Nova, um novo driver NVIDIA para Linux
Nvidia

Nova, um novo driver NVIDIA para Linux

Uma das mais conhecidas restrições para quem usa Linux, é a falta de suporte da NVIDIA. Existem drivers open source feitos pela comunidade utilizando engenharia reversa, incapazes de utilizar todos os recursos das placas de vídeo, a outra opção de driver NVIDIA para Linux é proprietária da marca, com código fechado, que aproveita bem o potencial da placa, mas não tem total compatibilidade com o Wayland e, em muitas distros, pode ser um pouco complicado instalar o driver e mantê-lo atualizado.

A mais famosa alternativa open source de driver NVIDIA para Linux, é o Noveau, ele lida bem com modelos antigos, mas em placas mais novas, serve basicamente para o computador dar vídeo enquanto o usuário instala o driver proprietário. Neste ano, tivemos o lançamento da primeira versão estável do NVK, outra alternativa aberta, visando placas mais recentes, compatível com o Vulkan, conseguindo até rodar jogos modernos com bom desempenho. Ainda assim, quem deseja utilizar recursos, como a aceleração de hardware, ainda deve recorrer ao driver proprietário.

No último dia 20, Danilo Krummrich, desenvolvedor da Red Hat, revelou que sua equipe começou a trabalhar em um novo driver NVIDIA para Linux chamado Nova, voltado às placas com suporte a GSP (GPU System Processor). O GSP é um controlador dos núcleos da GPU baseado na arquitetura RISC-V, presente em placas NVIDIA a partir da série 2000, que elimina a necessidade do processador cumprir essa tarefa, reduzindo a latência e aumentando o desempenho da placa de vídeo. O driver Noveau já possui suporte opcional ao GSP, mas seu código legado faz dele ineficiente para placas de vídeos modernas.

Segundo Krummrich, o driver Nova deve reduzir a complexidade, comparado ao Noveau, pois ele está sendo escrito em Rust, uma linguagem mais fácil para novos programadores entenderem, com um eficiente gerenciamento automático de memória. Além disso, o Nova focará no suporte ao GSP, sem se preocupar com modelos de placas lançados antes. Esses fatores devem garantir mais desempenho e o aprimoramento contínuo do driver NVIDIA para Linux.

Os desenvolvedores pretendem incluir o Nova no subsistema DRM do próprio kernel Linux, de modo que, futuramente, todas as distros atualizadas terão suporte ao recurso. O Nova ainda contribui com o esforço em trazer o máximo do kernel para a linguagem Rust, recomendada como medida de segurança, inclusive pelo Governo dos Estados Unidos. De toda forma, isso pode demorar a acontecer, uma vez que o trabalho está apenas começando e muitas abstrações fundamentais precisam ser feitas em Rust para a comunicação entre hardware e software.

Fique por dentro das principais notícias da semana sobre Linux e tecnologia, assine nossa newsletter

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!