NotíciasVídeo

WWDC 2024: O que há de novo além da IA?

Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! No episódio dessa semana, a gente tem algumas das novidades da WWDC, polêmicas envolvendo IA, e algumas novidades que devem chegar na próxima versão do Elementary OS.

Novidades da WWDC

Nesta semana, teve a WWDC, evento onde a Apple anuncia as novidades de todos os seus sistemas operacionais. No iOS, será possível modificar a cor dos ícones dos aplicativos, e mudar livremente a posição, exatamente como sempre pode fazer no Android.

O usuário também pode customizar a central de controle, removendo as funções que não são úteis, e adicionando widgets, inclusive de aplicativos de terceiros, similar ao que a Samsung permite no sistema dela. Também poderemos esconder aplicativos ou bloquear pelo Face ID, para que ninguém além de você tenha acesso. Finalmente o iMessage ganhará suporte ao RCS, então, talvez, toda a briga de bolha azul e bolha verde que rola lá nos Estados Unidos acabará.

Já no iPad, após 14 anos, ele finalmente terá um aplicativo de calculadora nativo. Mas a novidade realmente interessante do tablet da Apple, é que agora você poderá realizar cálculos matemáticos com a Apple Pencil de uma maneira muito mais fácil. Basta escrever os cálculos com a caneta, ele já reconhecerá a sua letra, apresentando o resultado das contas, inclusive das mais complexas. O iPad também ele corrigirá a sua letra, e inclusive se você colar um texto com o que você escreveu, ele utilizará a sua própria caligrafia.

No macOS, agora você poderá controlar o seu iPhone, e inclusive receber notificações, que quando você clicar, abrirá diretamente no aplicativo. Nessa de lançar funcionalidades que já deveriam estar presentes há muito tempo, agora o Mac ficará menos pior na organização de janelas, permitindo arrastar qualquer janela para os cantos da tela, e reorganizar, exatamente como você faz no Windows e Linux.

Mas o grande destaque da noite foi a inteligência artificial. Como a Apple se recusa a chamar qualquer coisa pelo nome que o resto da indústria chama, no ecossistema dela existe a Apple Intelligence. Algumas das ferramentas são processadas no próprio dispositivo, enquanto outras, no servidor, mas que segundo a Apple, não irá armazenar seus dados.

As ferramentas de IA não fogem muito do que a gente já viu em outros sistemas operacionais: melhorar o seu texto, resumir ou corrigir a gramática e criar imagens com IA. A Siri também ganhou um grande update por conta da IA, e finalmente ficará mais inteligente.

Os sistemas da Apple também ganharam uma integração direta com o ChatGPT. Você poderá perguntar qualquer coisa em uma interface mais prática de acessar. Se pagar pelo plano da OpenAI, conseguirá vincular ao seu sistema, para aproveitar as ferramentas exclusivas.

Meta usa dados dos usuários para IA

Falando em IA, quem está envolvida numa polêmica por causa disso, é a Meta. Se você tem uma conta no Facebook ou Instagram, a Meta agora utilizará os seus dados para treinar a inteligência artificial dela, a Meta AI. E a polêmica não é só isso: na União Europeia, pela das leis de proteção de dados, ela foi obrigada a enviar um e-mail para todos os usuários do bloco afirmando as mudanças nos termos de uso, oferecendo a possibilidade dos usuários optarem por não permitir o uso dos seus dados.

É aí que moram dois problemas: um é na maneira como a Meta redigiu esse texto. Em uma tradução livre, o e-mail diz que “Se sua objeção for honrada, ela será aplicada a partir de então”. O que implica que você terá que pedir para a Meta não utilizar os seus dados, e a partir da sua justificativa, ela aceitará ou não. A outra polêmica, é que a possibilidade de sair só existe na Europa.

LastPass fora do ar

A gente já falou várias e várias vezes aqui no Diolinux News sobre o LastPass, e seus vários problemas de vazamento de dados. Dessa vez não foi nenhum vazamento, mas também não dá para falar que é coisa boa.

Entre os dias 6 e 7 junho, o LastPass ficou 12 horas fora do ar, e quem dependia dele para acessar as senhas, ficou impossibilitado. Oito horas depois desse ocorrido, o LastPass divulgou que identificou qual era o problema. A extensão para Google Chrome foi atualizada, mas estava com um bug que enviava mais requerimentos do que deveria para o servidor da empresa, causando sobrecarga. Mas só 4 horas depois dessa divulgação, é que finalmente o problema foi resolvido e as pessoas conseguiram então acessar as suas senhas.

Novidades do Elementary OS

Na semana passada, Danielle Foré lançou um post contando uma série de novidades não só do futuro Elementary OS 8, mas algumas que também vão chegar para atual versão. Graças à mudança para flatpak na distribuição dos aplicativos, alguns apps do Elementary OS 7 ganharam novidades. O navegador GNOME Web, agora tem um design mais limpo, e teve uma série de correções de bugs, o gerenciador de arquivos utiliza GTK 4, e o aplicativo de fontes está disponível para baixar na loja.

Se você tem acesso às builds de early access do Elementary OS 8, já pode testar uma sessão Wayland, que pode ser escolhida na tela de login. 

Como nos últimos meses, o aplicativo de configurações do sistema segue ganhando redesigns em algumas páginas. A sortuda da vez foi a aba de aparência: ela permite ver uma prévia do papel de parede, com uma opção para deixar ele mais escuro quando estiver utilizando dark mode.

WWDC 2024: O que há de novo além da IA? 1

O gerenciamento de drivers está na área Sistema no aplicativo de configurações, e agora a loja de aplicativos de fato só gerencia aplicativos. Isso acaba reduzindo bastante a complexidade, e ajuda na estabilidade e desempenho. 

A partir de agora, o Flathub já vem ativado por padrão no Elementary OS, ajudando em uma das principais reclamações da versão anterior: a falta de aplicativos disponíveis na loja por padrão.

Tuxedo lançará um notebook com Snapdragon X Elite

Nas últimas semanas, a gente falou por aqui sobre o novo chip da Qualcomm, o Snapdragon X Elite, que estará disponível em vários novos computadores com Windows ARM. Para quem prefere utilizar Linux, também terá uma opção com esse chip. A Tuxedo, marca de computadores com Linux, anunciou que está trabalhando em um novo notebook que virá equipado com esse processador. Ainda não existe nenhuma data de lançamento, já que ainda falta muita coisa para corrigir, mas a Tuxedo tem a intenção de lançar ele antes do Natal.

GOG limita espaço em nuvem

Se você ainda não conhece, a GOG é uma loja de jogos para PC que tem um grande diferencial: todos os jogos por lá precisam ser livres de DRM. Assim como o Steam e várias outras lojas, ela permite manter os saves dos seus jogos na nuvem, de modo que, independente do computador que você baixar o jogo, pode continuar de onde parou.

O problema é, a partir de 31 de agosto, o limite de tamanho do save mudou: você só poderá armazenar até 200 MB para cada jogo. É muito provável que isso seja mais do que o suficiente para os seus jogos, mas vale a pena conferir na plataforma se nenhum dos seus passa desse limite, porque o que exceder esse limite, será apagado a partir de setembro. Mas para não prejudicar os jogadores, a GOG tentará fazer isso de maneira inteligente, apagando primeiro os saves mais antigos. 

Jogo em promoção na semana

Existe promoção melhor do que jogo grátis? Para a recomendação de jogo da semana, você não precisará gastar nem um centavo. Tell Me Why é um jogo de narrativa da DONTNOD, empresa que desenvolveu o super popular Life is Strange. 

WWDC 2024: O que há de novo além da IA? 2

Nesse jogo, você precisa controlar dois irmãos gêmeos que utilizam seu laço sobrenatural para desvendar uma série de memórias da sua infância que, apesar de querida, foi bem problemática.

Esse jogo está disponível no Linux através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve, com ranking Platina no ProtonDB. E você pode pegar completamente grátis durante todo o mês de junho.

Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!