A equipe de desenvolvimento do Fedora está investindo em uma iniciativa para prover, de forma “out of the box”, a melhor experiência possível para a realização de streamings com o sistema.
A iniciativa do Fedora Workstation
Segundo o que foi divulgado por Christian Schaller (diretor de desktop e gráficos na Red Hat), o projeto, que está sendo chamado de “Live Streaming Compatibility Initiative” (Iniciativa de compatibilidade de live streamings), está buscando fechar parcerias com desenvolvedores e fabricantes de hardwares afim de alcançar aprimoramentos em compatibilidade e desempenho.
Schaller também está pedindo a ajuda dos usuários para identificar e listar pontos fortes e fracos no que diz respeito à streaming, tanto de games quanto de quaisquer outras naturezas, no Fedora Workstation.
Como o projeto está procedendo?
A equipe do Fedora envolvida neste projeto está começando a identificar hardwares e softwares “chave”, de categorias como: iluminação, mixers de áudio e aplicações de edição de vídeo.
Um bom exemplo do que está sendo o foco da equipe neste momento é o GoXLR, um processador de efeitos vocais que, no momento, não possui boa compatibilidade com distros Linux.
Outro exemplo é o esforço que os desenvolvedores estão colocando em aprimorar a compatibilidade do OBS Studio com o PipeWire.
Contribua você também!
O projeto ainda se encontra em fase inicial, mas certamente é um passo muito importante na direção correta. Todavia, por melhores que sejam as intenções, os desenvolvedores do Fedora jamais conseguirão ir longe com este projeto sem sua ajuda.
O “feedback” da comunidade é de extrema importância para o sucesso desta iniciativa, portanto, você que é um streamer ou simplesmente utiliza Linux para criar conteúdo de qualquer tipo para a internet, não deixe de entrar em contato com a equipe para passar informações sobre quais equipamentos você utiliza e como é a compatibilidade dos mesmos com o Fedora (independentemente da distro que você utiliza).
Como enviar o meu “feedback”?
Você pode enviar o seu “feedback” para os integrantes do projeto através de um dos seguintes métodos:
- Adicionando notas diretamente na Wiki do projeto utilizando a sua conta de usuário do Fedora;
- Contatando Christian Schaller através do Twitter;
- Através do usuário “cschalle” no “LiberaChat IRC” em “#fedora-workstation”;
- Ou enviando uma mensagem para o email “[email protected]”.
A equipe do Fedora deu o primeiro passo, mas cabe a todos nós fazermos a nossa parte para que a “Live Streaming Compatibility Initiative” possa surtir realmente resultados para toda a comunidade Linux.
Isso é tudo pessoal! 😉