Notebooks com Snapdragon X Elite deverão rodar a maioria dos jogos
Notícias

Notebooks com Snapdragon X Elite deverão rodar a maioria dos jogos

Em 2023, a Qualcomm anunciou sua nova linha de chips para computadores pessoais, a Snapdragon X Elite, que usa arquitetura ARM e tem proposta similar aos revolucionários Apple Silicon, mas numa plataforma aberta a qualquer sistema operacional. Nesta semana, na Game Developers Conference, a companhia fez uma apresentação onde deu mais detalhes sobre quando deveremos ver os primeiros notebooks com Snapdragon X Elite e do que eles serão capazes.

Issam Khalil, engenheiro da Qualcomm apresentou a sessão, contando que a nova plataforma já está pronta para rodar jogos feitos para Windows na arquitetura x86/64, sem necessariamente os desenvolvedores fazerem alterações. Os primeiros laptops com Snapdragon X Elite começarão a ser vendidos no verão do hemisfério norte, por aqui, inverno, sendo possível que o Surface Pro 10 e o Surface Laptop 6 cheguem até antes, em maio. Este cronograma pode não incluir o Brasil.

A Apple desenvolveu a camada de compatibilidade Rosetta 2 para traduzir aplicações feitas para a arquitetura x86/64; parece que a Qualcomm está confiante na alternativa equivalente feita para o Windows. Segundo Khalil, os desenvolvedores de jogos tem três opções para seus títulos rodarem na plataforma:

  • Eles podem portar seus títulos para rodarem nativamente, dessa forma, haverá o máximo de aproveitamento da capacidade da CPU e eficiência energética;
  • Os desenvolvedores de jogos podem criar uma versão híbrida, onde as bibliotecas e drivers rodam nativamente, mas o restante do aplicativo é emulado, oferecendo desempenho próximo ao nativo;
  • Se preferirem, os criadores de jogos podem não fazer nada, seus produtos funcionarão via emulação.

O engenheiro conta que os únicos jogos que não poderão ser emulados, nem mesmo na versão híbrida, são os que dependem de sistemas anti-cheat ao nível de kernel, situação similar à sofrida pela camada de compatibilidade de jogos de Windows para Linux, o Proton. Além disso, jogos que usaram instruções AVX podem enfrentar problemas, pelo menos por enquanto, Khalil orienta aos desenvolvedores preferirem o SIMD no lugar.

Jogos emulados para rodar no Snapdragon X Elite sofrerão um pequeno impacto de desempenho no CPU e não conseguem utilizar recursos avançados de gerenciamento de energia, drenando a bateria mais rápido. Por outro lado, o desempenho da GPU será o mesmo que se estivesse rodando nativo. Khalil ressalta que como o gargalo da maioria dos jogos está na GPU, dificilmente os jogadores sentirão a perda de desempenho.

Sobre a GPU, a Qualcomm informa que ela mantém a marca Adreno, sendo compatível nativamente com DX11, DX12, Vulkan, e OpenCL, mas também suporta DX9 e OpenGL até a versão 4.6 via camadas de mapeamento.

Nenhum jogo específico foi citado na apresentação, a companhia também não informou quantos títulos testou, limitando-se a dizer que conferiu todos os mais populares do Steam e acreditam que a maioria deve funcionar.

Snapdragon X Elite não é o primeiro chip ARM para PC

Esta não é a primeira empreitada em fabricar computadores com Windows utilizando arquitetura ARM, na década passada existiram lançamentos com Windows 8, 8.1 e até Windows 10, mas não eram compatíveis com aplicativos convencionais e não convenceram os desenvolvedores a criar aplicativos específicos. É comum vermos relatos pela internet que atualmente essas máquinas já não recebem nenhum tipo de atualização, sendo incapazes até mesmo de navegar plenamente pela internet.

O sucesso da introdução de uma nova tecnologia depende em grande parte da retrocompatibilidade à tecnologia antiga, principalmente considerando que as coisas já funcionam bem. A substituição da arquitetura X86 para ARM não é prioridade para muitos usuários, poucas pessoas trocariam um computador que já funciona bem apenas por essa mudança. Sendo assim, o Snapdragon X Elite parece estar no caminho certo, oferecendo vantagens de desempenho, portabilidade e eficiência energética, sem obrigar desenvolvedores a reescreverem seus programas, nem usuários a mudarem o fluxo de trabalho.

Fique por dentro das principais notícias da semana sobre tecnologia e Linux, assine nossa newsletter.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!