Se você trabalha em um ambiente escolar ou possui crianças pequenas em casa, já deve saber que incentivar o estudo através de atividades lúdicas é um ótimo caminho para ela se desenvolver intelectualmente.

Criado pela equipe do KDE, o GCompris é uma suíte de aplicativos educacionais que inclui uma grande série de atividades voltadas a crianças, sendo um ótimo aliado da educação infantil.

Recentemente, o software chegou em sua versão 2.0 trazendo novas atividades e diversas melhorias, que podem garantir várias horas de diversão e aprendizado para as crianças.

O projeto GCompris

Lançado no ano 2000 pelo engenheiro de software Bruno Coudoin, o GCompris é um software multiplataforma que possui mais de 100 atividades lúdicas voltadas para crianças entre os 2 e 10 anos.

O software traz atividades que auxiliam na prática de leitura, experimentação da ciência, desenvolvimento de pensamento lógico, além de ensinar novos usuários a utilizar um computador, sendo uma opção interessante para alguém que está iniciando no mundo da informática.

Vale dizer que para fornecer uma base pedagógica sólida para os usuários, os níveis de atividades disponíveis no software são baseadas no currículo das escolas elementares da França.

As atividades da nova versão

A nova versão do GCompris conta com várias atividades novas e diversas melhorias em atividades existentes. Vamos conferir algumas delas.

  • Mouse infantil: Uma atividade pensada para crianças que estão interagindo com o computador pela primeira vez;
  • Oware: Um clássico jogo de estratégia africano que pode ser jogado contra o computador ou um amigo;
  • Codificando o caminho: Forneça um conjunto de direções para indicar o caminho a ser seguido;
  • Aprender em quantidades: Conte quantos itens são necessários para representar um valor;
  • Ordenando letras: Coloque as letras do alfabeto em ordem, de forma crescente ou decrescente;
  • Posições: Aprenda os termos que descrevem a posição relativa de um objeto.

Melhorias nas atividades existentes

Além das atividades adicionadas, diversas atividades receberam melhorias, como, por exemplo a atividade “eletricidade analógica” que conta agora com um novo conjunto de níveis de tutorial.

Atividades do Chapéu Mágico possuem agora novos conjuntos de dados, para crianças mais novas e nas atividades de Geografia,  todos os mapas foram redesenhados e atualizados, utilizando projeções melhores além do formato SVG.

Utilizando o GCompris 2.0

O GCompris está disponível gratuitamente para Windows, Linux e macOS, através de seu site oficial. Caso você deseje utilizá-lo em seu smartphone Android, basta procurar pela aplicação na Play Store.

Você já conhecia o software? O que achou das novidades desta versão? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Spot o app do Spotify para Linux
Continue lendo

Spot o app do Spotify para Linux

O Spot é um cliente Spotify desenvolvido pela comunidade Linux que oferece aos usuários uma interface simples para ouvir suas músicas favoritas.
Como instalar o AnyDesk no Linux
Continue lendo

Como instalar o AnyDesk no Linux

O AnyDesk é um poderoso software de assistência remota, muito utilizado em empresas. Aprenda como instalar o AnyDesk no Linux.