É o fim do Google Podcasts, diga olá para o YouTube Podcasts
Notícias

É o fim do Google Podcasts, diga “olá” para o YouTube Podcasts

Mais um produto do Google está sendo descontinuado, o Google Podcasts, a empresa não deixará de oferecer este tipo de serviço, apenas está integrando a funcionalidade a outro aplicativo bem conhecido.

Em setembro de 2023, o Google anunciou que, em breve, chegaria o fim do Google Podcasts, agora temos uma data para o fatídico momento, o aplicativo será encerrado em abril nos Estados Unidos, os demais países deverão seguir este cronograma, sem um dia específico do mês, nem informações sobre se será gradual ou repentino.

O Google Podcasts foi lançado em 2018, sendo a terceira investida da empresa no mercado de podcasts. Antes disso, o Google Listen, cumpriu a função entre 2009 e 2012, no tempo da alvorada dos smartphones e o Google Play Music seguiu o legado entre 2016 e 2020, competindo por algum tempo com o próprio Google Podcasts. Agora a big tech quer manter o YouTube Podcasts, lançado em 2022, como seu principal serviço.

No mundo todo, o YouTube é um importante competidor no mercado de podcasts, mesmo que o foco da plataforma não seja a transmissão exclusiva de áudio. Com essa estratégia, o Google busca consolidar ainda mais o YouTube como serviço de streaming, tornando-o um ponto único para vídeos, músicas e podcasts, acirrando ainda mais a disputa com Spotify e Apple Music.

Podemos encontrar o YouTube Podcasts no aplicativo do YouTube Music, na página Explorar, oferecendo ferramentas similares a outras plataformas, mesmo na versão gratuita, podemos escutar com a tela bloqueada e fazer o download de alguns episódios para ouvir mesmo quando estiver sem internet. No site do YouTube, também há uma página específica para o formato, permitindo ouvir apenas o áudio, ou assistir o vídeo também, quando disponível.

Como migrar do Google Podcasts para outras plataformas?

Para quem quer migrar do Google Podcasts para o YouTube Podcasts, a transição é bem simples, segundo o 9to5google, o aplicativo está gradualmente mostrando um banner estimulando os usuários a fazerem a transição em poucos cliques. Além disso, o Google também já oferece um assistente de migração para quem quer migrar imediatamente.

Outra opção, é baixar o arquivo OPML com todas as suas inscrições, formato compatível com a maioria dos aplicativos de podcasts, como as três opções que testamos e recomendamos.

Está em busca de um podcast sobre tecnologia com apresentadores e entrevistados que realmente entendem e estudam o assunto? Conheça o Diocast, seu podcast sobre tecnologia e Linux!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!