Nvidia

Novo driver Vulkan para NVIDIA chega ao Linux

Atualmente, para utilizar todo o potencial da sua placa de vídeo NVIDIA em sistemas Linux, é necessário baixar o driver proprietário da marca, o que pode dificultar a usabilidade, principalmente logo após a instalação do sistema operacional ou da placa de vídeo. Além disso, quem não sabe dessa limitação, pode se frustrar com o Noveau, driver de código aberto que permite que a placa dê vídeo, mas, não vai muito além. Não seria ótimo se tivéssemos uma solução aberta que vem junto ao sistema e já satisfizesse a maioria dos usuários? É exatamente essa a proposta do driver Vulkan NVK. 

Após um ano de desenvolvimento, temos uma versão funcional do NVK, capaz de rodar jogos pelo Vulkan, compatível com diversas placas de vídeo NVIDIA. Entenda como isso está ocorrendo e de que maneira pode te impactar como usuário.

Um driver Vulkan aberto para sua placa de vídeo NVIDIA

No último dia 04 de agosto, Faith Ekstrand, um dos líderes do projeto, anunciou que o NVK atingiu um marco importante: foi integrado à suíte Mesa, estando presente, a partir da edição 23.3. Esta suíte integra os principais drivers de código aberto de placas de vídeo para o Linux, como Intel e AMD, mantidos pelas próprias empresas, além do Noveau para a NVIDIA, mantido pela comunidade.

Como praticamente todas as distros trazem por padrão o Mesa, em breve teremos o NVK vindo junto ao sistema. Entretanto, isso não deve ocorrer imediatamente, afinal, a API correspondente será incluída apenas no Kernel 6.6, sendo assim, o Mesa 23.3 somente será lançado depois disso.

Mas você não precisa esperar esses meses para conseguir usufruir o NVK, afinal, dá para compilar o driver junto ao kernel e aproveitar. Claro que nem se compara à conveniência que teremos nas distros que apresentarem o kernel 6.6 ou mais recente, bastará instalar o sistema e utilizar. 

Afinal, de que o NVK é capaz?

Elaborado mediante engenharia reversa, somada ao estudo dos módulos de código aberto liberados pela NVIDIA, este driver Vulkan é compatível com placas de vídeo com arquitetura Turing (RTX 20XX e GTX 16XX) ou mais recentes. Contudo, também estão trabalhando para melhorar o funcionamento em modelos mais antigos, como as séries GeForce 600 e 700.

Atualmente, o NVK suporta completamente o Vulkan 1.0, mas o fluxo de trabalho dos desenvolvedores não está sendo exatamente linear, o suporte ao Vulkan 1.2 e 1.3 está bastante avançado. Precisamos ter em mente que o projeto ainda tem muito a ser aprimorado, ele está muito aquém do driver proprietário, diversos bugs podem ser encontrados e inúmeros softwares talvez nem funcionem. Mas a sua adesão ao Mesa representa que ele está ao menos utilizável, além de dar mais visibilidade ao projeto, atraindo mais contribuidores.

Caso você queira contribuir, agora que o cerne do software está bem definido, eles estão buscando expandir a equipe com desenvolvedores que saibam ou queiram aprender a escrever drivers. Se este não for o seu caso, eles disseram que ficarão muito agradecidos se você compartilhar capturas de tela e divulgar o projeto em suas redes sociais.

Entretanto, os desenvolvedores pedem para, por enquanto, a comunidade não enviar relatórios de erros, a menos que você tenha certeza de que ocorreu algo errado onde deveria funcionar. Afinal, eles já estão cientes que muitos jogos e programas não funcionarão, quais hardwares são compatíveis e já possuem todo um cronograma para corrigir estes problemas.

Quer ser um dos primeiros a saber quando o Kernel 6.6, o Mesa 23.3 com o NVK forem lançados e ainda ficar por dentro de outras notícias importantes do mundo da tecnologia e do Linux? Acompanhe as notícias que produzimos para o fórum Diolinux Plus!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!