NotíciasVídeo

Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!

Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! No episódio de hoje, mais uma novidade para o Ubuntu 24.04, mas um alerta para os usuários do sistema da Canonical e outro para quem tem distros com o KDE Plasma. Você também conhecerá o novo driver NVIDIA para Linux, a loja de aplicativos para Chromebooks e mais!

Evite temas globais no KDE Plasma

Um dos grandes diferenciais que os usuários do KDE Plasma mais gostam, é a grande possibilidade de customização. Se você é do tipo que curte modificar completamente a sua interface, definitivamente o KDE Plasma é uma ótima opção.

Porém, isso também vem com problemas. Um usuário relatou na comunidade do KDE que instalou um tema global chamado Grey Layout, que estava disponível no repositório oficial do KDE Plasma, o tema simplesmente apagou todos os arquivos pessoais das unidades de armazenamento que estavam montadas.

Segundo o relato, o tema executou o comando rm -rf, que é amplamente citado na comunidade, já que apaga tudo da sua máquina, sem nem mesmo pedir confirmação. Inclusive fica o alerta aqui, não vai testar esse comando na sua máquina, a menos que queira apagar tudo.

Nate Graham, membro da equipe de desenvolvimento do KDE, comentou que o tema já foi removido do repositório, e estão discutindo sobre como garantir que esse tipo de coisa não ocorra novamente.

Mas fica o alerta para tomar muito cuidado com temas globais, já que esse tipo de tema pode executar comandos facilmente no seu computador, então não instale nada que você não tenha certeza da procedência. É claro, sempre tenha uma rotina de backups, para no caso de um problema assim acontecer, não perder tudo de vez.

Nova, um novo driver NVIDIA para Linux

A gente já falou algumas vezes aqui no Diolinux News sobre o NVK, um novo driver para placas da NVIDIA disponível no Linux. Não suficiente ter o driver proprietário, o Nouveau e o NVK, agora temos mais um entrando para o jogo: o Nova.

Ele está sendo desenvolvido por uma equipe da Red Hat, focado em placas que tem suporte ao GSP. Esse é um controlador dos núcleos da GPU que está disponível nas placas a partir da série 2000 e elimina a necessidade do processador de cumprir essa tarefa, diminuindo a latência e aumentando o desempenho.

O driver Nouveau já tem um suporte ao GSP, de maneira opcional, e o código legado do driver faz ele ser ineficiente para placas mais modernas. Segundo o desenvolvedor, esse driver deve reduzir a complexidade, já que ele está sendo escrito em Rust, uma linguagem mais fácil e com um gerenciamento automático de memória.

A ideia é que no futuro, o Nova esteja disponível no próprio kernel Linux, assim todas as distros que tiverem um kernel atualizado, terão suporte ao driver. Mas isso deve demorar muito para acontecer, já que o desenvolvimento do Nova está no início.

Loja de aplicativos para Chromebooks

O ChromeOS é um sistema operacional do Google que ficou muito popular por ser leve e os computadores baratos, já que ele depende basicamente de um navegador para funcionar.

Porém, uma das suas maiores vantagens hoje também pode ser um ponto negativo: a falta de aplicativos nativos. Além dos webapps, você pode instalar aplicativos de Android em alguns Chromebooks, mas não são todos os modelos que contam com suporte para isso.

Recentemente, o 9to5Google descobriu indícios no código-fonte do Chrome OS que o Google está trabalhando numa loja de aplicativos para o sistema, que deve facilitar a vida dos usuários na hora de encontrar aplicativos para o sistema, tanto via webapp, quanto via Play Store. Infelizmente ainda não temos nenhuma informação mais concreta sobre isso, nem mesmo imagens da loja.

Novo ícone da App Center do Ubuntu 24.04

Outro sistema que está com novidades na loja é o Ubuntu. A partir da próxima versão, a 24.04 LTS, a App Center, loja de aplicativos do Ubuntu, vai receber um novo ícone.

Não é uma mudança muito agressiva, já que ele continua com o formato de sacola na cor laranja, com a letra “A” por cima, o ícone apenas está mais afinado e comprido. Desde o Ubuntu 9.10, o design segue a mesma ideia de sacola, mas ao longo dos anos foi redesenhada para ficar mais moderna.

Antigo e novo ícone da loja de aplicativos do Ubuntu.
Antigo e novo ícone da loja de aplicativos do Ubuntu. Imagem: OMGUbuntu

Esse ícone está disponível na versão de testes do Ubuntu 24.04, e provavelmente deve marcar presença no lançamento da versão estável da LTS.

Mais softwares maliciosos na Snap Store

Falando sobre a loja de aplicativos do Ubuntu, agora uma notícia não tão boa, mais uma vez encontraram aplicativos maliciosos disponíveis nela. Alan Pope, nome conhecido dentro da comunidade Linux, e ex-funcionário da Canonical, postou no seu blog que encontrou mais 10 novos aplicativos na loja, todos fingindo ser carteiras de criptomoedas, publicados pelo mesmo usuário no mesmo dia.

Depois de algumas horas, eles foram removidos, mas no dia seguinte, foram republicados por outra conta. Esses novos aplicativos também foram removidos, mas só de estarem disponíveis por algumas horas, já é o suficiente para alguém cair em algum tipo de golpe. No mês passado, houve um problema parecido na Snap Store, onde um usuário chegou a perder 490 mil dólares em criptomoedas! 

Apesar da Canonical estar trabalhando em remover esses aplicativos de maneira relativamente rápida da loja, já passou da hora de mudar alguma coisa no processo de aprovação, para que esse tipo de aplicativo nem mesmo chegue a ser publicado. Lembre-se, não baixe aplicativos antes de garantir sua oficialidade.

Suyu – Emulador de Switch

Recentemente, a Nintendo processou o emulador Yuzu, depois fez um acordo para os desenvolvedores encerrarem completamente o desenvolvimento do aplicativo, além de apagar todo e qualquer código-fonte relacionado a ele disponível publicamente.

Mas por se tratar de um software open source, ele nunca morre de verdade, já que muita gente tinha o código salvo como backup em suas máquinas pessoais. A prova disso é o Suyu, um novo projeto de emulador de Nintendo Switch que segue exatamente de onde o Yuzu parou. Não sabemos se o Suyu conseguirá permanecer disponível, ou se a Nintendo vai tentar derrubar ele também, mas vamos acompanhar.

Snapdragon X Elite

Em 2023, a Qualcomm anunciou uma nova linha de chips para computadores, o Snapdragon X Elite, que usa arquitetura ARM, com uma proposta bem parecida com o Apple Silicon da Apple. Na semana passada, na Game Developers Conference, a empresa fez uma apresentação falando um pouco sobre jogos nesses chips, e quando a gente poderá ver os primeiros notebooks equipados com eles.

Primeiramente, foi informado que a plataforma já está pronta para rodar jogos feitos para Windows na arquitetura x86, via emulação, sem precisar que os desenvolvedores façam qualquer tipo de alteração. 

Mas, caso o desenvolvedor tenha interesse, também é possível criar uma versão híbrida onde as bibliotecas e drivers rodam nativamente, mas o resto do aplicativo é emulado, ou até mesmo portar o título completamente de maneira nativa, para aproveitar o máximo da CPU.

Os primeiros computadores a trazerem esses novos chips chegarão no nosso inverno, mas é bem provável que a gente não veja nenhum deles disponível no Brasil tão cedo.

Jogo em promoção da semana

Amnesia: The Dark Descent é um jogo de horror e sobrevivência, em primeira pessoa, sobre imersão, descobrimento e pesadelo. Nesse título, você vai controlar o Daniel, enquanto ele acorda num castelo desolado sem lembrar quase nada sobre o seu passado. Enquanto você explora, também terá que lidar com as memórias problemáticas do protagonista.

Esse é o primeiro jogo de uma franquia icônica do cenário de terror, disponível de nativamente para Windows, macOS e Linux. Amnesia: The Dark Descent está com 80% de desconto no Steam, custando apenas R$ 12. Aproveite, se tiver coragem.

Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!