Gerenciador de senhas LastPass fica 12 horas fora do ar
Notícias

Gerenciador de senhas LastPass ficou 12 horas fora do ar

Uma das principais recomendações para aumentar sua segurança online é adotar um gerenciador de senhas. Mas como nada é perfeito, esse tipo de aplicação também tem seus problemas. Imagina centralizar todas as suas senhas em um aplicativo e ele para de funcionar? Foi isso que aconteceu com o LastPass nessa última semana.

Uma atualização problemática para o LastPass

Entre o dia 6 e 7 de junho, o LastPass passou 12 horas fora do ar, quem dependia dele para acessar alguma conta, ficou impossibilitado. Os usuários repentinamente passaram a ver um erro 404 na hora de acessar seu cofre de senhas, indicando que a página não existia. Não era possível preencher automaticamente, nem mesmo visualizar a senha para preencher manualmente.

Aproximadamente oito horas depois, o LastPass divulgou que havia identificado o problema, que iniciou devido a uma atualização problemática na extensão para o Google Chrome, que estava enviando mais request do que deveria ao servidor da companhia, causando sobrecarga.

Mais quatro horas se passaram entre mensagens indicando que o serviço havia retornado e os usuários respondendo que, para eles, permanecia total ou parcialmente inativo, quando finalmente encontraram uma solução e a esta altura, tudo funciona como deveria.

Esta é uma clara demonstração sobre como não existe bala de prata para solucionar manter sua segurança digital 100%. A grande vantagem do LastPass manter suas senhas armazenadas em servidores da empresa é que você consegue acessá-las a partir de qualquer dispositivo que possui facilmente. Entretanto, caso os servidores experimentem algum problema, você pode ficar sem acesso aos seus dados. 

Por outro lado, existem gerenciadores de senhas locais, como o KeePass, o qual é open source e armazena todas as suas senhas em seu computador. Entretanto, se quiser compartilhá-las entre outros dispositivos, precisa fazer isso manualmente ou utilizar algum serviço de nuvem, acrescentando um ponto de vulnerabilidade. Uma reflexão: onde seus dados estão mais seguros, nos seus dispositivos, ou nos servidores de uma companhia?

De toda forma, adotando um gerenciador de senhas, você consegue manter senhas complexas diferentes entre si para cada conta que possui e a única que precisa lembrar é a para acessar o gerenciador de senhas. É uma abordagem muito mais segura do que, por exemplo, utilizar a mesma senha ou uma variação dela para todas as suas contas. Também é mais prático do que precisar lembrar de todas as suas senhas.

Mas não é a única medida de segurança que você deve adotar para manter suas contas seguras. Conheça 5 aplicativos de autenticação por dois fatores para você aumentar ainda mais sua segurança digital!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!