Sejam bem-vindos a mais um episódio do Diolinux News! Nessa semana, temos mais novidades sobre o Wayland no Linux, os novos recursos do Zorin OS 17, uma versão do Thunderbird para Android e muito mais!
Microsoft no conselho da OpenAI
Após a repentina demissão do CEO da OpenAI, seguida de seu retorno e reformulação conselho, a Microsoft, detentora de 49% da empresa, participará do núcleo de decisões, sob o papel de observadora. Dessa forma, a dona do Windows saberá exatamente como a OpenAI funciona por dentro, se inteirando sobre as decisões do conselho, mas sem poder de voto.
K-9 vira Thunderbird Android
Thunderbird é provavelmente o maior cliente de e-mail de código aberto, presente no Windows, macOS e claro, Linux. O próximo passo seria chegar ao Android, para isso, existem duas opções: criar um aplicativo do zero, ou se fundir com um já existente. A segunda opção foi a escolhida, e, em junho do ano passado, foi anunciado que o cliente K9 Mail faria parte da família Thunderbird.
Desde então o K9 Mail tem recebido aprimoramentos constantes, mas essa semana houve uma grande mudança: ele deixou de se chamar K9 Mail, para ser Thunderbird for Android. Isso deve deixar mais fácil para os usuários que querem usar a mesma aplicação tanto no computador quanto no smartphone, já que agora todos os aplicativos têm o mesmo nome.
Blender atacado
Entre os dias 18 e 22 de novembro, o site do projeto Blender recebeu um ataque de DDoS, realizado por uma botnet com centenas de endereços de IP, enviando mais de 1.5 bilhões de requests maliciosos, num ritmo de 100 mil por segundo.
O site aguentou por alguns dias, até cair de vez no dia 21 de novembro. O problema foi resolvido movendo o site para um serviço de mitigação de DDoS. Não se sabe quem realizou esse ataque, nem o porquê. Nenhum dado do projeto ou de usuários foi afetado.
RHEL 10 abandonará Xorg
O servidor gráfico Wayland, sucessor do X.Org, ganha cada vez mais popularidade. Até mesmo distros mais conservadoras, como o Linux Mint e o Elementary OS planejam aderí-lo, e agora temos mais uma distribuição, das grandes, decidindo mergulhar de cabeça na tecnologia.
Red Hat Enterprise Linux, distribuição paga da Red Hat, na sua próxima versão, vai abandonar de vez o X.Org, e usará o Wayland.
Aplicações que não migrarem do Xorg pro Wayland, no RHEL 10, rodarão utilizando o XWayland. Os usuários que dependem de aplicações que rodam exclusivamente no Xorg, precisarão se manter no RHEL 9, ou mudar de aplicação, ou portar para o Wayland antes de atualizar.
Contudo, o RHEL 10 deve chegar só em 2025, então há tempo para já trabalhar nessa migração. Este é mais um prego no caixão do X.Org, já que a Red Hat era uma das maiores mantenedoras desse servidor gráfico. Definitivamente o Wayland é o futuro do Linux.
Zorin OS 17 beta
Boas notícias para os fãs do Zorin OS: foi anunciado o beta da próxima versão do sistema, recheada de novidades! A primeira delas é o menu do Zorin, agora com uma busca universal, que consegue, numa única pesquisa, encontrar por aplicativos, configurações, arquivos e até mesmo realizar outras ações, como cálculos, por exemplo.
Com uma versão mais recente do GNOME, o Zorin 17 traz as novidades da área de atividades, mas com uma estética do próprio Zorin. Em atividades, temos uma nova funcionalidade chamada “Spatial Desktop”, que permite migrar entre as áreas de trabalho com um efeito 3D, também disponível pelo atalho alt+tab, permitindo mudar de aplicativo por uma interface tridimensional.
A loja de aplicativos ganhou um novo visual, facilitando buscar por aplicativos, e ver todas as informações dele antes de instalar. Para os usuários mais avançados, agora o Zorin 17 apresenta funcionalidade de tiling, configuráveis pelo Zorin Appearance. Semelhante ao Windows, você pode arrastar as janelas aos cantos da tela para fixar em um espaço específico, ou usar uma série de atalhos de teclado.
O Zorin 17 conta com modos de energia, onde você pode alterar entre desempenho, quando precisa usar todo o poder bruto do seu computador, modo balanceado, quando quer um meio-termo, e economia de energia naqueles momentos que precisa do máximo de bateria possível.
Como sempre, o sistema conta com diversos layouts de desktop diferentes, mas na versão 17 temos dois novos: um inspirado no Chrome OS, outro no GNOME 2, para quem tem saudades. Zorin OS 17 Beta já está disponível para download, a versão estável deve ser lançada nas próximas semanas e disponibilizada para quem quiser atualizar a partir da edição anterior.
Wine recebe suporte pra Vulkan no Wayland
Voltando a falar de Wayland, existe mais um projeto open source abraçando a tecnologia. Dessa vez não é uma distribuição, mas sim uma aplicação: o Wine. Nesse caso é um trabalho bem mais complicado, já que o Wine conta com uma série de detalhes diferentes que requerem ajustes.
A última etapa do código-fonte que precisava ser realizada para usar o Vulkan diretamente, ou via Direct3D, pelo Wine, acabou de ficar pronta. Agora faltam alguns ajustes no uso do mouse. O esperado é que o recurso seja polido e esteja disponível no Wine 9, programado para o início do próximo ano.
Um novo driver NVIDIA para Linux
As placas de vídeo da NVIDIA são extremamente populares, mas não são exatamente as mais amigáveis de se utilizar no Linux. O driver tem código fechado, então é necessário instalar depois do sistema operacional, podendo acontecer alguns problemas pelo caminho.
Para contornar isso, existe um driver de código aberto chamado Nouveau, feito por engenharia reversa, mas um pouco desatualizado, não aproveitando o máximo de desempenho de placas mais recentes. Esse driver está disponível a suíte Mesa, e é por isso que mesmo utilizando uma placa NVIDIA, você consegue instalar seu sistema normalmente sem precisar antes baixar o driver oficial.
Mas agora no Mesa 23.3, foi incluído o NVK, um novo driver livre para NVIDIA, feito do zero, com melhor compatibilidade a placas da NVIDIA mais recentes, como a série RTX, oferecendo até mesmo suporte ao Vulkan. Agora a experiência por padrão para os usuários de NVIDIA deve ficar bem melhor, mas ainda assim, para aproveitar 100% da sua placa, recomenda-se o driver oficial, de código fechado.
Heroic Games Launcher 2.11
Quem gosta de jogar no Linux, já conhece muito bem o Heroic Games Launcher, projeto brasileiro para rodar jogos da Epic, GOG e Amazon Games no sistema do pinguim. Ele acabou de chegar na versão 2.11, com algumas novidades interessantes.
Se você pega os jogos semanais da Epic Games há muito tempo, a sua biblioteca já deve estar enorme. Para organizar melhor, agora podemos criar categorias customizadas dentro do Heroic. Os filtros de pesquisas também foram redesenhados, para deixar a interface mais limpa.
Como sempre, uma série de bugs também foram corrigidos, então se você estava com algum problema na aplicação, vale o update. A nova versão do Heroic já está disponível no GitHub do projeto, para Windows, macOS, e Linux.
Jogo em promoção na semana
Nesta semana tivemos o primeiro trailer de GTA VI, mas infelizmente o jogo só vai sair em 2025. Enquanto isso, que tal ir aproveitando outras franquias sensacionais da Rockstar?
Max Payne 3 é um jogo onde você controla Max, um ex-policial de Nova York, que se muda para São Paulo para proteger uma família muito rica, na tentativa de fugir do seu passado problemático. Esse jogo é fantástico, e está com 70% de desconto no Steam. Você consegue rodar no Linux pelo Proton, a camada de compatibilidade da Valve, o jogo tem ranking ouro no ProtonDB.
Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter.