O ano de 2021 nos surpreendeu com inúmeros lançamentos de tecnologias e projetos diferentes, tanto open source quanto proprietários, que certamente irão impactar o mercado durante o ano de 2022.
Uma iniciativa que me chamou bastante atenção no último ano está relacionada ao projeto Fedora, que pretende facilitar a vida dos streamers que utilizam o sistema do pinguim e parece que já começamos a ver os primeiros resultados
Conheça a Live Streaming Compatibility Initiative
Criado pelo Fedora, o projeto “Live Streaming Compatibility Initiative” visa buscar parcerias com desenvolvedores e fabricantes de hardwares para aprimorar a compatibilidade e desempenho de seus softwares no sistema do chapéu azul.
Além de componentes de hardware, a equipe do sistema também pretende aumentar a compatibilidade com algumas aplicações de áudio e vídeo existentes no mercado, tornando o Fedora, uma ótima opção para os streamers que não podem deixar de produzir seu conteúdo.
Uma doação generosa da Red Hat
Pouco tempo após a equipe do Fedora anunciar a iniciativa, a Red Hat, uma gigante da tecnologia open-source realizou a singela doação de US$ 10.000,00 (dez mil dólares americanos) para o projeto OBS Studio, que na cotação atual seria um valor próximo a R$ 56.753,00 (cinquenta e seis mil, setecentos e cinquenta e três reais).
Thank you to @RedHat for their generous $10,000 contribution to the OBS Project on @opencollect! https://t.co/QTS52enIY3
— OBS (@OBSProject) December 20, 2021
Essa doação, fez com que a Red Hat ficasse entre as 5 principais empresas que doaram ao projeto através de sua campanha no OpenCollective, além de auxiliar o projeto a inovar ainda mais em seu software.

Um novo formato oficial para o OBS Studio
Ben Torell, um dos desenvolvedores do projeto, anunciou em seu Twitter que o Flatpak será um novo meio de utilizar a última versão do OBS Studio de forma oficial no Linux, além do PPA do Ubuntu.
The Flatpak will be official and published directly from the OBS github as of the next release, 27.2.
— Ben Torell (@dodgepong) December 16, 2021
Essa é uma notícia bastante animadora para os usuários de Linux, que terão sempre a versão mais recente do software empacotada pela própria equipe em qualquer sistema operacional, visto que o Flatpak funciona na maioria das distribuições.
Segundo ele, essa mudança irá ocorrer a partir do lançamento da versão 27.2 do aplicativo.
Você utiliza o OBS? O que achou desta doação? Quais as melhorias que você gostaria de ver no software? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!