Notícias

Novidades no GitHub: Patrocinadores, Discussões e muito mais

O GitHub, repositório de códigos adquirido pela Microsoft em 2018, nos últimos meses vem recebendo diversas novidades, desde funcionalidades mais simples como a possibilidade de definir um sucessor para a sua conta, até ferramentas que podem mudar a maneira que um desenvolvedor trabalha, como a ferramenta GitHub Sponsors.

Ganhe dinheiro através do seu código

Uma das novidades mais interessantes é o GitHub Sponsors, uma ferramenta para patrocinar desenvolvedores e companhias, de uma maneira similar ao que o Patreon faz.

A grande diferença é que no GitHub Sponsors o desenvolvedor recebe 100% de todo o valor doado, e o GitHub fica responsável por todas as taxas de pagamento. Dessa maneira, se você doar R$10 para um projeto, é garantido que será recebido exatamente o mesmo valor.

Alguns projetos já possuem a ferramenta de patrocínio, como é o caso do Elementary OS. Em sua página do GitHub, é possível visualizar o botão “Sponsor” no canto superior direito, e ao clicar, será exibido um texto explicando mais sobre o projeto, quantas pessoas já apoiam, e se existem níveis de doações, com recompensas variadas.

Botão de Sponsor em perfis do GitHub

A funcionalidade de Sponsor está disponível em 32 regiões, mas infelizmente o Brasil não é uma delas. Entretanto, existe uma lista de espera onde é possível se cadastrar e ser um dos primeiros a receber a ferramenta quando ela estiver disponível por aqui. 

Adicione um sucessor para os seus repositórios

O GitHub adicionou uma ferramenta muito importante para alguns usuários, mas que ninguém espera utilizar tão cedo.

Agora é possível adicionar um usuário de confiança para ser o sucessor dos seus repositórios públicos, no caso de alguma fatalidade acontecer.

O usuário definido como sucessor deverá provar a inabilidade do dono original de acessar sua conta, através de um atestado de óbito ou algum documento similar, e com isso, será possível acessar os repositórios públicos do usuário e realizar as seguintes ações:

  • Arquivar repositórios públicos;
  • Transferir os repositórios públicos para a sua própria conta;
  • Transferir os repositórios públicos para uma organização;

Você pode verificar como adicionar um sucessor na página de ajuda do GitHub.

Escaneie seu código em busca de vulnerabilidades

O GitHub promoveu um evento chamado GitHub Satellite, onde houveram diversas palestras com dicas, casos de uso do mundo real, uma batalha de rap entre duas IA, além de diversas novidades para a plataforma, é claro.

Uma delas é a ferramenta de escaneamento de código, que em cada push (termo utilizado para a ação de enviar um bloco de código para o servidor do GitHub) o código é escaneado à procura de potenciais vulnerabilidades e falhas de segurança. É necessário se inscrever para utilizar esta funcionalidade, que está disponível de maneira gratuita para projetos de código aberto.

Uma nova IDE na nuvem

Outra novidade é o Codespaces, uma nova IDE totalmente disponível na nuvem, baseada no editor Visual Studio Code.

Através do Codespaces, é possível definir um ambiente de desenvolvimento específico para um determinado projeto, para que todos os contribuintes utilizem o exato mesmo ambiente, com as mesmas configurações.

Interface do Codespaces, novidade do GitHub

O Codespaces é uma versão web completa do já popularmente conhecido editor Visual Studio Code, com suporte à extensões, ferramentas de desenvolvedores, acesso ao terminal e muito mais.

O preço ainda não foi definido, mas já existe uma página para pedir o acesso antecipado da ferramenta.

Área de discussões

Até o momento, a única maneira de abrir uma discussão em um repositório era utilizando a aba de issues, mas nem sempre isso funcionava de maneira ideal. Pensando nisso, o GitHub está desenvolvendo a ferramenta de discussões, com uma funcionalidade parecida com fóruns, onde é possível criar posts de dúvidas, novas ideias, além da funcionalidade de dar upvote em tópicos e responder mensagens específicas.

A ferramenta já está disponível em alguns repositórios, e em breve estará disponível para todos.

Para finalizar, veja a batalha de rap entre duas IA (em inglês):

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!