Godot quer começar a embarcar em aplicativos
Notícias

Godot quer começar a embarcar em aplicativos

Uma das engines de jogos mais populares, o Godot tem o código aberto, significando que suas mudanças não dependem de uma só empresa, mas do esforço da comunidade, embora tenha uma equipe de desenvolvimento principal. Um dos contribuidores quer permitir embarcar cenas feitas no Godot em aplicativos, aumentando infinitamente as possibilidades.

Atualmente, o Godot não tem uma boa integração com aplicações que não tenham sido inteiramente feitas pela engine, basicamente o máximo que conseguem, é inserir um jogo inteiro para ser lançado por outro aplicativo, ou seja, um lançador.

Novas habilidades para o Godot

Miguel de Icaza, desenvolvedor membro da equipe do GNOME, publicou em seu blog que desde 2013 sonha em aumentar a integração do Godot com aplicativos feitos fora da engine.

Recentemente, ele já alcançou um grande feito, conseguindo compilar o software de criação de jogos do Godot para rodar num iPad e ainda adaptou a interface para uma melhor usabilidade com tela sensível ao toque no formato do dispositivo da Apple.

Godot quer começar a embarcar em aplicativos 1
Godot rodando num iPad. Imagem: Miguel de Icaza

Agora, ele enviou um request para o código-fonte do Godot que abrirá espaço para a integração de cenas independentes construídas pelo Godot em aplicativos feitos por outras vias.

Embora Miguel de Icaza não tenha falado sobre a aplicabilidade, podemos especular algumas coisas. Abrindo o Godot para integrar com outros aplicativos, poderíamos criar softwares com elementos interativos tridimensionais divertidos, sem necessariamente serem jogos, além disso, com a crescente demanda pela gamificação, facilitaria tornar aplicativos educacionais em produtos mais divertidos.

Ainda existem jogos baseados em menus com algumas cenas em 3D, baseados geralmente em mecânicas de RPG ou gerenciamento de recursos, que poderiam ser ainda mais leves e com mais possibilidades, se construídos num mistro de aplicativo + Godot. 

As possibilidades tornam-se infinitas, conseguimos imaginar até back-ends mais complexos feitos com outras linguagens rodando por trás e interligando uma série de cenas fragmentadas feitas pelo Godot, compondo jogos mais complexos e variados do que os típicos jogos de plataforma, que são a especialidade da engine.

Caso o time principal de desenvolvimento do Godot aceite o request de Miguel, o próximo passo do desenvolvedor será permitir a integração com a linguagem Swift através de seu software SwiftGodotKit. Isso abrirá precedente para a integração com outras linguagens de programação.

Fique por dentro das principais novidades da semana no mundo do Linux e do open source, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!