Fedora 41 deve não vir com a sessão XOrg instalada
Notícias

Fedora 41 deve vir sem a sessão XOrg instalada

Com lançamento programado para o fim deste ano, o Fedora 41 poderá, por padrão, vir sem a sessão XOrg instalada na edição principal do sistema operacional, o Fedora Linux Workstation, que utiliza a interface gráfica GNOME.

A decisão segue o mesmo caminho do Fedora KDE Spin que, na versão 40, terá como interface o KDE Plasma 6, sem a sessão XOrg. Em ambos os casos, o sistema operacional utilizará o Wayland, solução mais moderna, segura e responsiva.

Esta discussão sobre o Fedora Workstation apenas com Wayland é antiga, mas parece que finalmente deve acontecer neste ano, afinal, segundo uma conversa no fórum oficial dos desenvolvedores do projeto, a mudança foi aprovada

O desenvolvedor Jens Petersen comentou que o prazo está curto para adotar a medida no Fedora 40, por isso decidiram agendar para a versão seguinte. Ele acredita que, dessa forma, mais pessoas serão encorajadas a adotar o Wayland, mas adiciona que, como querem permanecer com o gnome-classic-session instalado na distro, precisarão dividi-lo para remover a sessão XOrg.

Como esperado, a novidade sofre resistência, neste caso, principalmente devido a leitores de tela e outros recursos de acessibilidade não terem boa compatibilidade ao Wayland. No entanto, os desenvolvedores estão confiantes de que conseguirão resolver essas pendências até o lançamento do Fedora 41, que deve ocorrer até novembro deste ano.

Além disso, quem prefere ou precisa do XOrg continuará podendo instalar manualmente. Mais uma etapa para quem utiliza drivers proprietários NVIDIA.

Tem dúvidas sobre as diferenças entre Wayland e XOrg? Entenda!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!