Pop!_OS 20.04 LTS novidades e download

Pop!_OS 20.04 LTS

Quando se fala em distribuição Linux para referência, quase sempre nos vem à mente o Ubuntu, em alguns casos o Mint e o Fedora. Mas agora a nova versão do Pop!_OS chega para brigar por esse posto.

A nova versão chega hoje (30), com algumas novidades bem interessantes na interface, em aplicações e por debaixo do “capô” do sistema.

Novidades no Gnome do Pop!_OS

As mudanças já começam na hora de dar o boot do sistema, onde você pode escolher qual tema prefere, o claro ou o escuro.

EscolhaDeTemasBoot

Já na parte de wallpapers, não houveram muitas mudanças, mas ainda conta com uma seleção muito boa de imagens para você pode utilizar em seu sistema. 

wallpaper pop os

As extensões pré-instaladas no Pop!_OS são bem enxutas e pontuais, se fazendo necessárias somente para as funcionalidades que a equipe da System76 julga pertinente ter presente.

extensões padrão

Experiência com os notebooks híbridos 

Outra ferramenta que também passou por uma repaginada, foi o “Sobre”. Como no Ubuntu 20.04, agora constam mais informações sobre o sistema, principalmente para quem utiliza notebooks híbridos (Intel+NVIDIA) mostrando quais GPUs estão presentes no sistema.

SobrePopOS2004

Falando nas “abençoadas” híbridas 😅, a System76 fez muitos avanços, que vem para melhorar a utilização destas placas. Por exemplo, no Ubuntu você precisa ir no nvidia settings e habilitar o  NVIDIA On-Demand e assim utilizar os recursos como devem.

2020 04 30 13 36

Já no Pop!_OS, o recurso vem integrado, bastando fazer a troca via menu e reiniciar o sistema para habilitar. Esse processo só precisa ser feito uma única vez.

PopOSHibridasHabilitar

Assim como no Ubuntu, você pode escolher qual aplicativo utilizar com a GPU dedicada, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do seu ícone e escolher a opção de “ Inicia usando placa de vídeo dedicada”

Quanto a parte de gerenciamento de energia, a System76 deu um upgrade muito interessante na sua ferramenta, o System76 Power. Que foi integrado ao GNOME Control Center tendo as suas configurações sendo feitas diretamente por lá. E agora, possui compatibilidade também com sistemas híbridos além da dobradinha Intel+NVIDIA, as opções para troca são:

  • AMD integrada / NVIDIA dedicada
  • AMD integrada / AMD dedicada
  • Intel integrada / AMD dedicada

Loja de aplicativos do Pop!_OS

Quem também trás novidades é a PopShop, que fez melhorias no seu sistema de busca e agora está mais rápida e ágil em achar aplicativos.

pop os pop shop

Na parte de disponibilidade e instalação de aplicativos, o Pop!_OS agora vem com o flatpak e o repositório do Flathub habilitados por padrão, trazendo uma variedade muito grande de aplicativos. E que agora você pode escolher na hora de instalar: se prefere do  repositório do Pop ou do Flathub.

aplicativos em flatpak

Tiling/Tiled no Pop!_OS

O recurso que mais chamou a atenção, foi a extensão Tile Windows, que foi pensado depois de algumas pesquisas com os usuários. Segundo essas pesquisas, os usuários tinham o i3wm como um gerenciador secundário para ter mais produtividade. Então,  a System76 implementou essa funcionalidade, sem que o usuário precisasse sair do Gnome que eles planejaram e desenvolveram.

pop os tiled 1

Também fizemos uma vídeo super bacana lá no canal, onde mostramos com mais detalhes cada recurso aqui apresentado. O vídeo você confere logo abaixo.

Para baixar o Pop!_OS 20.04 LTS, basta acessar aqui.

Em caso de dúvidas acessem o nosso fórum, o Diolinux Plus. Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Linux é utilizado no Carrefour
Continue lendo

Linux é utilizado no Carrefour #EuViLinux

Depois de um pequeno hiato neste tipo de post, a série #EuViLinux volta com tudo! Recebemos várias imagens de muitos leitores e aos poucos vamos postando todas. Para você que não conhece e não acompanhou as outras postagens, esta série consiste na sua participação como leitor do blog enviando fotos de onde você "viu Linux" por aí, Brasil e mundo à fora, a ideia por traz disto é mostrar o quando o sistema está presente em nossas vidas nos mais variados locais.