Elementary OSNotícias

Novidades que podem tornar o Elementary OS 6 um grande sucesso

De tempos em tempos a equipe que está trabalhando no desenvolvimento do Elementary OS 6 anuncia correções e novas implementações que, pouco a pouco, estão criando um “hype” bastante positivo sobre a nova versão do sistema.

Uma “chuva” de novidades

Conforme nos já abordamos aqui no blog, a adição das possibilidades de alternar entre os temas “white” e “dark”, e, também alterar a cor de destaque do sistema diretamente pelo painel de configurações certamente irão resultar em um avanço significativo na capacidade de personalização visual do Elementary OS.

Além disso, outras implementações como o novo “daemon” de configurações, o novo instalador do sistema, a melhoria no sistema de notificações e os aprimoramentos no suporte a instalação de pacotes flatpak também têm contribuído para aumentar as expectativas de quem é usuário ou simplesmente um admirador do projeto.

1. Melhorias no suporte a hardware e desempenho

Embora um número relativamente grande de novidades já tenha sido anunciadas para o Elementary OS 6, ao que tudo indica ainda não é o suficiente para satisfazer a ambição dos desenvolvedores em entregar o melhor sistema possível.

Recentemente Cassidy James Blaede, cofundador do projeto anunciou neste post (em inglês) no blog oficial do Elementary OS que muitas melhorias ao nível de hardware também estão chegando na esperada versão 6 do sistema.

Parceria com fabricantes de hardware

Há algum tempo o pessoal do Elementary OS trabalha em conjunto com alguns fabricantes de hardware para trazer uma melhor compatibilidade com dispositivos específicos como o Pinebook Pro, Raspberry Pi, Slimbook, dentre outros.

A grande vantagem nisso é que as otimizações que estão sendo desenvolvidas para rodar o Elementary em tais dispositivos acabarão beneficiando a todos, e, não apenas os proprietários destes equipamentos.

2. A nova tela de boot do Elementary OS 6

Trabalhando em conjunto com a Star Labs, que vende laptops com o Elementary OS embarcado, a equipe desenvolveu uma nova tela de boot que “abraça” uma filosofia minimalista, oferecendo um visual mais agradável e também permitindo que as fabricantes de hardware possam incorporar as suas próprias logos à inicialização do sistema.

boot-screen

Conforme pode ser visto na imagem acima, a nova tela de boot será “nada mais” do que uma tela preta com um pequeno ícone circular de “loading” na parte inferior e a logomarca do fabricante ou do próprio Elementary OS no centro.

3. Atualize o sistema durante a inicialização

As mudanças na tela de boot não ficam apenas no visual, mas também trazem novas funcionalidades que devem aumentar a segurança do sistema e tornar a vida do usuário menos complicada.

No Elementary OS 6 também será possível instalar atualizações durante a inicialização do sistema. Algo semelhante ao que já acontece por padrão no Fedora.

boot firmware

Neste caso, no centro da tela, será exibida uma mensagem indicando que um processo de atualização está acontecendo, enquanto na parte inferior haverá uma barra de progresso com um design fino e elegante, acompanhando o padrão visual do Elementary OS 6.

4. Finesse e elegância: a nova tela de login

A tela de login certamente não ficaria de fora das novidades, e, mantendo o padrão visual apresentado até então, a mesma será quase idêntica à tela de boot, com a logomarca do fabricante ou do Elementary OS no centro e um campo para a digitação de senha logo abaixo.

elementary-os-6-star-labs
Tela ded boot do Elementary com a logo da Star Labs.

5. Conheça o novo instalador do Elementary OS!

Em parceria com a System76 (empresa por trás do Pop!_OS), a equipe do Elementary também está desenvolvendo um novo instalador para o sistema operacional.

Segundo o que foi divulgado, ele será baseado no próprio instalador do Pop!_OS, com o padrão visual e características específicas do Elementary OS, mas ainda se mantendo semelhante à sua base em funcionalidades.

elementary-os-6-installation

O novo instalador do Elementary OS seguirá os padrões “OEM” (um formato de instalação focado especialmente em fabricantes que vendem os seus produtos com o sistema embarcado). Desta forma, a criação do usuário será feita apenas durante a primeira inicialização do sistema, após o mesmo já ter sido instalado.

O novo instalador do Elementary OS irá oferecer as seguintes funcionalidades:

  • Selecionar um idioma para a interface e layout do teclado;
  • Escolher entre instalar o sistema ou iniciá-lo em modo live;
  • Selecionar uma partição para a instalação;
  • Reiniciar para continuar, ou desligar o computador.

O que foi anunciado sobre este novo instalador ainda me deixa com dúvidas e um pouco de “medo” sobre o quão eficaz ele será em instalar o Elementary OS em dual boot com outro sistema operacional, e, quanto ao particionamento avançado de modo geral.

6. Ainda mais performance!

Graças ao esforço da equipe do projeto em fazer com que o Elementary OS rode com fluidez em dispositivos como o Pinebook Pro e o Raspberry Pi, importantes ganhos de desempenho têm sido alcançados e irão certamente beneficiar a todos.

Muitas otimizações estão sendo feitas, incluindo a remoção de código antigo que não é mais utilizado e a redução de uso da banda do dispositivo de armazenamento.

7. Indicação de “NumLock” e “CapsLock” no painel do sistema

Agora será possível, diretamente pelas configurações do sistema, ativar a exibição do status das teclas “NumLock” e “CapsLock” no painel do Elementary OS 6.

numlock-capslock-indicators

Alguns notebooks e teclados com layouts mais minimalistas não possuem indicadores físicos dessas funções, o que fazia com que usuários de versões anteriores do Elementary precisassem recorrer a métodos não oficiais para poderem utilizar esta função no sistema. Felizmente, agora este recurso estará disponível por padrão e a poucos cliques de distância.

Recursos assim, podem parecer insignificantes aos olhos de muitas pessoas, mas são de grande ajuda para aquelas pessoas que possuem periféricos mais compactos e de fato precisam deste recurso.

O hype está crescendo…

Devo admitir, que todas as notícias e funcionalidades que tenho visto nos últimos tempos sobre o Elementary OS 6, me fizeram ficar um pouco ansioso para testá-lo. Embora este nunca tenha sido o meu sistema operacional principal, sempre foi um projeto que eu admirei bastante, e, tem boas chances de que o Elementary OS 6 venha a ser o meu novo sistema operacional principal.

Sai de mim espírito do distro hopping!

O quê você espera da nova versão do Elementary OS? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!