Notícias

OpenGL completa três décadas de constante evolução

Há três décadas, o OpenGL foi criado para fornecer uma interface de programação de aplicativos (API) padrão para acessar a funcionalidade de gráficos e ambiente 3D. Desde então, o padrão evoluiu muito para se tornar uma das principais APIs de gráficos usadas em todo o mundo.

Apesar da idade, o OpenGL ainda está sendo atualizado com novas funcionalidades e recebendo melhorias incrementais. Sua versão mais recente a 4.6 recebeu atualizações na especificação em 5 de maio de 2022, adicionando suporte a diversas novas extensões.

A história do OpenGL

O OpenGL (Open Graphics Library) é uma biblioteca de gráficos multiplataforma originalmente desenvolvida pela Silicon Graphics e mantida pelo consórcio Khronos Group. Lançado em janeiro de 1992, tornou-se uma das mais importantes API para diversos tipos de gráficos 3D.

Apesar de ter sido originalmente criado como um padrão aberto para computação gráfica para sistemas Unix, o OpenGL ganhou suporte para outros sistemas operacionais ao longo dos anos, incluindo Microsoft Windows, macOS, iOS e Android. A versatilidade da API permite que ela seja utilizada em diversos tipos de aplicações, desde jogos até no desenvolvimento de aplicativos científicos.

As principais características do OpenGL

O OpenGL é uma API gráfica que fornece um conjunto de funções para a criação de aplicações gráficas tridimensionais. A API está disponível para diversas plataformas, como Windows, Linux e macOS. As principais características do OpenGL são:

  • Suporte para diversos tipos de primitivas;
  • Possibilidade de renderizar em vários modos de cores, como RGB, RGBA, preto e branco;
  • Suporte para texturas e iluminação;
  • Sombreamento suave;
  • Antialiasing;
  • Multiprocessamento paralelo.

O que é o Khronos Group?

Como um padrão aberto, o OpenGL é mantido pela Khronos Group, uma organização sem fins lucrativos que também é responsável pelo desenvolvimento do Vulkan, outra API cada vez mais popular de gráficos. Fazem parte da organização dezenas de grandes empresas do mercado tecnológico que incluem a Apple, NVIDIA, AMD, Valve, Qualcomm, Arm e Intel.

O Khronos Group é uma organização sem fins lucrativos americana de consórcio industrial, focada na criação de padrões abertos, interface de programação de aplicativos (APIs) para criação e reprodução acelerada de mídia dinâmica e ampla variedade de plataformas e dispositivos

Fonte Wikipedia

Os membros da Khronos podem contribuir para o desenvolvimento de especificações para as APIs da Khronos, votar em vários estágios antes da implementação pública, acelerando a entrega de suas plataformas e aplicativos através do acesso antecipado para rascunhos de especificações e testes de performance.

Alguns dos padrões mantidos pelo Khronos Group, você pode conferir a lista completa no site oficial.

3D Commerce: aprofunda experiência online como um padrão aberto de gráficos 3D para remover as barreiras à implantação do 3D no comércio eletrônico em escala industrial.

ANARI: A API ANARI (Analytic Rendering Interface) permite que os usuários construam a descrição de uma cena para gerar imagens, em vez de especificar os detalhes do processo de renderização.

Camera: padrão isento de royalties para controlar os tempos de execução do sistema de câmera em mercados incorporados, móveis, industriais, XR, automotivos e científicos

Collada: define um esquema baseado em XML para facilitar o transporte de ativos 3D entre aplicativos – permitindo que diversas ferramentas de criação e processamento de conteúdo 3D sejam combinadas em um pipeline de produção.

EGL: ele lida com gerenciamento de contexto gráfico, ligação de superfície/buffer e sincronização de renderização e permite renderização 2D e 3D de modo misto de alto desempenho e aceleração usando outras APIs Khronos.

Vulkan: é um padrão da indústria multiplataforma que permite aos desenvolvedores direcionar uma ampla variedade de dispositivos com a mesma API gráfica de alta qualidade.

WebGL: é um padrão web aberto de plataforma cruzada e isento de royalties para uma API aberta para gráficos 3D de baixo nível baseada em OpenGL ES que traz 3D sem plug-ins para a web, implementado diretamente no navegador.

O que esperar do futuro?

Títulos que entraram para a história dos jogos como Grand Theft Auto: San Andreas, Counter Strike, Dead Sland, Diablo II e vários títulos da franquia Civilization utilizaram OpenGL como um de seus motores gráficos. Padrões abertos seguem em pleno desenvolvimento alcançando cada vez mais áreas, mesmo que o OpenGL esteja perdendo espaço em áreas como jogos para tecnologias como o Vulkan, existem diversas aplicações como imagens médicas e CAD (computer aided design) onde o padrão segue forte.

Apesar de estar perdendo espaço para tecnologias como o Vulkan, ele continua sendo utilizado em jogos e outras aplicações. Eu mesmo tenho uma boa experiência com jogos OpenGL e acredito que esse padrão aberto ainda tem um longo caminho a percorrer.

O que você espera para o futuro do OpenGL ele ainda é necessário? Deixe um comentário com suas expectativas.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
174 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

Notícias

NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

Notícias

Godot quer começar a embarcar em aplicativos