Tuxedo está trabalhando em um laptop Snapdragon X Elite com Linux
Notícias

Tuxedo está trabalhando em um laptop Snapdragon X Elite com Linux

A arquitetura ARM é a nova promessa para a computação, propondo computadores menores e com maior eficiência energética utilizando chips similares aos de celulares. Sabendo disso, a Tuxedo está desenvolvendo o primeiro laptop do tipo utilizando o chip Snapdragon X Elite com Linux.

A nova tendência do mundo da informática

Quem acompanha o mundo da informática há algum tempo pode ter tido a infelicidade de conhecer os laptops com arquitetura ARM que eram lançados há uma década. Eles costumavam vir com uma versão do Windows incompatível com praticamente qualquer aplicativo relevante, tinham péssimo desempenho e muitos deles traziam um hardware com desempenho muito baixo, aquém até mesmo de navegar pela internet.

Com o fracasso desses dispositivos, por algum tempo ficamos sem ver nada do tipo novamente, entretanto a arquitetura ARM para computadores pessoais tem algumas características desejáveis, com o potencial de quebrar certas barreiras da informática. Mais do que um processador, o ARM é um SoC, podendo conter CPU, GPU, NPU, memória e controladores, todos extremamente próximos, encapsulados num chip. Tamanha proximidade permite uma transmissão de dados muito mais rápida entre os componentes, podendo levar os SoC a um patamar mais elevado de desempenho do que processadores tradicionais.

Percebendo este potencial, ao longo de mais de uma década, a Apple seguiu aperfeiçoando a tecnologia entre cada geração de iPhone, até conseguir desenvolver produtos completos de alta qualidade, a linha de computadores com chip Apple Silicon, que estreou com o modelo M1. O mundo ficou surpreso não apenas com o alto desempenho, mas também com o Rosetta 2, software capaz de traduzir programas feitos para X86, a arquitetura convencional de computadores, para ARM.

Há alguns anos a Apple segue dominando este mercado, com laptops que unem alto desempenho e baixo consumo energético, com bateria que dura muito tempo. Até que em 2023, a Qualcomm anunciou que em 2024, começaria a viabilizar a distribuição de computadores com sua nova linha de processadores, os Snapdragon X Elite, que prometem rivalizar com os Apple Silicon M3.

Por enquanto, as fabricantes apenas anunciaram laptops que virão com o Windows 11, inclusive com uma camada de tradução similar ao Rosetta 2, capaz de trazer aplicativos X86 para a plataforma, sem os desenvolvedores precisarem fazer a portabilidade. As NPUs integradas ao Snapdragon X Elite permitem a Microsoft criar ideias ainda mais mirabolantes para o sistema operacional envolvendo IA, como o estranho Recall.

Em breve no mercado, Snapdragon X Elite com Linux

A Tuxedo, criadora do Tuxedo OS e de linhas de laptops superinteressantes com seu sistema operacional, anunciou que está desenvolvendo um novo modelo com o Snapdragon X Elite, que pode começar a ser vendido até o final deste ano. Por enquanto, estão trabalhando num protótipo contendo 12 núcleos de CPU com 3,8 GHz e uma GPU Adreno de 1,25 GHz, assim como uma NPU capaz de até 45 teraflops para atividades envolvendo IA. A princípio não seria um computador visando jogos, mas o trabalho cotidiano com alto desempenho.

Entretanto, eles não conseguem precisar uma data de lançamento, ainda faltam certos drivers serem desenvolvidos e incluídos ao kernel, além de uma boa otimização do sistema operacional à plataforma. Também não sabemos se o sistema trará alguma nova ferramenta nativa envolvendo IA para aproveitar a NPU, mas de toda forma, será algo útil para quem trabalha com aplicações de IA localmente no dia a dia. 

Embora essa seja a primeira iniciativa divulgada para trazer o Linux para o Snapdragon X Elite, existem outros projetos envolvendo Linux e ARM. Diversos sistemas contam com versões para a arquitetura, visando especialmente o Raspberry Pi, além disso, existem computadores com ARM que trazem Linux nativamente, notavelmente, embarcando o chip Snapdragon 8cx (gen3).

Outro projeto notável é o Asahi Linux, que está trazendo distros Linux para os computadores Apple Silicon. Confira nossos testes, utilizando o Fedora Asahi!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!