A Microsoft possui um evento anual chamado Build, onde são apresentadas uma série de novidades para os seus principais produtos, e este ano não foi diferente. Ok, foi um pouco diferente, já que pela primeira vez o evento foi totalmente online e gratuito.
O que não esperávamos, era que muitas das novidades apresentadas para o Windows 10 fossem funcionalidades que já são consideradas triviais no mundo do Linux.
Gerenciador de pacotes
A novidade mais diferente apresentada é o novo “winget”, um gerenciador de pacotes em linha de comando para instalar softwares, exatamente como o apt, dnf, entre diversos outros que já funcionam no Linux.
Através do winget será possível instalar diversos aplicativos de uma vez e até criar scripts para facilitar a instalação em novos dispositivos. Inclusive, já existem serviços de terceiros como o Winstall, que geram de maneira simplificada um script com todos os aplicativos desejados para instalação.
O winget ainda está disponível apenas como preview, com seu código disponível no Github.
Atualmente os aplicativos da Windows Store não estão disponíveis para instalação através do winget, porém esta funcionalidade já está planejada para versões futuras. O winget possui código aberto e a Microsoft faz uma verificação de segurança através de uma varredura nos manifestos de cada aplicativo, além de utilizar o SmartScreen, validação do hash SHA256 e alguns outros métodos para reduzir ao máximo a probabilidade de códigos maliciosos estarem disponíveis no gerenciador de pacotes.
Windows Terminal
Outra novidade apresentada foi que o aplicativo Windows Terminal, o já conhecido cliente de terminal da Microsoft, finalmente chegou na versão 1.0 e agora tem a sua primeira versão estável.
Através do Windows Terminal é possível reunir em uma única janela o CMD, PowerShell e distribuições Linux disponibilizadas através do WSL na Microsoft Store. Veja um vídeo de 2019 apresentando o Windows Terminal:
PowerToys Run: um novo launcher para Windows 10
Também foi apresentada nesta Build 2020 o novo PowerToys Run, um launcher para Windows 10 similar ao Spotlight no MacOS, e ao KRunner do KDE, além de alguns outros aplicativos do tipo.
Disponível também apenas em versão preview através do aplicativo PowerToys, o Run te permite inicializar pastas, arquivos, aplicativos e websites através de uma caixa de diálogo diretamente na área de trabalho, bastando apenas pressionar um atalho para iniciá-lo.
A intenção do PowerToys Run é suportar todas as funcionalidades que o Executar já possui, além de disponibilizar novas funções. A Microsoft inclusive está trabalhando em conjunto com os desenvolvedores de dois launchers para Windows: Wox e Window Walker.
Através do PowerToys é possível adicionar diversas outras funcionalidades para o sistema operacional, porém, uma que chama muito a atenção é a Fancy Zones, que funciona de maneira bem similar aos tilling Window Managers já conhecidos pelos usuários de Linux que adoram um atalho de teclado, similiar à função de auto tiling disponibilizada na nova versão do Pop!_OS.
Todo o código-fonte do PowerToys está disponível no Github de maneira open source, através da licença MIT.
Aplicativos GUI de Linux rodando no WSL2
O novo WSL2, que agora conta com um kernel Linux completo, também terá suporte para rodar aplicativos de Linux com interface gráfica diretamente no Windows. Para viabilizar isso, a Microsoft está adicionado suporte à aceleração por hardware via GPU através do DirectX 12 no WSL, além de desenvolver um compositor baseado em Wayland próprio.
O que achou das novidades apresentadas pela Microsoft para o Windows 10? Deixe nos comentários a sua opinião. 😉
Até a próxima!