Suyu, o emulador de Nintendo Switch que segue o legado do Yuzu
Notícias

Suyu, o emulador de Nintendo Switch que segue o legado do Yuzu

“Nada se cria, tudo se transforma” e “na internet nada é completamente apagado”, essas duas frases podem ajudar a entender melhor como o mundo do open source funciona e por que dificilmente o legado do emulador Yuzu, de Nintendo Switch, será esquecido. Hoje, contaremos um pouco sobre seu sucessor, o Suyu.

Recentemente, a Nintendo conseguiu encerrar, pela justiça, as atividades de um dos principais emuladores de Nintendo Switch, o Yuzu. Foram deletadas todas as postagens oficiais, o repositório do código-fonte, o endereço do site foi entregue à “Big N” e os desenvolvedores se comprometeram a nunca mais se envolver com qualquer outro projeto visando burlar sistemas da marca, impedindo também a manutenção do Citra, um emulador de Nintendo 3DS.

Infelizmente para a gigante japonesa, o Yuzu tinha o código aberto, qualquer pessoa poderia baixá-lo e reproduzi-lo, criando novas versões do emulador, além disso, ele é uma das opções mais populares para emular Nintendo Switch, sendo assim, não faltam interessados para, de alguma forma, continuar com o projeto. Com isso, o Yuzu se comportou como uma Hidra e uma das novas cabeças idênticas que estão mais se destacando tem praticamente o mesmo nome com as letras trocadas.

O Suyu chegou praticamente sem diferenças em relação ao seu antecessor, ele teve um rebranding, mudando todas as referências à antiga marca para a nova, além disso, sua primeira nota de lançamento informa que:

  • Houve a integração inicial com o lançador Qlaunch;
  • Corrige vários bugs;
  • Começou o trabalho para criar uma versão para macOS;
  • Corrige erros de reprodução de vídeos em dispositivos AMD;
  • Oferece melhor suporte ao driver proprietário AMD;
  • Teve a implementação de uma API para multiplayer;
  • Removeu toda a telemetria;
  • Recebeu modificações na interface gráfica.

Inclusive, os desenvolvedores do Suyu tomaram certos cuidados para não sofrer com os mesmos problemas do Yuzu. O projeto é completamente sem fins lucrativos, não é possível nem mesmo doar aos desenvolvedores, nenhuma chave ou firmware para conseguir jogar é provida, ficando totalmente sob responsabilidade do usuário adquiri-las, com recomendações para obter do console original, sem instruções sobre como fazê-lo. No servidor do Discord, que já tem milhares de membros, não é permitido pedir dinheiro para contribuir com o desenvolvimento, nem mesmo falar sobre pirataria.

Ainda assim, o repositório do Suyu foi excluído do GitLab por ferir as regras da DMCA, a lei que derrubou o Yuzu, justamente por utilizar o código-fonte do emulador proibido. Contornando o problema, o Suyu criou um repositório auto-hospedado utilizando a tecnologia Forgeio, similar ao GitLab, com código 100% aberto e totalmente descentralizado.

Tudo ainda é muito recente, não sabemos o que será do Suyu ao longo do tempo, o site oficial ainda é muito básico, nem todas as páginas estão prontas, apenas a versão compilada para Windows está disponível, por enquanto. De toda forma, o Suyu serve como demostração da resiliência de softwares com código aberto e sobre como uma comunidade interessada consegue manter projetos vivos, independente dos criadores originais.

Fique por dentro das últimas notícias do mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!