diolinux - rede meshnet da nordvpn
Tutoriais

Adeus Hamachi! Testamos a rede meshnet da NordVPN 

Computadores, smartphones, tablets, laptops… cada um destes dispositivos guarda informações importantes sobre o que nós fazemos no trabalho e em nossa vida pessoal. E como as notícias de brechas de segurança e invasões não param de aumentar, é cada vez mais comum buscar por soluções que ajudem a aumentar nossa segurança e proteger nossos dados. 

Uma das formas de aumentar nossa proteção é criarmos redes “exclusivas” onde apenas quem for expressamente permitido pode entrar, existem várias formas conseguir isso, e hoje, nós vamos compartilhar com vocês nossos testes com a rede meshnet da NordVpn. 

Entendendo redes mesh 

Bastante populares entre o público gamer no começo dos anos 2000, softwares como o Hamachi eram famosos por permitir criar conexões que simulavam uma rede local, mesmo entre computadores geograficamente distantes. Apesar de usarem uma abordagem técnica diferente, o resultado que o Hamachi entregava era bem similar, permitindo ver computadores remotos como se fossem apenas mais um equipamento na rede local. 

A rede meshnet da NordVPN comporta até 60 dispositivos simultaneamente e adota os mais recentes protocolos de segurança para criar uma estrutura similar a uma rede local, onde cada nó pode se conectar direta, dinamicamente e não hierarquicamente com os demais nós disponíveis. 

É possível compartilhar impressoras, enviar arquivos e até mesmo, rotear dados entre os nós na mesma rede meshnet da NordVPN. E claro, você que é gamer também pode usar a rede meshnet da NordVPN para jogar em LAN, mesmo que seu parceiro esteja do outro lado do mundo. 

rede meshnet da nordvpn infografico

Rede Meshnet da NordVPN: simples e conveniente 

Para começar a utilizar a rede meshnet da NordVPN primeiro é preciso que todos os dispositivos que farão parte dessa rede estejam conectados à internet e com uma conta válida da NordVPN. Então, o primeiro passo é garantir que você esteja com o cliente da NordVPN instalado e funcionando em sua distro Linux

Caso você ainda não seja cliente da NordVPN, usando nosso link especial da comunidade Diolinux você ganha até 71% de desconto e mais 3 meses grátis. Agora basta se conectar usando sua conta da NordVPN e habilitar a rede meshnet da NordVPN com o comando abaixo: 

nordvpn set meshnet on 

Após se conectar com sucesso na rede meshnet da NordVPN em todos os seus aparelhos, você pode listar todos os nós da rede com o comando: 

nordvpn meshnet peer list 
rede meshnet nordvpn lista

Com os nós conectados, você pode enviar arquivos entre um smartphone e um desktop rapidamente, sem maiores complicações. Para visualizar todos os nós disponíveis através de um smartphone Android, você pode abrir o app da NordVPN e clicar na opção Rede Mesh na tela principal. Inclusive, sugiro que você personalize os nomes dos equipamentos conectados para facilitar a identificação. 

Nos meus testes, utilizei um aparelho da Xiaomi com Android 13 e para enviar arquivos para meu desktop Linux bastou abrir a galeria de fotos e selecionar a opção NordVPN no meu Compartilhar. 

android rede mesh

Ajustando sua rede meshnet da NordVPN para uma melhor experiência 

Para que a utilização da sua rede mesh fique o mais amigável possível vamos fazer alguns ajustes, tornando a troca de arquivos automática e ativando as notificações, o que pode ser muito útil para dar um feedback visual sobre as atividades da rede mesh. 

Para ativar as notificações no cliente da NordVPN, basta executar o comando abaixo: 

nordvpn set notify on 

Outro ajuste bastante útil é permitir que arquivos sejam enviados sem a necessidade de confirmação, mas, essa configuração só é recomendada em redes onde todos os clientes são confiáveis.  

Para habilitar o recebimento de arquivos para um nó em específico, basta utilizar o comando abaixo: 

nordvpn meshnet peer auto-accept enable <dispositivo> 

Com as notificações ativas no cliente da NordVPN, sempre que um cliente não autorizado tentar enviar um arquivo, será exibida uma notificação em sua área de trabalho.

nordvpn notificacao

Caso o ambiente que você usa não possua suporte a notificações, você pode gerenciar as transferências via linha terminal com o comando abaixo: 

nordvpn fileshare list –incoming

Por padrão os arquivos serão salvos no diretório de Downloads do usuário ativo, caso você prefira utilizar outro diretório, será necessário ajustar a variável PATH da rede meshnet da NordVPN, utilizando o comando abaixo: 

nordvpn fileshare accept --path </caminho/do/diretorio> <id> 

Para enviar arquivos do seu desktop Linux para um nó da rede meshnet, você vai precisar utilizar o recurso fileshare da NordVPN, seguido do ID do nó ou o seu IP para o qual deseja fazer o envio e do caminho para o arquivo. Veja um exemplo comando abaixo:

nordvpn fileshare send <peer> </path/to/your/file> 

Como gerenciar os membros da rede meshnet? 

Você pode usar o painel de controle web da sua conta da NordVPN para gerenciar todos os dispositivos conectados na rede meshnet. Para gerenciar os nós conectados na rede meshnet, basta fazer login com sua conta NordVPN e depois clicar em NordVPN/ Rede MeshNet /Ver Dispositivos.

redes meshnet ver dispositivos

Qualquer dispositivo desconhecido deve ser imediatamente expulso da rede meshnet, para isso, basta clicar na opção “Gerenciar Dispositivo” e depois clicar em “Remover da Rede Mesh”. 

nordvpn configuracoes mesh

Todos os nós que estiverem conectados com a mesma conta da NordVPN e com a rede mesh ativa, ficarão automaticamente visíveis para todos os nós conectados. Para convidar nós que estejam usando outras contas, basta enviar um convite, no desktop Linux você pode usar o comando abaixo: 

nordvpn meshnet invite send <email>

E no Android ou Windows, você pode enviar o convite diretamente na interface do app nativo, clicando em Rede Mesh, Gerenciar Dispositivos e depois em “Conectar dispositivo externo”.

redes mesh adicionar dispositivos

Adotar o uso de redes mesh em conjunto com boas práticas de segurança online, vai ajudar a aumentar sua segurança online, reduzindo em muito os possíveis vetores de ataque. Comece agora mesmo a diminuir seus rastros online se tornando cliente da NordVPN, assim você terá acesso não apenas a meshnet, mas também diversos outros recursos para aumentar sua privacidade e segurança digital. 

Deixe um comentário se você já conhecia a rede meshnet da NordVPN e quais práticas você está adotando para blindar sua presença online. 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
177 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
TutoriaisVídeo

Curso de Storytelling - Conte histórias que as pessoas querem ouvir!

TutoriaisVídeo

Aprenda a utilizar as máscaras do GIMP

Tutoriais

Como instalar Debian Unstable (Sid)