kde novidades
Notícias

KDE Plasma 5.24 traz uma série de pequenas novidades em diversos aplicativos do sistema

Mesmo sendo conhecida como uma interface em que não faltam funcionalidades, o pessoal do KDE sempre dá um jeito de criar algo novo e entregar aos seus usuários um número crescente de opções.

Recentemente a equipe do KDE publicou no blog oficial do projeto as novidades mais recentes que estão chegando com a versão 5.24 do KDE Plasma.

Altere o papel de parede de qualquer lugar

A primeira nova funcionalidade tem sido bastante aguardada, trata-se da possibilidade de definir um papel de parede a partir de qualquer lugar no sistema, simplesmente clicando sobre a imagem desejada com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Set as wallpaper”.

screenshot 20211213 133907

A adição desta funcionalidade parece ser mais um passo na direção que o KDE vem tomando nos últimos tempos para tornar a sua interface mais amigável para usuários novatos. Pense em quantos passos e cliques serão poupados, para definir um novo wallpaper, com a adição desta funcionalidade.

Melhorias na “assinatura digital” do Okular

Conforme demonstramos neste vídeo no YouTube, a função de “assinatura digital” do Okular foi um dos pontos criticados na série de vídeos sobre Linux que está sendo feita pelo canal Linus Tech Tips.

okular

Com esta atualização, o Okular irá avisar imediatamente caso você não possua um certificado digital válido, ao invés de primeiro deixar que você tente assinar o documento.

Melhorias no sistema multi monitor do KDE

kde displays

Outra novidade foi adicionada para usuários com múltiplos monitores. A página de configurações da tela agora irá mostrar o fator de escala que esta sendo utilizado para cada um dos monitores conectados ao sistema.

Ainda mais novidades

Diversas outras novidades foram implementadas nas atualizações mais recentes do KDE Plasma, das quais podemos destacar:

  • Na sessão com Wayland, a aplicação de captura de tela agora irá, automaticamente, copiar a imagem de um “print” recém-tirado para a área de transferência;
  • Agora a capacidade de rolagem do Konsole, emulador de terminal do KDE, é duas vezes mais rápida;
  • Quando o modo de 2 cliques para abrir arquivos e pastas estiver ativado, você poderá segurar a tela “Ctrl” pressionada e clicar uma vez sobre uma pasta para abri-la em uma nova aba;
  • Discover, a loja de apps do KDE, agora consegue instalar Flatpaks baixados localmente, de repositórios que não estejam ativos no sistema;
  • A aplicação “Info Center”, que exibe informações sobre o sistema operacional, memórias, dispositivos, de armazenamento, rede, agora poderá ser acessada através de um atalho localizado na aba “About this system” nas configurações do sistema;
  • O status dos uploads de imagens para o site “Imgur” agora serão mostrados no sistema de notificação do Plasma.

Vale ressaltar que as novidades apresentadas neste artigo são apenas uma pequena fração de tudo o que está sendo implementado no KDE Plasma 5.24. A lista completa, com todos os detalhes mais técnicos, pode ser encontrada (em inglês) em um post no blog oficial do projeto KDE.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!