Notícias

KDE Plasma 5.24 lançado para ser a versão mais amigável até então

O KDE Plasma 5.24 foi, finalmente, lançado e conta com diversas melhorias visuais, de usabilidade, desempenho e novidades que são frutos do esforço dos desenvolvedores do projeto em tornar o Plasma mais simples e estável.

Além disso, várias melhorias também estão chegando para os KDE apps.

O que há de novo no KDE Plasma 5.24?

Dentre as novidades que estão chegando no KDE Plasma 5.24 estão:

  • A possibilidade de alterar o papel de parede ao clicar na imagem com o botão direito do mouse;
  • Melhorias na funcionalidade de assinatura digital do visualizador de documentos “Okular”;
  • Novidades relacionadas ao ajuste do “fator de escala da interface” nas configurações do monitor;
  • Aumento na velocidade de rolagem do emulador de terminal “Konsole”, e muito mais.

Confira o artigo que fizemos sobre o assunto para saber mais sobre essas e várias outras novidades que estão chegando no KDE Plasma 5.24.

Mais novidades estão chegando!

Além do que foi mencionado acima, diversas outras novidades foram divulgadas no post oficial (em inglês) de lançamento do KDE Plasma 5.24.

Mudanças no visual do Plasma

A versão 5.23 do plasma estendeu a possibilidade de alterar a cor de destaque do tema Breeze permitindo selecionar entre diversas cores pré-definidas. Agora, se as cores da lista não te agradarem, será possível selecionar qualquer cor que você queira.

Ainda sobre as melhorias visuais, usuários do KDE Plasma 5.24 poderão testar o novo layout do modo “overview”, que exibe as várias áreas de trabalho que estão em uso.

novo new overview

O novo “overview” ainda está em fase beta e não virá ativado por padrão, para testá-lo, acesse “Configurações do sistema > Comportamento do espaço de trabalho > Efeitos da área de trabalho”.

kde plasma 5.24

Apesar de ser questão de gosto, o novo wallpaper do KDE Plasma 5.24 está, nas palavras dos desenvolvedores do projeto, espetacular.

As configurações das configurações do sistema

Outra mudança interessante está relacionada à janela de configurações do sistema: basicamente ela não existe mais.

kde plasma configs

Essa mudança é mais um reflexo do esforço para tornar o Plasma mais amigável para usuários não técnicos. Segundo os desenvolvedores, a janela de personalização das configurações do Plasma continha tão poucas opções, que foi melhor movê-las, todas, para um menu de hambúrguer. 

Desta forma, as opções podem ser acessadas mais facilmente e não há mais uma janela “superlotando” a sua tela.

Mais praticidade na loja de aplicativos

Discover, a loja de aplicativos do KDE, agora possui uma opção para reiniciar o sistema automaticamente após uma atualização.

Essa funcionalidade pode ser bastante útil, já que o usuário pode por o sistema para atualizar enquanto cumpre outra tarefa, em outro lugar e, quando voltar, ele estará atualizado e reiniciado.

Melhor compatibilidade com o Wayland

Por fim, o KDE Plasma 5.24 traz diversas melhorias relacionadas ao Wayland, como:

  • Suporte para cores com mais de 8 bits;
  • Melhorias no desempenho de headsets e mouses;
  • A possibilidade de utilizar o atalho “Alt + Tab”, assim como outros atalhos que, até então, funcionavam apenas na sessão com X.org;
  • A funcionalidade de “minimizar todas as janelas” agora funciona, e muito mais.

O melhor de dois mundos?

Essa nova “meta” adotada pelos desenvolvedores do KDE, de tornar o Plasma mais simples, do meu ponto de vista, irá unir o melhor de dois mundos. A abundância de possibilidades oferecidas pelo Plasma com a intuitividade do GNOME Shell.

Juntando isso com o esforço que os desenvolvedores têm feito para deixar o software com cada vez menos bugs, quem sabe, tenhamos um KDE Plasma sendo utilizado, por padrão, em um número crescente de distros.

O que você achou das novidades do KDE Plasma 5.24, e o que você espera para o futuro do projeto? Compartilhe conosco a sua visão sobre as mudanças que o KDE tem feito nos últimos meses.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!