SUSE quer estender a vida do Cent OS 7 e do RHEL 7
Notícias

SUSE quer estender a vida do Cent OS 7 e do RHEL 7

Se já é trabalhoso atualizar a versão do sistema operacional no computador pessoal, precisando fazer backup de arquivos importantes e refazer configurações, num parque de servidores, o trabalho é infinitamente maior. Neste ano, termina o tempo de suporte do Cent OS 7 e do RHEL 7, a Red Hat quer que você atualize o sistema ou adquira suporte entendido, enquanto isso, a SUSE tem seus próprios planos.

Desde o último ano, a Red Hat vem anunciando o fim do suporte do Cent OS 7 e do RHEL 7 para o dia 30 de julho de 2024. Em seu artigo oficial, a empresa sugere três formas para se manter atualizado, incluindo guias rápidos:

  • A mais difícil também é a mais custosa, envolve trocar o hardware para outro com uma versão recente do RHEL e fazer uma migração transferindo apenas os dados da aplicação;
  • Se você utiliza o Cent OS 7 e quer manter seu hardware, pode converter o sistema para uma versão com suporte do RHEL, para depois fazer o upgrade local. Se houver algum incidente pelo caminho, consegue recorrer ao suporte da Red Hat, a empresa ainda oferece um laboratório da ferramenta de conversão para você praticar;
  • Quem tem o RHEL 7 pode optar pelo suporte estendido, com custo adicional, mas se quiser fazer o upgrade do sistema, basta atualizar todos os pacotes e utilizar o atualizador oficial.

Serviços de nuvem também estão criando sua própria documentação para ajudar os usuários na migração, o Google, por exemplo, listou distros compatíveis presentes em seu sistema, como as novas versões do RHEL, o CentOS Stream, além do Rocky Linux e o Alma Linux. Quem não depende do ecossistema, pode optar por migrar para outra base, com o Ubuntu, Debian ou openSUSE.

E quem não quer fazer nada disso?

Se você quer manter o Cent OS 7 ou o RHEL 7 na sua infraestrutura por mais tempo, a SUSE marcou uma conferência online em português para o dia 22 de março, onde discutirá estratégias para seguir com os sistemas para além do período oficial de manutenção. 

Vale a pena avaliar todas as opções e ponderar qual a melhor para sua empresa, pesando os custos de manter um sistema sem suporte oficial, com o impacto que a transição pode causar aos clientes e à sua equipe.

Fique por dentro das principais notícias da semana no mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!