Placas de vídeo da NVIDIA são ótimas soluções para diversos produtores de conteúdo, jogadores e alguns usuários domésticos que necessitem de um certo poder gráfico em seus computadores.
Porém, mesmo com todo o poder que essas placas possam oferecer, elas não se dão muito bem com usuários Linux que precisem utilizar Wayland, já que seu driver proprietário não traz suporte a tal tecnologia.
Essa história está prestes a mudar, já que a nova versão dos drivers proprietários para estas placas de vídeo serão mais amigáveis ao Wayland. Sendo assim, prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre a NVIDIA.
Ainda mais amigável com Wayland!
Embora fosse possível utilizar o Wayland de forma satisfatória através do NOUVEAU (driver de código aberto), os usuários não poderiam acessar todo o desempenho que o driver proprietário oferece.
A empresa já estava trabalhando em formas de melhorar o suporte ao Wayland (já que esse servidor gráfico é o futuro do desktop Linux). Para isso, os drivers 470 da NVIDIA, irão trazer algumas melhorias para o Xwayland.
O que é o XWayland?
O Xwayland é uma camada de compatibilidade para que aplicativos que necessitem do servidor X (Xorg) possam funcionar de maneira satisfatória ao serem utilizados no servidor Wayland.
DMA-BUF no Driver Nvidia
A empresa está há algum tempo trabalhando para que seu driver proprietário possa suportar buffers de passagem como o DMA-BUF. Essa implementação irá permitir ao driver proprietário um suporte melhor ao Wayland (se compararmos com o EGLStreams).
A equipe da NVIDIA anunciou que esse suporte estará presente na versão 470 de seu driver, e é um ótimo começo para seu suporte ao Wayland.
Wayland por padrão
Após a decisão da Canonical sobre manter o Wayland por padrão no Ubuntu, uma das primeiras coisas que eu pensei foi quanto ao suporte da NVIDIA e suspeitei que ele estaria próximo.
O Ubuntu é uma das distribuições Linux que possui maior influência no mercado e uma mudança desse porte, não iria ser tomada sem algum tipo de plano para os usuários de placas gráficas da NVIDIA.
Daniel Van Vugt da Canonical que também é conhecido por seu trabalho com desktop GNOME, forneceu uma observação sobre o uso de Wayland em placas NVIDIA:
The main reason not to use Wayland on NVIDIA is that it doesn’t support hardware acceleration of X11 apps (most apps and all games).
A principal razão para não usar wayland na NVIDIA é que ele não suporta aceleração de hardware de aplicativos X11 (a maioria dos aplicativos e todos os jogos).
1. They are rendered in software on the CPU, so that’s a significant step backward. But NVIDIA has a fix on the way.
2. Also, I am advised they’re making the next driver release (470) even more Wayland-friendly. So those are the two main things we’re waiting on right now.
1 – Eles são renderizados em software na CPU, de modo que é um passo significativo para trás. Mas a NVIDIA tem uma correção no caminho.
2 – Além disso, estou avisado que eles estão fazendo a próxima versão de driver (470) ainda mais amigável wayland. Então essas são as duas principais coisas que estamos esperando agora.
Considerações finais
É possível que em alguns meses a versão 470 dos drivers da NVIDIA estejam disponíveis para os usuários de Linux, e que após esse lançamento, utilizar o Wayland por padrão seja algo comum entre as distribuições.
Você utiliza NVIDIA? O que acha dessa mudança? Deixe para gente nos comentários e até o próximo artigo!