executados, reduzindo as informações mostradas e deixando este processo mais rápido e fluído.

image 1

Essa é uma mudança muito bem-vinda no elementary OS e com certeza irá ajudar os usuários a pouparem tempo durante o uso do sistema.

Dialogando com o sistema

Não contente em resolver apenas o problema do Alt+Tab, a equipe do elementary OS também decidiu dar uma pequena atualizada no design dos diálogos de interação que aparecem no sistema.

Ao abrir uma caixa de diálogo, você perceberá que a animação puxa a caixa de diálogo através das bordas da tela, ao invés de simplesmente dispará-la do meio da aplicação, demonstrando de que essa é uma interação transitória.

image 2

Outra mudança notável é que a janela a qual pertence à caixa de diálogo, fica um pouco mais escura, dando foco para a interação e facilitando entender que existe diálogo que  precisa ser tratado antes de prosseguir.

Embora sejam mudanças bastante sutis, elas deixam o sistema um pouco mais moderno e ajudam a reforçar a ideia de que ele é pensado para os usuários.

Melhorias no Menu

Pensando em formas de acelerar o fluxo de trabalho, a equipe do sistema lançou um novo recurso no menu de aplicativos da interface Pantheon, a pesquisa por arquivos e pastas favoritas.

image 10

Isso permitirá aos usuários pesquisar por arquivos marcados como favoritos, ganhando um pouco de tempo, que seria gasto durante a busca no próprio explorador de arquivos.

O mais empolgante desta novidade é que ela segue os padrões de “cross-desk” e caso você não saiba do que se trata, significa que este recurso funcionará independentemente de qual seja seu explorador de arquivos, não sendo limitado apenas ao Pantheon-files.

1, 2, testando som

Outra melhoria que o elementary OS recebeu está totalmente ligada ao indicador e as configurações de som no sistema.  

Ao abrir o indicador, você verá que ele traz novos ícones de dispositivo, para ajudar a tornar ainda mais fácil a escolha de saída de som, além de oferecer algumas melhorias com a interação de rolagem em cima do ícone.

image 11

Já nas configurações de som, foram adicionados ícones de dispositivo semelhantes aos que aparecem no indicador do painel, porém, em um formato maior.

Melhorias na AppCenter

Como já é de rotina, a equipe do elementary OS continua trabalhando em melhorias para sua loja de aplicativos e possui algumas novidades referentes a ela.

Primeiramente, as visualizações de categoria (como Áudio, Sistema, Produção de Mídia, entre outros), serão mostradas no formato de grade, oferecendo eficiência no espaço da tela inicial.

Os aplicativos pagos, gratuitos e não curados foram separados, para que o processo de seleção de aplicativos fique mais transparente e simples para os usuários.

image 12

Além disso, foi adicionada uma nova categoria para aplicativos voltados a “Privacidade e segurança”, para melhorar a distribuição destes softwares que ficavam outrora em categorias como “sistema”.

Por último, mas não menos importante, a capacidade de resposta da interface foi melhorada, tornando a AppCenter ainda mais responsiva e permitindo que ela seja redimensionada em tamanhos ainda mais estreitos.

Você utiliza o elementary OS? O que achou destas novidades? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Elementary OS

    Elementary OS 8 está disponível em acesso antecipado

    Elementary OS

    Elementary OS 7 já está disponível para download

    Elementary OS

    Elementary OS 7 o que sabemos até o momento