O Fragments é um cliente de bittorrent para linux, minimalista, fácil de usar e segue o GNOME HIG, possuindo uma aparência clean, além de diversos recursos. Recentemente, foi anunciado oficialmente a versão 2.0 (beta) do cliente.
Novidades que chegam com o Fragments 2.0
Através de um tweet, Felix Häcker, desenvolvedor GNOME, anunciou os novos recursos que acompanharão a nova versão do cliente bittorrent.
Em uma tradução livre:
“Finalmente! A primeira versão beta do Fragments 2.0 já está disponível! Fragments é um cliente BitTorrent para a área de trabalho #GNOME que dá grande ênfase à usabilidade e recursos bem pensados.”
Felix Häcker
Entre as novidades estão:
Reconstruído do zero
O Fragments 2.0 foi reconstruído do zero usando a linguagem de programação rust, o kit de ferramentas para criação de interfaces gráficas GTK4, além da biblioteca libadwaita.
Estatísticas da sessão
Em sua mais nova versão, o Fragments conta com uma guia de estatísticas, mostrando o uso geral da largura de banda e o tempo de atividade para a sessão atual ou geral.
Mais opções de configuração
Atendendo a pedidos, as preferências do cliente bittorrent também foram revisadas nesta nova versão, incluindo diversas novas opções de configurações, como, por exemplo, a possibilidade de definir uma pasta para torrents que ainda não foram completamente baixados.
Arquitetura completamente modular
Na versão 2.0, o Fragments possuirá uma arquitetura completamente modular, ou seja, não faz diferença se você usa seu computador local como um cliente bittorrent ou um servidor remoto, agora ele poderá ser usado como um controle remoto para sessões do Fragments ou do Transmission.
Em uma tradução livre:
“Por exemplo, eu uso meu Synology NAS como um ‘servidor de download’ executando o daemon do Transmission. Agora posso usar o Fragments como um controle remoto para operar meu servidor de download sem ter que sacrificar a profunda integração com a área de trabalho GNOME pela qual ele é conhecido.”
Felix Häcker
Experimentando o Fragments 2.0
Apesar de possuir uma profunda integração com a área de trabalho GNOME, o Fragments é distribuído como um pacote flatpak, permitindo que os usuários o executem em qualquer distribuição linux e ambiente desktop.
Para experimentar o beta, basta efetuar o download do arquivo flatpak.ref.
E você aí, utiliza o Fragments ou algum outro cliente bittorrent? O que achou da novidade? Forte abraço, pessoal. Até a próxima.