A comunidade Linux trabalha para  melhorar cada vez mais o suporte do Wayland, que em breve ele possa substituir o antigo Xorg de forma completa nas principais distribuições do mercado.

Recentemente, a NVIDIA anunciou a mais nova versão de seus drivers proprietários para Linux que oferece ainda mais compatibilidade com o protocolo Wayland graças ao suporte ao GBM.

Uma experiência cada vez melhor para o Wayland

Embora conte com diversas implementações e a tecnologia do Wayland esteja cada vez mais próxima de se tornar o padrão de diversas distribuições de Desktop, usuários de placas gráficas NVIDIA ainda precisam de utilizar o Xorg, para obter o máximo de desempenho, mas isso está bem próximo de mudar.

Recentemente, a versão 495.44 dos drivers proprietários para as placas de vídeo da empresa foram lançados e dentre as melhorias e otimizações que chegaram, um novo recurso apresentado pode melhorar de forma drástica o suporte do Wayland ao driver proprietário.

Conheça o Gerenciador de Buffer Genérico 

O gerenciador de Buffer Genérico (ou simplesmente GBM), é uma API que fornece um mecanismo de alocação de buffers para a renderização de gráficos vinculados ao Mesa Driver.

Ele é utilizado como uma plataforma nativa para a API EGL através do Direct Rendering Manager (DRM) ou openwfd, permitindo diversas melhorias e otimizações na renderização.

A adição deste suporte por parte da NVIDIA, implementa um driver de back-end para o GBM que pode ser utilizado com o GBM dos drivers Mesa a partir da versão 21.2.

Outras melhorias no driver da NVIDIA

Embora o suporte ao GBM seja um dos principais atrativos desta versão do driver da NVIDIA, ele não é a única mudança que a empresa trouxe para essa série.

Agora temos um indicador fácil de usar em torno do suporte para BAR redimensionável (ReBAR), correções para possíveis travamentos do servidor X.Org, várias extensões Vulkan adicionadas, diversas otimizações e correções de Bugs.

Outra mudança que vale nota é a versão mínima do kernel Linux para a instalação do driver proprietário, que passou da 2.6.32 para a versão 3.10.

Para atualizar os drivers da placa de vídeo em sua máquina e usufruir de todas as melhorias, basta manter o sistema atualizado ou baixar a versão mais recente através do site oficial da NVIDIA.

Você possui placas de vídeo NVIDIA? Já tentou utilizar Wayland nas últimas versões do driver? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
NVIDIA com Wayland?
Continue lendo

NVIDIA com Wayland?

A NVIDIA está trabalhando em formas de melhorar seu suporte a Wayland no Linux e as notícias são bem animadoras.