Evite instalar temas globais no KDE Plasma, pelo menos por enquanto 0
Notícias

Evite instalar temas globais no KDE Plasma, pelo menos por enquanto

Uma das características mais marcantes do KDE Plasma, é o grande número de personalizações que podemos fazer, entretanto, pode não ser uma boa ideia instalar temas globais, ao menos por enquanto. Eles podem fazer mais do que deveriam e comprometer a integridade dos seus dados.

O usuário do Reddit JeansenVaars publicou na comunidade do KDE que instalou um tema global do repositório oficial do KDE Plasma e ele simplesmente apagou todos os arquivos pessoais das unidades de armazenamento que estavam montadas. Segundo seu relato, o tema chamado Grey Layout executou o comando rm -rf, que apagou tudo, sem nem mesmo pedir sua confirmação. Ele estava utilizando uma versão do openSUSE com o KDE Plasma 6.

Nate Graham, membro da equipe de desenvolvimento do KDE e mantenedor do blog PointiestStick comentou a postagem informando que o tema global em questão já foi removido do repositório e que estão discutindo sobre como garantir que este tipo de problema não ocorra novamente. 

Temas globais do KDE Plasma podem ser um foco de vulnerabilidade para seu sistema operacional, pois eles conseguem executar comandos facilmente, além disso, ao instalar um tema global, o usuário é avisado que não há curadoria, ou seja, não há garantia de qualidade.

Evite instalar temas globais no KDE Plasma pelo menos por enquanto jpg

Ainda bem que JeansenVaars seguiu boas práticas para garantir a integridade de seus dados mantendo uma rotina de backup, dessa forma, seu prejuízo não foi além de reinstalar o sistema operacional, os programas e refazer as configurações que ele precisa. Ele ainda ressalta sobre a importância de utilizar apenas aplicativos realmente confiáveis.

Em todos os sistemas operacionais existem problemas de softwares maliciosos, uma vez que você instala em seu computador, acaba permitindo a execução de todo tipo de código. Em computadores com arquivos sensíveis, ou ligados a uma rede onde há outros computadores com dados importantes, é essencial apenas instalar aplicativos vindos de fontes confiáveis.

Indo mais a fundo, seu sistema operacional em si pode ser o foco do problema, desde distros Linux desconhecidas, até mesmo versões modificadas do Windows. Sabia que você deveria evitar instalar versões modificadas do Windows, como essas que prometem já estarem ativadas, ou mais desempenho em jogos?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!