De cara nova: Instale a interface do Elementary OS no Fedora

transforme-o-fedora-no-elementary

Da mesma forma que outras grandes distros como o Ubuntu e Manjaro, o Fedora também possui várias edições com interfaces diferentes. A versão oficial do Fedora Workstation utiliza o GNOME Shell puro, sem modificações visuais e de workflow, mas no site Fedora Spins podemos encontrar edições do Fedora com o KDE Plasma, XFCE, LXqt, MATE, Cinnamon, LXDE e até mesmo o pouco conhecido SOAS Desktop.

Por que não é comum vermos edições oficiais das grandes distros com a interface do Elementary OS?

O fato de o Pantheon Shell do Elementary OS não ser uma das opções pode deixar algumas pessoas chateadas, mas se pararmos para pensar, existe uma razão lógica para isso. Interfaces com o KDE Plasma e XFCE são grandes projetos mantidos por uma comunidade numerosa que tem como objetivo desenvolver um ambiente gráfico que possa ser utilizado pelo maior número possível de distribuições.

O Cinnamon é, de certa forma uma exceção à essa regra, uma vez que foi desenvolvido pelos mantenedores do Linux Mint para ser utilizado na própria distribuição. Todavia, o Cinnamon sempre teve um forte apelo nostálgico dentro da comunidade, uma vez que foi desenvolvido com o objetivo de resgatar as funcionalidades e workflow do GNOME 2, que se perderam com a chegada do GNOME 3.

O Pantheon Shell por outro lado, foi criado e é mantido pela equipe do Elementary OS tendo como foco uma visão singular de uso do computador que é quase exclusiva ao próprio Elementary. Embora eu goste muito do Pantheon Shell, é visível que a grande maioria dos mantenedores de outras distribuições não se interessam muito em manter versões dos seus sistemas com esta interface.

Conjecturando, isso talvez se deva meramente a gosto pessoal, a potencial falta de funcionalidades, ou quem sabe até ao fato de a equipe do Elementary OS não ser assim tão grande e não passar muita segurança quanto a longevidade do projeto.

Não há certezas quanto a isso, mas algo que posso afirmar é que muitas pessoas gostam do visual e workflow do Elementary OS e gostariam de utilizá-lo em outras distribuições Linux. Eu sou uma dessas pessoas, e como usuário do Fedora posso ficar feliz em saber que o Pantheon Shell está disponível nos repositórios do sistema apenas aguardando para ser instalado.

Instalando a interface do Elementary OS no Fedora Workstation 32

Através deste procedimento vamos instalar o Pantheon Shell com mais algumas aplicações que são entregues por padrão no Elementary OS, como por exemplo, softwares de reprodução de músicas e vídeos, calculadora, e etc. Também iremos instalar o Elementary Tweaks, que apesar de não vir instalado por padrão no Elementary será muito útil para realizarmos alguns ajustes finais no sistema.

Para realizar o procedimento será necessário o uso do terminal, porém, não se assuste! 😰 Tudo o que você precisará fazer é copiar e colar alguns comandos. Tão fácil quanto copiar trabalhos escolares da Wikipedia 😅 (não que eu já tenha feito isso 😂).

O primeiro passo é certificar-se de que o sistema esteja completamente atualizado, o que pode ser feito através da GNOME Software (conforme a imagem abaixo), ou pelo terminal com o seguinte comando:

sudo dnf update

Após isso reinicie o seu sistema.

Uma vez que o seu sistema esteja atualizado e tenha sido reiniciado execute o comando abaixo, que irá instalar todo o Pantheon Shell, incluindo várias aplicações extras do ambiente do Elementary OS.

sudo dnf groupinstall 'Pantheon Desktop' -y

Feito isso, o Pantheon Shell já está instalado e poderia até ser iniciado, porém, antes de iniciarmos a nossa nova interface vamos instalar o Elementary Tweaks para realizarmos alguns ajustes finos na interface.

Instalando o Elementary Tweaks

O Elementary Tweaks não está disponível nos repositórios do Fedora, sendo que, a única forma de instalá-lo é compilando o software diretamente do Github. A palavra “compilando” pode assustar algumas pessoas já que este procedimento tem a fama de ser um pouco difícil. Todavia, aqui no Diolinux nós fazemos todo o trabalho difícil por você, e mais uma vez, tudo o que você precisará fazer é copiar e colar os comandos abaixo na ordem em que são apresentados.

Primeiro iremos instalar algumas dependências que são necessárias para a compilação do Elementary Tweaks.

sudo dnf groupinstall "C Development Tools and Libraries" -y
sudo dnf install cmake granite-devel unzip switchboard-devel GConf2-devel polkit-devel vala -y

Agora vamos fazer o download do Elementary Tweaks diretamente do Github.

wget https://github.com/elementary-tweaks/... -O elementary-tweaks-master.zip

Então vamos descompactar o arquivo, e acessar a pasta recém descompactada.

unzip elementary-tweaks-master.zip
cd elementary-tweaks-master

Agora crie e acesse o diretório “build”.

mkdir build
cd build

E por fim vamos fazer a compilação e instalação do software.

cmake -DCMAKE_BUILD_TYPE=Debug -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/usr ../
make
sudo make install

O último passo é instalar as fontes de texto que são utilizadas pelo Elementary OS. Para isso rode o seguinte comando no seu terminal:

sudo dnf install open-sans-fonts google-roboto-mono-fonts

Pronto! Você instalou tudo o que precisa, e já pode acessar o seu Fedora com Pantheon Shell.

Acessando e configurando o Pantheon Shell

Para acessar a interface do Elementary OS no Fedora primeiro faça logoff, selecione o seu usuário, clique sobre o ícone de engrenagem no canto inferior direito da tela, selecione “Pantheon” e então faça login.

Ao ser acessado pela primeira vez o Pantheon Shell estará com temas de interface, ícones e fontes desconfigurados, mas com apenas alguns passos, tudo estará em seu devido lugar.

interface-do-elementary-os-no-fedora

No menu de aplicativos pesquise por “configurações” e então clique em “Configurações do Sistema”. Agora clique em “Ajustes” e conforme mostrado na imagem abaixo selecione “elementary” em todas as configurações de temas. Selecione a opção “elementary” também na sessão “Layout”.

interface-do-elementary-os-no-fedora

Agora na aba “Fontes” em “Fonte padrão” selecione “Open Sans Regular” no tamanho “9”, em “Fonte do documento” selecione a “Open Sans Regular” no tamanho “10”, em “Fonte monoespaçada” selecione a “Roboto Mono Regular” tamanho “10”, e em “Fonte da barra de título” selecione “Open Sans Bold” no tamanho “9”.

selecionando-fontes-do-elementary-os-no-fedora

Por fim, ainda em “Configurações do sistema” clique em “Área de trabalho” e escolha o wallpaper padrão do Elementary OS ou qualquer outro da sua preferência.

pantheon-desktop-no-fedora

Parabéns! Você que chegou até aqui já pode desfrutar de toda a beleza da interface do Elementary OS no Fedora Workstation 32! Viu como foi fácil? 😁

O vídeo abaixo mostra toda a realização do procedimento mostrado neste artigo, então caso tenha restado alguma dúvida, ou você simplesmente prefere consumir o conteúdo em um formato diferente, aqui está:

Em breve estarei trazendo um artigo sobre como utilizar a DDE (Deepin Desktop Environment) no Fedora. Fique ligado, e diga nos comentários quais conteúdos você mais quer ver aqui no blog!

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como criar um slidshow de forma fácil no Linux
Continue lendo

Como criar um slidshow de forma fácil no Linux

Quando tiramos várias fotos com os nossos celulares ou com as nossas câmeras digitais e passamos elas para o nosso computador e queremos apresentar para os amigos ou familiares, não queremos ficar “presos” ao teclado e ficar clicando nas “setinhas” para passar ou retroceder as fotos ou imagens.