Conheça a métrica da OpenAI para o poder de sistemas de Inteligência Artificial
Notícias

Conheça a métrica da OpenAI para o poder de sistemas de Inteligência Artificial

É comum empresas fornecerem escalas para seus produtos e serviços, essa pode ser uma forma de ajudar os consumidores a se situarem pelo mercado e os próprios colaboradores entenderem como está seu trabalho. Na OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, não é diferente, hoje conheceremos um pouco sobre a escala de poder que eles aplicam às inteligências artificiais e a que ponto se encontra agora.

Mais longe do que parece

Conforme as previsões, o ponto mais alto da inteligência artificial seria a AGI, ou Inteligência Artificial Geral. Segundo a Amazon, AGI seria um campo de pesquisa teórica que visa criar uma IA similar à inteligência humana, com autocontrole autônomo, um grau razoável de autocompreensão e a capacidade de aprender novas habilidades. Do outro lado, a OpenAI definiu certa vez que AGI é um “sistema fortemente autônomo capaz de superar os seres humanos na maioria das atividades com valor econômico”; mas sua última definição foi“uma IA que consegue realizar o trabalho de toda uma organização de pessoas”.

Parece que a AGI seria a inteligência artificial perfeita para nos substituir em diversos trabalhos. Eventualmente temos alguma notícia sobre como ela está próxima e pode já existir em laboratórios, mas ainda não disponível ao público; segundo indica a OpenAI, isso pode levar algum tempo.

Na classificação da OpenAI, os chatbots atuais, como o ChatGPT estão no nível 1. A empresa alega estar próxima ao nível 2, onde a IA consegue resolver problemas básicos que as pessoas aprendem na faculdade. O nível 3 seria as IAs capazes de tomar ações em nome do usuário. Nível 4 para IAs que criam inovações; e nível 5 seria a tão esperada AGI.

Declaradamente, o objetivo da OpenAI não é o lucro, mas alcançar a AGI e, por isso, sua definição para o termo é tão importante. Segundo eles, se alguma companhia chegar primeiro a algo próximo a AGI, a OpenAI parará tudo o que está fazendo para ajudar.

Essa decisão teria sido determinada para prevenir eventuais corridas comerciais que incentivariam às reduções de precauções de segurança, que poderiam ocorrer próximo ao lançamento da primeira AGI.

De toda maneira, parece que ainda faltam alguns bilhões de dólares e bastante tempo de processamento computacional para conhecermos a primeira AGI; em outubro de 2023, Sam Altman declarou que em 5 anos alcançaria este feito.

Nos Estados Unidos, o Alamos National Laboratory trabalha em conjunto com a OpenAI para determinar o quão seguro o GPT-4o é para auxiliar em pesquisas sobe biotecnologia. Além da maior eficiência energética durante o processamento de dados, uma das principais novidades de GPT-4o foi a melhoria em visão computacional.

Fique por dentro das principais notícias da semana sobre tecnologia e Linux, conheça nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!